Questões de Pedagogia do ano 2010

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.

A concepção de educação profissional e tecnológica adotada pelo Ministério da Educação compreende o treinamento profissional do jovem para o exercício laboral técnico, atribuindo o desenvolvimento da capacidade investigativa científica exclusivamente ao ensino superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.

A proposta da educação profissional integrada ao ensino médio enfatiza a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e profissional, sem desconsiderar a realidade concreta no contexto dos arranjos produtivos e das vocações sociais, culturais e econômicas locais e regionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.

A concepção de educação integrada consiste na educação geral separada da educação profissional, de forma que aconteça a preparação do aluno para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.

I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.

II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.

III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.

IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

São corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:

  • A.

    diluir os nexos entre saber e poder

  • B.

    identificar os ideais do grupo de poder

  • C.

    não se fixar no jogo imposto pelo grupo dominado

  • D.

    contextualizar a produção das diferenças existentes

  • E.

    reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado e dominante

Pensando o multiculturalismo e a formação de professores em comunidades indígenas, é comum não se ter a preocupação com um trabalho preparativo relacionado às particularidades culturais desses professores, o que pode gerar conflito na relação professor/aluno. Tal situação diz respeito a dificuldades com:

  • A.

    a dialética na construção das identidades com reforço às diferenças

  • B.

    a superação de propostas envolvidas com determinantes de ordem política

  • C.

    a atuação da gerência pedagógica no âmbito cognitivo e afetivo do docente

  • D.

    o projeto menos afinado com as práticas cognitivas envolvidas na formação docente

  • E.

    a compreensão dos objetivos propostos pelo grupo de ação e seus determinantes

O multiculturalismo na educação, decorrente da grande pluralidade de culturas, traz a reflexão sobre a educação indígena, mostrando que esta se diferencia da educação para o índio por possuir a seguinte característica:

  • A.

    enfatizar os conteúdos fomentados pelo grupo

  • B.

    definir as atitudes expressas no programa de ação

  • C.

    priorizar as estratégias propostas no projeto pedagógico

  • D.

    fomentar as experiências dirigidas para as questões de exclusão

  • E.

    ser realizada por intelectuais das próprias comunidades indígenas

O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:

  • A.

    reducionismo na teoria do conhecimento com qualificações sociais abrangentes

  • B.

    dificuldade na aceitação do reducionismo com interesses sociais definidos

  • C.

    complexidade dos campos intelectuais com relações de poder conflitantes

  • D.

    expansão ampla de redes de conhecimento com enfoque sociológico

  • E. desigualdade social com produção cognitiva relevante

Ao se pretender o engajamento do profissional da educação em equipes multidisciplinares para cuidar da saúde e do saneamento junto a grupos indígenas, no sentido de orientar e formar agentes indígenas, será necessário, sobretudo, que esse profissional faça o reconhecimento da:

  • A.

    superação de preconceitos com a esfera econômica

  • B.

    manifestação múltipla das identidades culturais

  • C.

    associação de elementos pedagógicos na prática diária

  • D.

    problematização de conteúdos das práticas formais de ensino

  • E. maximização do movimento existente nas identidades culturais

Um trabalho efetivo grupal e multidisciplinar demanda, sobretudo, para seu sucesso, grande capacidade de seus integrantes de reflexão crítica sobre a realidade. Sabe-se, no entanto, que o combate à ambivalência resultante das lutas de poder cria mais exclusão, em função de:

  • A.

    fixar em ações de representação

  • B.

    funcionar como regulador social

  • C.

    funcionar como regulador social

  • D.

    reforçar a separação entre polaridades

  • E.

    problematizar o caráter da dominação

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...