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A avaliação formativa é uma maneira de regular a ação pedagógica, direcionando-a para uma ação diferenciada. Quando isso ocorre, temos uma avaliação centrada no seguinte aspecto:
individuação
orientação escolar
hierarquia de excelência
treinamento para exames
ação de alerta contra o fracasso escolar
A avaliação formativa pode atuar positivamente sobre a violência simbólica, ou seja, a pressão moral e psicológica constante sobre o aluno para obter sua adesão ao estudo. Essa ação positiva é facilitada graças ao que Perrenoud denomina de:
êxito da tarefa
autorregulação
lógica cooperativa
transposição didática
diversidade dos aprendizes
Colocadas as questões e organizados os meios de trabalho (folhas de exercícios, mapas, ilustrações, etc.), os alunos desenvolvem a tarefa. Uma vez concluída, um aluno do grupo informa a classe dos resultados e passa-se a uma conversação dirigida pelo professor. (Libanio, 1994, p.170)
A partir da situação apresentada acima, o método de ensino utilizado pelo professor é o de:
exposição
trabalho em grupo
atividades especiais
elaboração conjunta
trabalho participativo
Há, dentre as tendências pedagógicas no Brasil, aquela que preconiza uma didática com o objetivo de direcionar o processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas direcionadas para a promoção da auto-atividade do aluno com inspiração no materialismo histórico-dialético. Tal tendência pedagógica denomina-se:
Ativa
Renovada
da Libertação
Crítico-Social
da Afetividade
O ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O ensino fundamental será exclusivamente presencial, não sendo o ensino a distância utilizado na educação fundamental.
É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Os estabelecimentos de ensino deverão adotar o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
O currículo do ensino fundamental não incluirá conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A Pedagogia Social apresenta-se, nos diferentes autores, como uma ciência que propicia a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e transmissão de conhecimentos e como uma profissão com dimensão prática, com ações orientadas e intencionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Nos países da América Latina, entre os quais o Brasil, a Pedagogia Social é praticamente desconhecida, se vista como abordagem teórica e qualificação profissional regular, por isso não se faz presente em intervenções de diferentes naturezas.
As intervenções socioeducacionais estão presentes em diferentes espaços formais e não formais da educação, mas a expansão e a consolidação da Pedagogia Social ocorre exclusivamente na educação formal.
O objeto formal da Pedagogia Social é a intervenção na realidade, como ciência normativa, comprometida com o fazer. Apropria-se da análise de indivíduos e da sociedade desenvolvida por outras áreas. Necessita, portanto, de outras ciências que lhe deem suporte à ação.
Entende-se por pedagogia social as intervenções não formais que estiveram relacionadas a projetos de educação popular desarticulados ou a projetos exclusivamente assistencialistas.
São excluídos dos programas da Pedagogia Social as questões ecológicas, ambientais do trânsito, da terceira idade, das minorias (os sem-terra, os índios, a mulher, os negros, os presos, os hospitalizados) e a questão cultural, entre outras.
Entre as diversas classificações existentes quanto às tendências pedagógicas, destaca-se a de Cipriano Carlos Luckesi, que as divide em dois grupos: liberal e progressista. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
I A pedagogia liberal é composta exclusivamente pela pedagogia tradicional e pela tecnicista.
II A pedagogia progressivista é parte da progressista.
III A pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma pedagogia liberal.
IV A pedagogia tradicional é um tipo de pedagogia liberal.
V Pedagogia libertária é um dos componentes da progressista.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Embora a educação a distância seja uma modalidade que permite ao educando uma grande autonomia de estudo, ela não exclui a necessidade de momentos presenciais, previs- tos em lei. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I–A avaliação dos estudantes para efeito de promo- ção deve ser feita tanto a distância quanto presencialmente.
II–A defesa de trabalhos de conclusão de curso, quan- do previstos na legislação pertinente, deve ser feita no modo presencial.
III–As atividades que demandam o uso de laboratórios de ensino, quando for o caso, necessitam ser desenvolvidas presencialmente.
IV–Os estágios obrigatórios adquirem caráter faculta- tivo na modalidade a distância, por causa do uso de estratégias de estágio favorecidas pelas novas tecnologias.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
As transformações da sociedade contemporânea vêm produzindo mudanças no campo da educação, em função da revolução informacional. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
I–Observa-se o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, envolvendo termos como realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, bem como a exten- são dessa linguagem a várias esferas da vida cotidia- na, na expressão de sentimentos e situações de vida.
II–As tecnologias informacionais permitem uma dimi- nuição do acúmulo de informações, o que facilita a aprendizagem em uma realidade tão complexa como a do mundo contemporâneo.
III–As novas possibilidades de entretenimento e de edu- cação produziram o surgimento de diferentes novas agências educadoras, o que gerou mudanças na educação escolar e fez do ambiente de trabalho um contexto de formação permanente.
IV–As novas tecnologias exercem um papel de media- ção e de tradução da realidade social, tornando a informação um bem econômico ou uma mercadoria fundamental para a ampliação do poder e da competitividade no mundo globalizado.
São corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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