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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
Diferenciação refere-se à necessidade de rever o modelo de ensino superior brasileiro, baseado no princípio da indissociação entre ensino, pesquisa e extensão, apontando para um modelo dual: universidades de pesquisa e universidades de ensino; diversificação refere-se à necessidade de se buscar diferentes fontes de financiamento para a educação superior, como, por exemplo, a possibilidade de concorrer com o mercado em relação a produtos, patentes, consultorias e de cobrar determinados serviços prestados pela instituição.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
A diferenciação é um dispositivo previsto em lei que dá autonomia às IES, públicas ou privadas, para o uso de recursos públicos no investimento em infraestrutura; a diversificação, também um dispositivo previsto em lei, permite que 25% da carga horária das disciplinas do currículo dos cursos de graduação seja oferecida na modalidade a distância.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
Diferenciação refere-se a uma reivindicação das IES, para que tenham total autonomia na criação de cursos de graduação diferentes, para além dos bacharelados, licenciaturas e tecnológicos já previstos em lei; diversificação refere-se à adoção das propostas contidas na Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, objetivando diversificar os públicos dos cursos de graduação e de pós-graduação.
A Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno n.o 1/2006 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Essa resolução estabelece que
o curso de pedagogia destina-se exclusivamente à formação de professores para o exercício da docência na educação infantil e no ensino fundamental.
A Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno n.o 1/2006 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Essa resolução estabelece que
o campo de atuação profissional e a estrutura do curso de pedagogia são constituídos de cinco núcleos: núcleo de estudos básicos; núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos; núcleo de estudos integradores; núcleo específico de disciplinas de diversidade e inclusão escolar; e núcleo específico de disciplinas para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional.
A Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno n.o 1/2006 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Essa resolução estabelece que
o curso de pedagogia destina-se à formação de professores para o exercício da docência em educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, cursos de ensino médio na modalidade normal, cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, cursos em outras áreas que requeiram conhecimentos pedagógicos.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Pode-se ofertar disciplinas do currículo na modalidade semipresencial, desde que a instituição garanta plataforma virtual que atenda às necessidades específicas do curso.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Podem ser ofertadas disciplinas na modalidade semipresencial, integral ou parcial, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Podem ser ofertadas disciplinas na modalidade semipresencial, integral ou parcial, desde que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso.
A Portaria do MEC n.o 4.059/2004 regulamenta a carga horária dos cursos a distância na modalidade semipresencial que pode ser ofertada em cursos de graduação presenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, integral ou parcial, podem ser ofertadas, desde que não seja ultrapassado o número de dez disciplinas.
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