Questões de Pedagogia do ano 2010

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Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento, pode ser concebida de várias maneiras. Segundo ele, a realidade restrita à educação, à saúde ou a qualquer outra atividade humana, dentro da instituição ou do grupo que planeja, é concebida como:

  • A.

    globa

  • B.

    totalizadora

  • C.

    do campo de ação

  • D.

    centrada no indivíduo

  • E.

    restrita às ambivalências

O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano:

  • A.

    doutrinal

  • B.

    operativo

  • C.

    presencial

  • D.

    referencial

  • E.

    de necessidades

Quando se pensa na participação em trabalho de equipe, a linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com critério, atendendo às questões que determinam a qualidade, a missão e o poder – questões que são aferidas principalmente pela visão de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as formas de planejamento, a que apresenta um caráter mais conservador, por estar voltada para o aperfeiçoamento do processo de produção, é conhecida por:

  • A.

    qualidade total

  • B.

    esquema estratégico

  • C.

    movimento participativo

  • D.

    gerenciamento dinâmico

  • E.

    processo de pertencimento

A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:

  • A.

    liberdade, ruptura e opção

  • B.

    dialética, mecanicismo e senso comum

  • C.

    determinismo, problematização e congruência

  • D.

    pensamento crítico, racionalismo e pragmatismo

  • E.

    globalização, neoliberalismo e transferência de saberes

Paulo Freire escreveu: “Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A escolha de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a outredade do não eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.”. Segundo o autor, para que o ato de ensinar seja realizado há necessidade de:

  • A.

    diálogo entre o eu e o outro

  • B.

    criticidade e análise pessoal

  • C.

    estética e identidades pessoais

  • D.

    corporificação das palavras e dos exemplos

  • E.

    reconhecimento e assunção da identidade cultural

A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:

  • A.

    a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal

  • B.

    a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação

  • C.

    as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações

  • D.

    o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais

  • E.

    o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta

Uma das fases do processo de consultoria dirige-se para a observação, o que oferece ao pedagogo, na posição de consultor, a possibilidade de dar feedback, assistindo o outro ou ao grupo a analisar e interpretar os resultados obtidos. Essa descrição corresponde à seguinte fase da consultoria:

  • A.

    clarificação do problema

  • B.

    implantação de novas formas de desempenho

  • C.

    implantação de novas formas de desempenho

  • D.

    transformação das ideias geradoras em um plano de ação

  • E.

    ajuste de um relacionamento positivo entre consultor e consultante

Em educação, “a consultoria é o processo pelo qual se partilham, com outra pessoa ou grupo de pessoas, em caráter de mutualidade, informações, ideias, opiniões sobre determinada problemática, promovendo seu entendimento e permitindo o envolvimento das pessoas a ela relacionadas, com o fim de gerar bases objetivas para a tomada de decisões e de medidas eficientes a respeito.” (Lück, 2008) O tipo de consultoria que se caracteriza por centrar todo o esforço na ação educativa, através das pessoas ou grupos ligados a essa tarefa, é conhecida como:

  • A.

    utilização de conhecimentos e habilidades

  • B.

    relacionamento entre colegas de trabalho

  • C.

    resolução de problemas

  • D.

    esquema decisório

  • E.

    serviço indireto

Nas ações de educação em saúde e saneamento ambiental nas terras indígenas, as propostas que garantam a participação da população indígena exigem do educador uma dimensão de formação pessoal e técnico-científica que assegure flexibilidade e ampliações do campo conceitual de forma inter e transdisciplinar. Para que haja um efetivo engajamento do pedagogo nesses grupos será necessário que ele desenvolva habilidades de coletar, analisar e levantar hipóteses sobre seu papel na equipe. A ação que melhor responde a estes imperativos é caracterizada como:

  • A.

    cognitiva

  • B.

    avaliativa

  • C.

    prospectiva

  • D.

    tecnológica

  • E.

    determinista

Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, “há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento.” (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:

  • A.

    avaliativa

  • B.

    de ação coletiva

  • C.

    crítico-reflexiva

  • D.

    de ação continuada

  • E.

    dos saberes para ensinar

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