Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Os conceitos de ideologia, emancipação e reprodução cultural são próprios da teoria pós-crítica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Ensino, planejamento e eficiência são conceitos enfatizados pela teoria tradicional de currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do currículo, é correto afirmar que
deve ser neutro, de forma a evitar que interesses do sistema interfiram no processo educativo.
deve possuir parte comum e parte diversificada para contemplar os aspectos sociais, formativos e culturais da realidade educacional.
deve centrar-se apenas na dimensão político-pedagógica da instituição de ensino.
é concebido como um manual do fazer educativo na instituição de ensino.
Há muito tempo, o currículo vem sendo compreendido como o conjunto padronizado de exigências acadêmicas ou de fragmentos de conhecimentos e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Essa concepção de currículo vem sendo cada vez mais rejeitada pelos professores em razão de muitas faltas advindas da padronização.
Marque a alternativa que NÃO corresponde a essas razões.
A percepção de muitos alunos de que o currículo tradicional é tedioso, desinteressante e sem propósito.
Não há mais um corpo único de informações que sejam distintas e estáticas.
A boa capacitação de consultores, secretarias de educação e especialistas envolvidos no processo de pré-definição do currículo.
A falta de adaptação à diversidade, inerente às experiências passadas e à velocidade de aprendizagem dos alunos.
Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª, estabelecendo as conexões entre os conceitos básicos e os conteúdos de cada um:
A sequência está correta em:
1, 3, 2, 2
3, 2, 1, 3
2, 1, 3, 1
2, 3, 3, 1
1, 1, 2, 3
Analise a descrição a seguir e identifique a qual filosofia educacional se refere:
"Esta filosofia preocupa-se principalmente com os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. Acredita-se que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devam ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. É defendido o uso de quaisquer recursos lingüísticos, seja a língua oral, sinais ou códigos manuais facilitando assim, a comunicação."
Bimodalismo.
Bilingüismo.
Oralismo.
Libras.
Comunicação total.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O currículo
independe do projeto político-pedagógico da escola e da práxis pedagógica.
deve conter apenas a dimensão técnica dos componentes escolares específicos.
vincula-se ao contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado.
é um manual da ação educativa e do trabalho docente a ser seguido à risca na instituição escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
Na perspectiva emancipadora de currículo, não é permitida a inclusão de atividades não previstas inicialmente para não haver prejuízos em relação aos tempos planejados.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
A recriação dos saberes trabalhados por alunos e professores é a função principal do currículo na concepção academicista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...