Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.

A construção do vínculo entre quem cuida e quem é cuidado depende do compromisso de quem cuida com as singularidades e as necessidades do outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.

As atividades de cuidado no âmbito da educação infantil são de competência exclusiva de profissionais que possuam conhecimentos pedagógicos.c

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.

Os conhecimentos a respeito do desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças fundamentam a prática do ato de cuidar, propiciando o alcance de seus objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de aprendizagem, os erros poderão ser meras respostas rápidas para "ter o que falar" ou para livrar-se facilmente da tarefa.

 No construtivismo ou interacionismo, o erro dos alunos também pode servir de diagnóstico e ser

  • A.

    prognóstico de um currículo inadequado.

  • B.

    base para a mudança de comportamentos.

  • C.

    ação natural de qualquer ser humano.

  • D.

    expressão de um ensino mal administrado.

  • E.

    prova de atividade intelectual.

Com base no gráfico acima, que representa a realidade educacional gerada pela Lei n.º 4.024/1961 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O percentual de alunos de classe baixa no ensino superior é reflexo imediato da proporção dessa parcela da sociedade na população total do país.

  • B.

    Após a aprovação da LDB, em 1961, decresceu sensivelmente a participação da classe alta no ensino superior brasileiro.

  • C.

    Comparando-se o nível de seletividade entre os níveis médio e superior de ensino, verifica-se que a participação da classe baixa apresenta uma relação inversamente proporcional ao nível de instrução: quanto maior este, menor aquela.

  • D.

    Até o ano de 1967, todas as classes sociais manifestaram uma clara tendência a redução da ocupação das vagas universitárias.

Marketing é uma atividade pela qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos, serviços e outras coisas de valor com outros. Portanto, os conceitos de marketing incluem necessidades, desejos, demandas e trocas.

Tendo essas informações como base, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao se olhar pelo lado comercial, esses valores são verdadeiros, mas a educação deve ser vista como uma área que envolve conceitos abstratos e não como mercadoria.

  • B.

    Sob a ótica da necessidade, esse conceito é válido, pois à medida que as pessoas satisfazem suas necessidades básicas, como alimento, segurança e vestuário, essas necessidades aumentam.

  • C.

    Esse conceito não se aplica à área educacional, pois, diferentemente dos produtos tangíveis, nessa área não se usa mecanismos de troca.

  • D.

    Marketing destaca a satisfação dos estudantes ao responder a suas necessidades e desejos, respeitando as restrições orçamentárias das instituições educacionais.

Acerca da autorização, do reconhecimento e da renovação do reconhecimento de curso, assinale a opção correta.

  • A.

    A oferta de cursos superiores em faculdades ou instituições equiparadas depende da autorização do conselho estadual de educação.

  • B.

    A autorização e o reconhecimento de curso serão definitivos, isentando a instituição de novos processos.

  • C.

    A instituição de ensino superior poderá funcionar normalmente enquanto aguarda autorização e reconhecimento.

  • D.

    O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos diplomas.

Leia as assertivas abaixo e estabeleça a correspondência numerando os parênteses.

1. Deficiência Física                               

2. Deficiência Mental

3. Deficiência Auditiva       

4. Deficiência Visual

5. Deficiências Múltiplas

( ) Não está relacionada à deficiência mental. A pessoa com esta deficiência tem uma inteligência normal. Para se comunicar, ela utiliza a Língua de Sinais.

 ( ) Caracteriza-se por registrar um funcionamento significativo abaixo da média na capacidade de aprendizado e habilidades relativas à vida diária, sociais e de lazer.

( ) A pessoa descobre e compreende o mundo através dos sentidos. No entanto, há a necessidade de estimulação precoce de todos os outros sentidos.

( ) Caracteriza-se pela associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global.

( ) Essa deficiência envolve a diminuição / incoordenação permanente ou progressiva da movimentação do corpo, ou de algum dos quatro membros.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

 

  • A. 4 – 3 – 5 – 1 – 2.
  • B. 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
  • C. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • D. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

Para obter sucesso escolar é importante, EXCETO:

  • A.

    Estimular a produção dos alunos, limitando-lhes sua curiosidade intelectual.

  • B.

    Articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.

  • C.

    Romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Possibilitar aos alunos serem sujeitos e leitores críticos e autores de seu próprio texto.

  • E.

    Desenvolver propostas pedagógicas que levem em conta o processo de construção dos conhecimentos dos alunos.

Assinale a alternativa correta no que se refere ao fracasso escolar:

  • A.

    A deficiência sociocultural explica o fracasso escolar dos alunos de camadas populares.

  • B.

    O problema do fracasso escolar está localizado na falta de estrutura das famílias dos alunos.

  • C.

    A explicação para o fracasso escolar de crianças de camadas populares está na inadequação da escola à realidade cultural delas.

  • D.

    A escola como instituição está muito bem equipada para atender às diferenças existentes em sala de aula.

  • E.

    A origem da classe social influi no rendimento dos alunos de forma

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...