Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento, pode ser concebida de várias maneiras. Segundo ele, a realidade restrita à educação, à saúde ou a qualquer outra atividade humana, dentro da instituição ou do grupo que planeja, é concebida como:
globa
totalizadora
do campo de ação
centrada no indivíduo
restrita às ambivalências
O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano:
doutrinal
operativo
presencial
referencial
de necessidades
Quando se pensa na participação em trabalho de equipe, a linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com critério, atendendo às questões que determinam a qualidade, a missão e o poder questões que são aferidas principalmente pela visão de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as formas de planejamento, a que apresenta um caráter mais conservador, por estar voltada para o aperfeiçoamento do processo de produção, é conhecida por:
qualidade total
esquema estratégico
movimento participativo
gerenciamento dinâmico
processo de pertencimento
A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:
liberdade, ruptura e opção
dialética, mecanicismo e senso comum
determinismo, problematização e congruência
pensamento crítico, racionalismo e pragmatismo
globalização, neoliberalismo e transferência de saberes
Paulo Freire escreveu: Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A escolha de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a outredade do não eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.. Segundo o autor, para que o ato de ensinar seja realizado há necessidade de:
diálogo entre o eu e o outro
criticidade e análise pessoal
estética e identidades pessoais
corporificação das palavras e dos exemplos
reconhecimento e assunção da identidade cultural
A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:
a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal
a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação
as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações
o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais
o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta
Uma das fases do processo de consultoria dirige-se para a observação, o que oferece ao pedagogo, na posição de consultor, a possibilidade de dar feedback, assistindo o outro ou ao grupo a analisar e interpretar os resultados obtidos. Essa descrição corresponde à seguinte fase da consultoria:
clarificação do problema
implantação de novas formas de desempenho
implantação de novas formas de desempenho
transformação das ideias geradoras em um plano de ação
ajuste de um relacionamento positivo entre consultor e consultante
Em educação, a consultoria é o processo pelo qual se partilham, com outra pessoa ou grupo de pessoas, em caráter de mutualidade, informações, ideias, opiniões sobre determinada problemática, promovendo seu entendimento e permitindo o envolvimento das pessoas a ela relacionadas, com o fim de gerar bases objetivas para a tomada de decisões e de medidas eficientes a respeito. (Lück, 2008) O tipo de consultoria que se caracteriza por centrar todo o esforço na ação educativa, através das pessoas ou grupos ligados a essa tarefa, é conhecida como:
utilização de conhecimentos e habilidades
relacionamento entre colegas de trabalho
resolução de problemas
esquema decisório
serviço indireto
Nas ações de educação em saúde e saneamento ambiental nas terras indígenas, as propostas que garantam a participação da população indígena exigem do educador uma dimensão de formação pessoal e técnico-científica que assegure flexibilidade e ampliações do campo conceitual de forma inter e transdisciplinar. Para que haja um efetivo engajamento do pedagogo nesses grupos será necessário que ele desenvolva habilidades de coletar, analisar e levantar hipóteses sobre seu papel na equipe. A ação que melhor responde a estes imperativos é caracterizada como:
cognitiva
avaliativa
prospectiva
tecnológica
determinista
Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento. (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:
avaliativa
de ação coletiva
crítico-reflexiva
de ação continuada
dos saberes para ensinar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...