Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
A construção do vínculo entre quem cuida e quem é cuidado depende do compromisso de quem cuida com as singularidades e as necessidades do outro.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
As atividades de cuidado no âmbito da educação infantil são de competência exclusiva de profissionais que possuam conhecimentos pedagógicos.c
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
Os conhecimentos a respeito do desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças fundamentam a prática do ato de cuidar, propiciando o alcance de seus objetivos.
No processo de aprendizagem, os erros poderão ser meras respostas rápidas para "ter o que falar" ou para livrar-se facilmente da tarefa.
No construtivismo ou interacionismo, o erro dos alunos também pode servir de diagnóstico e ser
prognóstico de um currículo inadequado.
base para a mudança de comportamentos.
ação natural de qualquer ser humano.
expressão de um ensino mal administrado.
prova de atividade intelectual.
Com base no gráfico acima, que representa a realidade educacional gerada pela Lei n.º 4.024/1961 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.
O percentual de alunos de classe baixa no ensino superior é reflexo imediato da proporção dessa parcela da sociedade na população total do país.
Após a aprovação da LDB, em 1961, decresceu sensivelmente a participação da classe alta no ensino superior brasileiro.
Comparando-se o nível de seletividade entre os níveis médio e superior de ensino, verifica-se que a participação da classe baixa apresenta uma relação inversamente proporcional ao nível de instrução: quanto maior este, menor aquela.
Até o ano de 1967, todas as classes sociais manifestaram uma clara tendência a redução da ocupação das vagas universitárias.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Marketing é uma atividade pela qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos, serviços e outras coisas de valor com outros. Portanto, os conceitos de marketing incluem necessidades, desejos, demandas e trocas.
Tendo essas informações como base, assinale a opção correta.
Ao se olhar pelo lado comercial, esses valores são verdadeiros, mas a educação deve ser vista como uma área que envolve conceitos abstratos e não como mercadoria.
Sob a ótica da necessidade, esse conceito é válido, pois à medida que as pessoas satisfazem suas necessidades básicas, como alimento, segurança e vestuário, essas necessidades aumentam.
Esse conceito não se aplica à área educacional, pois, diferentemente dos produtos tangíveis, nessa área não se usa mecanismos de troca.
Marketing destaca a satisfação dos estudantes ao responder a suas necessidades e desejos, respeitando as restrições orçamentárias das instituições educacionais.
Acerca da autorização, do reconhecimento e da renovação do reconhecimento de curso, assinale a opção correta.
A oferta de cursos superiores em faculdades ou instituições equiparadas depende da autorização do conselho estadual de educação.
A autorização e o reconhecimento de curso serão definitivos, isentando a instituição de novos processos.
A instituição de ensino superior poderá funcionar normalmente enquanto aguarda autorização e reconhecimento.
O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos diplomas.
Leia as assertivas abaixo e estabeleça a correspondência numerando os parênteses.
1. Deficiência Física
2. Deficiência Mental
3. Deficiência Auditiva
4. Deficiência Visual
5. Deficiências Múltiplas
( ) Não está relacionada à deficiência mental. A pessoa com esta deficiência tem uma inteligência normal. Para se comunicar, ela utiliza a Língua de Sinais.
( ) Caracteriza-se por registrar um funcionamento significativo abaixo da média na capacidade de aprendizado e habilidades relativas à vida diária, sociais e de lazer.
( ) A pessoa descobre e compreende o mundo através dos sentidos. No entanto, há a necessidade de estimulação precoce de todos os outros sentidos.
( ) Caracteriza-se pela associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global.
( ) Essa deficiência envolve a diminuição / incoordenação permanente ou progressiva da movimentação do corpo, ou de algum dos quatro membros.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Para obter sucesso escolar é importante, EXCETO:
Estimular a produção dos alunos, limitando-lhes sua curiosidade intelectual.
Articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.
Romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem.
Possibilitar aos alunos serem sujeitos e leitores críticos e autores de seu próprio texto.
Desenvolver propostas pedagógicas que levem em conta o processo de construção dos conhecimentos dos alunos.
Assinale a alternativa correta no que se refere ao fracasso escolar:
A deficiência sociocultural explica o fracasso escolar dos alunos de camadas populares.
O problema do fracasso escolar está localizado na falta de estrutura das famílias dos alunos.
A explicação para o fracasso escolar de crianças de camadas populares está na inadequação da escola à realidade cultural delas.
A escola como instituição está muito bem equipada para atender às diferenças existentes em sala de aula.
A origem da classe social influi no rendimento dos alunos de forma
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...