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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a teoria de Vigotsky, a aprendizagem é mediada pelo professor e a função do ensino é fazer que os conceitos espontâneos, aprendidos pela interação social, evoluam para conceitos científicos, sistemáticos e formais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.
A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.
Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.
O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.
A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.
A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o contexto da globalização e com base nas DCN e nas teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os seguintes itens.
I Os estudos sobre desigualdade social, em contexto globalizado, comprovaram a importância da escolaridade como vetor que contribui para aumentar a renda do indivíduo e o desenvolvimento social, a longo prazo.
II A crença liberal na relação proporcional entre educação e democracia foi subsumida pelas DCN, que contemplam o respeito à ordem democrática como eixo norteador a ser desenvolvido em toda a educação básica.
III A globalização do capitalismo transformou o conhecimento e a informação em insumos produtivos. O vetor escolaridade assume centralidade na estrutura econômica, política e cultural das sociedades contemporâneas. Nessa conjuntura social, os processos pedagógicos devem ser voltados para a formação do especialista, uma vez que a divisão técnica do trabalho não desapareceu, mas também do profissional em construção, com ser aprendente, ou seja, continuamente capaz de desenvolver novas habilidades.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.
I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem.
II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio.
III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta.
Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem.
Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante.
Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação.
Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural.
Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos.
Em relação ao texto, assinale a alternativa que corresponda aos desdobramentos da leitura.
Entre as inserções pedagógicas, a Educação Ambiental é o principal veículo promotor da consciência individual, fator primordial para o entendimento da complexidade advinda das problemáticas contemporâneas.
Por se tratar de um processo, a Educação Ambiental necessita, primeiramente, de conhecimento prévio, por parte dos envolvidos, acerca da importância das ações governamentais e sua devida aplicação.
Sujeitos, escola, mundo. Dessa tríade devem emanar inter-relações que permitam o entendimento do todo e das partes, do local e do global, do individual e do coletivo.
Importante observar que, a partir do posicionamento do autor, as ações de enfrentamento devem surgir no meio e adentrar a escola, mobilizando ações afirmativas de intervenção.
A escola deve ter como meta promover as ações individuais. É na individualidade que percebemos um entendimento que inove o trabalho colaborativo e as ações solidárias, por exemplo.
Julgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta.
I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal.
II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas.
III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade.
IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo.
Todos os itens estão errados.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Um projeto pedagógico a ser implantado em um museu deve considerar os aspectos norteadores possibilitados com seus acervos, o contexto cultural e histórico desse acervo, a acessibilidade de um público diverso e a possibilidade de inclusões de elementos de discussão que possam fruir no ambiente escolar. Assinale a alternativa que não pode fazer parte da proposta pedagógica de um museu de alto valor histórico.
Dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido em um museu de história a partir do significado dos seus papéis em uma sociedade.
Análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica, dentro e fora do ambiente do museu.
Exibição de vídeos que abordem as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e seu público-alvo.
Visitas mediadas às exposições com profissionais qualificados, formados exclusivamente em instituições com as quais o museu tenha convênio ou parcerias institucionais.
Sugestões de atividades para visitas com escolares, incluindo-se a distribuição de material pedagógico que possa ser utilizado tanto nas dependências do museu quanto na sala de aula.
Assinale a alternativa incorreta acerca da inserção de um projeto pedagógico em museus que considere a diversidade, a inclusão e a preservação da memória.
Dada a complexidade da sociedade brasileira, rica em manifestações culturais diversificadas, o papel dos museus, no âmbito de políticas públicas de caráter mais amplo, é de fundamental importância para a valorização do patrimônio cultural como dispositivo estratégico de aprimoramento dos processos democráticos.
A noção de patrimônio cultural (material e imaterial), do ponto de vista museológico, implica a abertura para o trato com o tangível e o intangível, a dimensão cultural pressuposta na relação dos diferentes grupos sociais e étnicos com os diversos elementos da natureza, bem como o respeito às culturas indígenas e afrodescendentes, por exemplo.
Para cumprir seu papel, os museus devem pensar em processos inclusivos que considerem o diálogo de várias áreas do saber (Sociologia, Antropologia, História) e tais processos precisam estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.
A partir da gestão democrática e participativa, construída no contexto do qual fazem parte, os museus devem ser também unidades de investigação e interpretação, de mapeamento, documentação e preservação cultural, de comunicação e exposição dos testemunhos do homem e da natureza.
Os museus devem gerir financeiramente seus projetos e cuidar para que a captação de recursos seja unicamente destinada à preservação e segurança de seu acervo.
Acerca das informações apresentadas no texto acima, é correto afirmar que
entre as várias possibilidades de associarmos a preservação dos objetos de interesse dos museus à memória de um povo, está o valor histórico: um objeto museal só tem valor se a ele estiver atrelado seu sentido imediatamente histórico.
a alusão aos baús pessoais faz referência direta à memória e, nesse sentido compreende-se memória como extensão daquilo que, além de ser guardado (memorizado), pode ser acessado e compartilhado com os outros.
se associarmos a palavra museu ao seu contexto original (Musea: do latim memória), o significado do baú pessoal se potencializa, visto que passa a dar sentido àquilo que tem valor para cada sujeito.
a relação a museus (novos e velhos) pode ser entendida como o significado original do museu: lugar onde se preserva o que tem significado para um contexto social predominante.
pela situação histórica brasileira, o museu surge como ferramenta importante para o resgate do interesse pelas produções artísticas do passado. Por isso o interesse em manter ativos apenas os museus que guardam tais produções.
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