Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne às teorias da aprendizagem e do ensino, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a teoria de Vigotsky, a aprendizagem é mediada pelo professor e a função do ensino é fazer que os conceitos espontâneos, aprendidos pela interação social, evoluam para conceitos científicos, sistemáticos e formais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.

  • A.

    A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.

  • B.

    Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.

  • C.

    O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.

  • D.

    A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.

  • E.

    A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.

Considerando o contexto da globalização e com base nas DCN e nas teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os seguintes itens.

I Os estudos sobre desigualdade social, em contexto globalizado, comprovaram a importância da escolaridade como vetor que contribui para aumentar a renda do indivíduo e o desenvolvimento social, a longo prazo.

II A crença liberal na relação proporcional entre educação e democracia foi subsumida pelas DCN, que contemplam o respeito à ordem democrática como eixo norteador a ser desenvolvido em toda a educação básica.

III A globalização do capitalismo transformou o conhecimento e a informação em insumos produtivos. O vetor escolaridade assume centralidade na estrutura econômica, política e cultural das sociedades contemporâneas. Nessa conjuntura social, os processos pedagógicos devem ser voltados para a formação do especialista, uma vez que a divisão técnica do trabalho não desapareceu, mas também do profissional em construção, com ser aprendente, ou seja, continuamente capaz de desenvolver novas habilidades.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Considerando as DCN e as teorias que abordam o tema da relação entre educação e sociedade, julgue os itens a seguir.

I O positivismo de Émile Durkheim consagrou a crença na necessidade de uma formação básica, comum a todo cidadão, como forma de humanizar o homem.

II A proposta de Émile Durkheim de formação básica comum a todo cidadão cristalizou-se na legislação educacional brasileira, a ser contemplada no ensino fundamental e médio.

III A corrente liberal, expressa principalmente no pensamento de John Dewey, considera a escolarização do indivíduo um insumo insubstituível ao desenvolvimento econômico e à democratização política da sociedade.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

O fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta.

  • A.

    Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem.

  • B.

    Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante.

  • C.

    Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação.

  • D.

    Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural.

  • E.

    Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos.

Em relação ao texto, assinale a alternativa que corresponda aos desdobramentos da leitura.

  • A.

    Entre as inserções pedagógicas, a Educação Ambiental é o principal veículo promotor da consciência individual, fator primordial para o entendimento da complexidade advinda das problemáticas contemporâneas.

  • B.

    Por se tratar de um processo, a Educação Ambiental necessita, primeiramente, de conhecimento prévio, por parte dos envolvidos, acerca da importância das ações governamentais e sua devida aplicação.

  • C.

    Sujeitos, escola, mundo. Dessa tríade devem emanar inter-relações que permitam o entendimento do todo e das partes, do local e do global, do individual e do coletivo.

  • D.

    Importante observar que, a partir do posicionamento do autor, as ações de enfrentamento devem surgir no meio e adentrar a escola, mobilizando ações afirmativas de intervenção.

  • E.

    A escola deve ter como meta promover as ações individuais. É na individualidade que percebemos um entendimento que inove o trabalho colaborativo e as ações solidárias, por exemplo.

Julgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta.

I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal.

II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas.

III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade.

IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo.

  • A.

    Todos os itens estão errados.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Um projeto pedagógico a ser implantado em um museu deve considerar os aspectos norteadores possibilitados com seus acervos, o contexto cultural e histórico desse acervo, a acessibilidade de um público diverso e a possibilidade de inclusões de elementos de discussão que possam fruir no ambiente escolar. Assinale a alternativa que não pode fazer parte da proposta pedagógica de um museu de alto valor histórico.

  • A.

    Dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido em um museu de história a partir do significado dos seus papéis em uma sociedade.

  • B.

    Análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica, dentro e fora do ambiente do museu.

  • C.

    Exibição de vídeos que abordem as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e seu público-alvo.

  • D.

    Visitas mediadas às exposições com profissionais qualificados, formados exclusivamente em instituições com as quais o museu tenha convênio ou parcerias institucionais.

  • E.

    Sugestões de atividades para visitas com escolares, incluindo-se a distribuição de material pedagógico que possa ser utilizado tanto nas dependências do museu quanto na sala de aula.

Assinale a alternativa incorreta acerca da inserção de um projeto pedagógico em museus que considere a diversidade, a inclusão e a preservação da memória.

  • A.

    Dada a complexidade da sociedade brasileira, rica em manifestações culturais diversificadas, o papel dos museus, no âmbito de políticas públicas de caráter mais amplo, é de fundamental importância para a valorização do patrimônio cultural como dispositivo estratégico de aprimoramento dos processos democráticos.

  • B.

    A noção de patrimônio cultural (material e imaterial), do ponto de vista museológico, implica a abertura para o trato com o tangível e o intangível, a dimensão cultural pressuposta na relação dos diferentes grupos sociais e étnicos com os diversos elementos da natureza, bem como o respeito às culturas indígenas e afrodescendentes, por exemplo.

  • C.

    Para cumprir seu papel, os museus devem pensar em processos inclusivos que considerem o diálogo de várias áreas do saber (Sociologia, Antropologia, História) e tais processos precisam estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.

  • D.

    A partir da gestão democrática e participativa, construída no contexto do qual fazem parte, os museus devem ser também unidades de investigação e interpretação, de mapeamento, documentação e preservação cultural, de comunicação e exposição dos testemunhos do homem e da natureza.

  • E.

    Os museus devem gerir financeiramente seus projetos e cuidar para que a captação de recursos seja unicamente destinada à preservação e segurança de seu acervo.

Acerca das informações apresentadas no texto acima, é correto afirmar que

  • A.

    entre as várias possibilidades de associarmos a preservação dos objetos de interesse dos museus à memória de um povo, está o valor histórico: um objeto museal só tem valor se a ele estiver atrelado seu sentido imediatamente histórico.

  • B.

    a alusão aos baús pessoais faz referência direta à memória e, nesse sentido compreende-se memória como extensão daquilo que, além de ser guardado (memorizado), pode ser acessado e compartilhado com os outros.

  • C.

    se associarmos a palavra museu ao seu contexto original (Musea: do latim memória), o significado do baú pessoal se potencializa, visto que passa a dar sentido àquilo que tem valor para cada sujeito.

  • D.

    a relação a museus (novos e velhos) pode ser entendida como o significado original do museu: lugar onde se preserva o que tem significado para um contexto social predominante.

  • E.

    pela situação histórica brasileira, o museu surge como ferramenta importante para o resgate do interesse pelas produções artísticas do passado. Por isso o interesse em manter ativos apenas os museus que guardam tais produções.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...