Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Os conceitos de ideologia, emancipação e reprodução cultural são próprios da teoria pós-crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Ensino, planejamento e eficiência são conceitos enfatizados pela teoria tradicional de currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do currículo, é correto afirmar que

  • A.

    deve ser neutro, de forma a evitar que interesses do sistema interfiram no processo educativo.

  • B.

    deve possuir parte comum e parte diversificada para contemplar os aspectos sociais, formativos e culturais da realidade educacional.

  • C.

    deve centrar-se apenas na dimensão político-pedagógica da instituição de ensino.

  • D.

    é concebido como um manual do fazer educativo na instituição de ensino.

Há muito tempo, o currículo vem sendo compreendido como o conjunto padronizado de exigências acadêmicas ou de fragmentos de conhecimentos e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Essa concepção de currículo vem sendo cada vez mais rejeitada pelos professores em razão de muitas faltas advindas da padronização.

 Marque a alternativa que NÃO corresponde a essas razões.

  • A.

    A percepção de muitos alunos de que o currículo tradicional é tedioso, desinteressante e sem propósito.

  • B.

    Não há mais um corpo único de informações que sejam distintas e estáticas.

  • C.

    A boa capacitação de consultores, secretarias de educação e especialistas envolvidos no processo de pré-definição do currículo.

  • D.

    A falta de adaptação à diversidade, inerente às experiências passadas e à velocidade de aprendizagem dos alunos.

Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª, estabelecendo as conexões entre os conceitos básicos e os conteúdos de cada um:

A sequência está correta em:

  • A.

    1, 3, 2, 2

  • B.

    3, 2, 1, 3

  • C.

    2, 1, 3, 1

  • D.

    2, 3, 3, 1

  • E.

    1, 1, 2, 3

Analise a descrição a seguir e identifique a qual filosofia educacional se refere:

 "Esta filosofia preocupa-se principalmente com os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. Acredita-se que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devam ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. É defendido o uso de quaisquer recursos lingüísticos, seja a língua oral, sinais ou códigos manuais facilitando assim, a comunicação."

  • A.

    Bimodalismo.

  • B.

    Bilingüismo.

  • C.

    Oralismo.

  • D.

    Libras.

  • E.

    Comunicação total.

O currículo

  • A.

    independe do projeto político-pedagógico da escola e da práxis pedagógica.

  • B.

    deve conter apenas a dimensão técnica dos componentes escolares específicos.

  • C.

    vincula-se ao contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado.

  • D.

    é um manual da ação educativa e do trabalho docente a ser seguido à risca na instituição escolar.

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

Na perspectiva emancipadora de currículo, não é permitida a inclusão de atividades não previstas inicialmente para não haver prejuízos em relação aos tempos planejados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

A recriação dos saberes trabalhados por alunos e professores é a função principal do currículo na concepção academicista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...