Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, a respeito da interação entre a produção cultural de um povo e as imbricações sociais, e assinale a alternativa correta.
I O cientista social, ao estudar uma ocorrência da produção cultural, procura diferenciar o fato histórico do fato social.
II Ao tratar de descrever uma ocorrência cultural, o cientista social procura identificar, compreender e interpretar as necessidades psicossociais e socioculturais determinadas.
III A abordagem de uma ocorrência cultural, precisa aterse às inter-relações sociais, históricas e culturais.
IV Ao estudar uma ocorrência cultural, é necessário entender que há uma necessidade permanente em separar o que é da investigação do cientista social e o que é da investigação dos estudos culturais.
V As ocorrências culturais não dependem de sua abrangência social.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Responda às questões levantadas pelo autor, assinalando a alternativa correta.
O folclore na educação formal pode reunir elementos que informam acerca de tradições com elementos de cunho social, cultural e histórico.
Os estudos folclóricos não fazem parte da educação formal pelo fato de não possuírem objetos definidos.
Fora da realidade de muitos alunos, principalmente nos grandes centros urbanos, não há nenhuma possibilidade de inter-relacionar o valor educativo do folclore.
Fora da realidade dos alunos do interior do País não há nenhuma possibilidade de inter-relacionar o valor educativo do folclore.
Os estudos folclóricos não fazem parte da educação formal pelo fato de não possuírem métodos de estudos definidos.
Analise as figuras e o texto a seguir que consideram cultura e identidade.
Ao analisar as relações entre as mentalidades grupais e folclore, Florestan Fernandes propõe que o folclore surgiu com um problema prático a resolver: determinar o tipo de conhecimento peculiar ao povo, através da análise dos elementos que constituem a sua cultura material e não material (estudo de alguns elementos ergológicos, de vestuário, adornos, lendas, tradições, superstições, danças,adivinhas, provérbios, encenações do gênero do teatro popular etc.). (Florestan Fernandes. 2003, p. 61.)
A partir da análise das figuras e do trecho apresentados, assinale a alternativa correta.
As figuras 1 e 4 referem-se às manifestações elitistas e não incluem a participação natural das pessoas, mas, sim, a escolha de sujeitos mais cultos e envolvidos com as manifestações elitistas.
As figuras 3 e 4 detêm o caráter de conhecimentos específicos de um povo e sua manutenção a partir de manifestações que atravessam um recorte de tempo, materializando-se pela tradição.
As figuras 1, 2 e 3 apresentam a dança popular em manifestações diferentes; porém, baseadas nas tradições das classes econômica e culturalmente menos favorecidas.
A figura 2, pelo fato de receber influência maciça dos meios de comunicação e das tradições orais, é a única que não se enquadra no trecho apresentado.
Todas as figuras se enquadram no pensamento do autor pelo fato de advirem de um espaço comum: camadas mais baixas da sociedade que constroem suas tradições a partir da oralidade.
A ética, atualmente, tem a ver com as referências econômicas, políticas e sociais. Qualquer ação que promova a degradação do homem não pode ser considerada moralmente boa ou eticamente correta. Assim entendido, o compromisso ético da educação e dos educadores é com
o respeito à dignidade humana.
as classes dominadas.
a reprodução ideológica.
A manutenção do status quo.
As relações opressivas de poder.
Julgue os itens em relação ao tema Educação e Ideologia e assinale a alternativa correta.
I A educação pode assumir um caráter ideologizador.
II A educação não reproduz a ideologia social.
III Os grupos dominantes não se utilizam da escola para manter o status quo.
IV Os conceitos e valores, divulgados pela escola, criam ideologia.
V A ideologia é reproduzida por meio das relações sociais.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
O tema meio ambiente pode ser amplamente trabalhado nas escolas, mas, fazem-se necessárias interações diversas dentro da escola e desta com outros setores da sociedade. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
Trabalhar o meio ambiente como tema transversal não envolve, necessariamente, toda a comunidade escolar, pois os atores mais importantes no processo são os alunos e os professores.
O trabalho desenvolvido pelas universidades, organizações governamentais e não governamentais, na área ambiental, não serve para a educação ambiental da educação básica, em virtude de não ter uma característica pedagógica.
Os professores, especialistas da área, são os únicos responsáveis para que os alunos construam uma visão global das questões ambientais.
A tarefa da escola é proporcionar um ambiente saudável e coerente com relação àquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, formando cidadãos capazes de atitudes de proteção e melhoria do meio ambiente.
A escola é o único agente educativo que modifica os padrões de comportamento das pessoas e as informações veiculadas pela mídia.
O Brasil é considerado um dos países com maior variedade de experiências em educação ambiental. Essa diversidade de experiências aponta para uma melhoria no uso das riquezas naturais, o que exige, antes de tudo, mudanças de comportamentos, atitudes e valores. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis de caráter não oficial é resultado da Rio/92.
O tratado de educação ambiental busca ensinar de forma acrítica os conceitos de ciência da ecologia, reduzindo a educação ambiental a uma visão exotérico-existencial.
A educação ambiental deve trabalhar com os vínculos de identidade com o entorno socioambiental não incluindo a sensibilidade, a emoção e as energias pessoais.
A assinatura oficial do tratado de educação ambiental foi realizada durante o fórum das organizações não governamentais na Rio/92.
A educação ambiental pode ser comparada ao adestramento ou à transmissão de conhecimentos científicos.
Por volta da metade do século XX, ao conhecimento científico da ecologia somou-se um movimento ambientalista voltado, principalmente, para preservação de grandes áreas e ecossistemas intocados pelo ser humano, criando-se parques e reservas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A constatação da inevitável interferência que uma nação exerce sobre outra, por meio de ações relacionadas ao meio ambiente, passa a compor a lista dos temas de relevância internacional.
Os recursos naturais e o meio ambiente não interferem no planejamento político e econômico dos governos.
A preocupação com as questões ambientais em todo o planeta ficou conhecida como globalização econômica.
O caráter de conservação impõe regras ao crescimento, mas instiga a exploração capitalista.
O consumismo não apresenta vínculos com as campanhas em defesa do meio ambiente.
Para compreender a situação das diferentes populações que vivem no Brasil e valorizá-las, é necessário trabalhar aspectos ligados à forma de sua organização social. Acerca desse tema, julgue os itens e assinale a alternativa correta.
I O estudo de dados sobre a presença de diferentes formas de organização social em seus países de origem é o bastante para compreender as características culturais de cada povo que compôs a cultura brasileira.
II A imigração forçada dos africanos escravizados no Brasil caracterizou-se, sobretudo, pelas situações de distanciamento de seus membros do grupo de origem.
III A escola pode valorizar diferentes pontos de vista dos grupos sociais para compreender os processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.
Todos os itens estão errados.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
A educação contemporânea pode contribuir na instauração da cidadania e da democracia como mediadora do processo de construção histórica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A cidadania é uma qualificação do exercício da própria condição humana. O gozo dos direitos civis, políticos e sociais é a única expressão concreta desse exercício.
Para a educação cidadã o ideal a ser perseguido é um estado de perfeição previamente contido em sua essência.
A finalidade da educação contemporânea é buscar a perfeição do educando na atualização da potencialidade de sua essência.
A educação para a cidadania precisa empenhar-se em expurgar de cada homem as crenças, as fantasias, as ilusões e as paixões que em nada contribuem para o desenvolvimento de uma consciência crítica.
A cidadania é conquistada por meio de um processo educacional automático de humanização e personalização do ser humano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...