Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A organização do currículo expressa a forma de concretização das intenções pedagógicas. As concepções de organização curricular incluem currículos dos tipos

  • A.

    tradicional, tecnológico, construtivista e sociocrítico.

  • B.

    oculto, somativo, processual e real.

  • C.

    formal, cultural, social e nuclear.

  • D.

    do cotidiano escolar, educacional, prático e dialético.

Acerca do currículo e da gestão escolar, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico.

  • B.

    A proposta curricular é o nível do planejamento entre o projeto pedagógico e a ação prática.

  • C.

    As formas de avaliação não devem estar previstas no currículo.

  • D.

    O currículo define o que, para que e como ensinar.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

A dicotomia entre ensino e avaliação, presente na organização curricular tradicional, é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

As imagens de família presentes em determinados livros didáticos são exemplos de um tipo de currículo intitulado oculto, pois não são explicitados em documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.

Considerar a atividade cognitiva de aprender como essencialmente intelectual é uma característica marcante da concepção tradicional de currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

Na elaboração da proposta curricular, têm de ser levadas em consideração a situação concreta da escola, a cultura organizacional e a cultura local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

O currículo sociocrítico acentua o desenvolvimento de capacidades cognitivas, das estratégias de aprendizagem, tendo as disciplinas apenas um valor instrumental para a aprendizagem das habilidades cognitivas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...