Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das concepções de currículo e da construção de conhecimento, assinale a opção correta.

  • A.

    A organização curricular embasada na lógica de ciclos ou fases de formação favorece o acompanhamento integral do desenvolvimento do aluno.

  • B.

    A concepção crítica considera que as etapas de elaboração e implementação são independentes.

  • C.

    Em uma perspectiva emancipadora, o saber do professor é considerado o ponto de partida para a seleção de conteúdos a serem trabalhados.

  • D.

    A dimensão crítica do currículo caracteriza-se pela organização hierarquizada das áreas de conhecimento, com ênfase naquelas consideradas mais nobres.

Assinale a opção correta no que se refere a concepção emancipadora no currículo.

  • A.

    As questões de organização metodológica e didática devem ser priorizadas.

  • B.

    Devem ser estabelecidos os padrões de eficiência de acordo com os princípios da administração científica de Taylor.

  • C.

    Os conteúdos necessários aos alunos, devem ser prescritos assim como o médico prescreve o medicamento.

  • D.

    As relações sociais e de poder existentes na escola devem ser consideradas.

Considere que um livro didático mostrasse a figura de uma mulher negra vinculada ao trabalho doméstico em casa de terceiros. Essa situação hipotética exemplificaria, em relação ao currículo, a dimensão

  • A.

    formal.

  • B.

    oculta.

  • C.

    real.

  • D.

    crítica.

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O ciclo de qualquer planejamento educacional — das políticas educacionais à aula — abrange quatro fases: concepção, execução, avaliação e retroalimentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A perspectiva tradicional de elaboração curricular concebe a escolarização como uma forma produtiva que constrói e define a subjetividade humana mediante o repertório de ideologias e práticas que incorpora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Nas ciências humanas e sociais, os conteúdos curriculares tradicionais estão indissociavelmente ligados ao questionamento dos julgamentos de valor, dos padrões de moralidade e das questões referentes à natureza da liberdade e do controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das disciplinas de todas as áreas são organizados, nos paradigmas curriculares tradicionais, no sentido de assegurar o conhecimento objetivo e capaz de ser investigado e descrito de maneira neutra.

  • C. Certo
  • E. Errado

O currículo da Educação Básica é formado:

  • A.

    pela base nacional comum mais a parte diversificada;

  • B.

    pelos conteúdos programáticos;

  • C.

    pelos conhecimentos gerais mais língua estrangeira;

  • D.

    pela base comum mais a língua estrangeira;

  • E.

    pelos conteúdos programáticos mais a parte diversificada.

Acerca dos currículos do ensino fundamental e médio, assinale a opção correta.

  • A.

    O ensino de artes constitui componente curricular obrigatório, sendo as artes cênicas conteúdo obrigatório, mas não exclusivo.

  • B.

    A educação física deve ser integrada à proposta pedagógica da escola, sendo componente curricular obrigatório na sua oferta, mas optativo para alunos maiores de dezoito anos de idade.

  • C.

    O ensino de História do Brasil deve levar em conta as contribuições de diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente as matrizes indígena, africana e européia.

  • D.

    Obrigatoriamente, pelo menos uma língua estrangeira moderna deve ser incluída na parte geral do currículo a partir da quarta série do ensino fundamental.

Nas várias áreas do currículo escolar, existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas essas áreas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos. Os temas transversais

  • A.

    devem ser integrados nos currículos escolares por meio da instauração de disciplinas específicas.

  • B.

    têm a finalidade de favorecer a compreensão da realidade e a participação social.

  • C.

    foram pensados dentro de uma concepção de neutralidade.

  • D.

    devem ser trabalhados visando apenas os aspectos e problemas internos da escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...