Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Para Marx, a educação é capaz de promover, por si mesma, a transformação necessária da sociedade.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a ação refletida e organizada, considerando a problematização da complexa relação entre escola e sociedade.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a compreensão de que teoria e prática são elementos distintos, porém inseparáveis, da construção de um projeto.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a ênfase na racionalidade científica dos processos a na dimensão jurídico-administrativa da autonomia escolar.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a prevalência das atividades fins da educação sobre as burocrático-administrativas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a sofisticação técnica dos instrumentos de avaliação e o monitoramento em função da priorização de processos padronizados.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A mudança de perspectiva no planejamento educacional demanda refletir sobre os acontecimentos cotidianos por meio de hipóteses, e não mais por meio de juízos de valor individuais. Hipóteses demandam investigação a fim de serem comprovadas ou refutadas. Elaborar um planejamento com base em hipóteses a serem analisadas requer mudança de atitude por parte dos educadores, que deve pautar-se em algumas premissas axiológicas. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A premissa primordial de todo planejamento educacional pressupõe que todo aluno seja capaz de construir conhecimentos, ainda que os demonstre mediante formas que a escola não compreende ou legitima.
Premissa de maior nível de abstração e complexidade é aquela que considera que toda inteligência organiza-se em interação com o contexto social.
A compreensão da premissa de maior nível de abstração e complexidade pressupõe o desejo de compreender com que mundo o sujeito interage.
Uma dessas premissas parte do pressuposto de que o contexto escolar convive diariamente com dois modos de construir conhecimentos, um modo que pertence à cultura escolar e o outro que pertence à cultura cotidiana, extraescolar.
Existe uma premissa que defende que o tipo de experiência de mundo que a escola leva ao aluno é completamente idêntico ao tipo de experiência do cotidiano social em que vive a maioria das crianças brasileiras.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o nível estratégico do planejamento, assinale a opção correta.
As ações são de longo prazo, e as decisões são de cunho técnico.
As ações são de curto prazo, e as decisões são de cunho político-social.
As ações são de curto prazo, e as decisões são de cunho técnico.
As ações são de longo prazo, e as decisões são de cunho político-social.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No nível operacional de um planejamento ocorre
o estabelecimento da missão da organização.
a elaboração do plano de atividades.
a formulação dos objetivos departamentais.
a definição dos objetivos estratégicos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos dois tipos de discurso que o educador precisa identificar em seus alunos, assinale a opção correta.
O discurso narrativo, identificado com o pensar cotidiano, é centrado na realidade presente e imediata de mundo.
Uma inteligência que se manifeste, predominantemente, por intermédio do discurso narrativo demanda técnicas de ensino que privilegiem a abstração e a relação simbólica.
O discurso científico e(ou) racionalista privilegia esquemas de ação que se organizam à medida que agem sobre o mundo.
O discurso narrativo privilegia esquemas de ação que somente se põem em ação sobre o mundo após planejamento prévio.
Um educando que manifeste, predominantemente, o discurso científico e(ou) racionalista demanda técnicas de ensino que privilegiem o raciocínio operacional-concreto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...