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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.
A concepção de educação profissional e tecnológica adotada pelo Ministério da Educação compreende o treinamento profissional do jovem para o exercício laboral técnico, atribuindo o desenvolvimento da capacidade investigativa científica exclusivamente ao ensino superior.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.
A proposta da educação profissional integrada ao ensino médio enfatiza a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e profissional, sem desconsiderar a realidade concreta no contexto dos arranjos produtivos e das vocações sociais, culturais e econômicas locais e regionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.
A concepção de educação integrada consiste na educação geral separada da educação profissional, de forma que aconteça a preparação do aluno para o trabalho.
O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.
I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.
II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.
III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.
IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
São corretas APENAS as afirmações
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:
diluir os nexos entre saber e poder
identificar os ideais do grupo de poder
não se fixar no jogo imposto pelo grupo dominado
contextualizar a produção das diferenças existentes
reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado e dominante
Pensando o multiculturalismo e a formação de professores em comunidades indígenas, é comum não se ter a preocupação com um trabalho preparativo relacionado às particularidades culturais desses professores, o que pode gerar conflito na relação professor/aluno. Tal situação diz respeito a dificuldades com:
a dialética na construção das identidades com reforço às diferenças
a superação de propostas envolvidas com determinantes de ordem política
a atuação da gerência pedagógica no âmbito cognitivo e afetivo do docente
o projeto menos afinado com as práticas cognitivas envolvidas na formação docente
a compreensão dos objetivos propostos pelo grupo de ação e seus determinantes
O multiculturalismo na educação, decorrente da grande pluralidade de culturas, traz a reflexão sobre a educação indígena, mostrando que esta se diferencia da educação para o índio por possuir a seguinte característica:
enfatizar os conteúdos fomentados pelo grupo
definir as atitudes expressas no programa de ação
priorizar as estratégias propostas no projeto pedagógico
fomentar as experiências dirigidas para as questões de exclusão
ser realizada por intelectuais das próprias comunidades indígenas
O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:
reducionismo na teoria do conhecimento com qualificações sociais abrangentes
dificuldade na aceitação do reducionismo com interesses sociais definidos
complexidade dos campos intelectuais com relações de poder conflitantes
expansão ampla de redes de conhecimento com enfoque sociológico
Ao se pretender o engajamento do profissional da educação em equipes multidisciplinares para cuidar da saúde e do saneamento junto a grupos indígenas, no sentido de orientar e formar agentes indígenas, será necessário, sobretudo, que esse profissional faça o reconhecimento da:
superação de preconceitos com a esfera econômica
manifestação múltipla das identidades culturais
associação de elementos pedagógicos na prática diária
problematização de conteúdos das práticas formais de ensino
Um trabalho efetivo grupal e multidisciplinar demanda, sobretudo, para seu sucesso, grande capacidade de seus integrantes de reflexão crítica sobre a realidade. Sabe-se, no entanto, que o combate à ambivalência resultante das lutas de poder cria mais exclusão, em função de:
fixar em ações de representação
funcionar como regulador social
funcionar como regulador social
reforçar a separação entre polaridades
problematizar o caráter da dominação
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