Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por
contato digital em tela de toque.
pressão do joelho esquerdo.
vocalização.
pressão da mão esquerda.
contato do pé.
Quando o aluno com deficiência física não consegue realizar a seleção direta do item pretendido na sua prancha eletrônica, há abordagens de seleção indireta por processo de
opção eletrônica.
led.
ensaio e erro.
varredura.
pictograma.
Sobre informática para alunos com deficiência física, está correto:
Não se deve contar com os meios eletrônicos para atividades pedagógicas e para comunicação, porque sempre há o risco de mau funcionamento dos mesmos.
O aluno que tem um recurso sofisticado de comunicação suplementar e alternativa (alta tecnologia) pode prescindir do sistema em papel (baixa tecnologia).
O aluno com deficiência física deve utilizar o computador apenas na sala multifuncional, para não constranger os colegas de sala que não dispõem de equipamento equivalente.
O aluno com paralisia cerebral precisa ser treinado para se adaptar ao acionador.
Por mais comprometida que seja a motricidade, sempre há uma maneira de desenhar acionadores capazes de responder a movimentos muito sutis do usuário.
Dos fatores que podem provocar a paralisia cerebral, são riscos pós-natais a
rubéola congênita, a sífilis ou a herpes.
asfixia por objeto estranho, o afogamento ou o traumatismo encefálico.
toxoplasmose, a medicação abortiva mal controlada ou intoxicação por produtos químicos.
anemia, a hipertensão ou a circulação insuficiente.
incompatibilidade de RH, o raio x.
Alguns critérios devem orientar a disposição dos pictogramas na prancha. Sobre a composição da prancha de comunicação suplementar e alternativa, está correto afirmar que
o alfabeto deve sempre constar das últimas colunas à direita na prancha.
os pictogramas devem ser organizados dando-se prioridade para critérios estéticos sobre os funcionais.
os pictogramas devem ser dispostos prioritariamente à direita para incentivar o desenvolvimento da lateralidade correta.
o agrupamento em xadrez promove uma sensação lúdica e de que a comunicação suplementar é um jogo interativo.
o agrupamento em blocos formados por linhas e colunas facilita a escolha do item desejado na seleção indireta.
Alunos com distúrbios neuromotores como a paralisia cerebral muitas vezes apresentam problemas de visão, como desequilíbrio muscular ocular ou estrabismo; erros de refração (miopia ou hipermetropia); ambliopia; nistagmo, entre outros. Do ponto de vista pedagógico, que medida o professor pode tomar para contemplar as necessidades especiais do aluno com problemas visuais associados ao quadro neuromotor?
Utilizar prancha inclinada com altura regulável para propiciar uma boa posição de visibilidade para leitura.
Exigir que a família providencie óculos o quanto antes.
Utilizar baixa iluminação para não ofuscar a vista do aluno.
Buscar informações na internet para diagnosticar o possível problema.
Perguntar ao aluno se ele está enxergando bem o material na mesa e a escrita na lousa.
Muitos alunos com paralisia cerebral que estudam em escolas públicas não contam com atendimento de profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional, apesar da importância de tal acompanhamento. Recorrendo à bibliografia disponível gratuitamente no portal de ajudas técnicas do MEC ou à literatura especializada, o professor da rede regular de ensino poderá encontrar informações para improvisar recursos e adaptar materiais e instrumentos para promover a autonomia do seu aluno com deficiência em atividades gráficas na sala de aula. O recurso que requer a indicação de um profissional de saúde, não podendo ser improvisado pelo professor, é
a base antiderrapante na carteira sob os materiais.
a prancha inclinada com alfabeto fixado com velcro.
a órtese manual com encaixe para pincel engrossado.
a caneta hidrográfica engrossada com espuma.
o apontador adaptado preso a bloco de madeira.
Considerando a realidade da escola pública no Brasil, a cadeira adaptada mais adequada para um aluno em estudo do meio de dia inteiro em um museu de história é
o cantinho de madeira.
a cadeira de plástico de banho com cinto toráxico.
a cadeira de rodas motorizada standup.
a cadeira de rodas esportiva.
a cadeira de rodas com bandeja recortada.
O recurso utilizado na informática para impedir que o usuário aperte várias teclas ao mesmo tempo é
a tela sensível ao toque.
o roller mouse.
o switch mouse.
o teclado expandido.
a colmeia de acrílico.
Quando uma criança nasce sem um dos membros superiores devido a uma malformação congênita, ou se ela perde um membro por acidente, coloca-se em movimento a discussão sobre uso de uma prótese estética ou funcional. Como integrante da equipe de profissionais que trabalham com a criança que rejeita a prótese, cabe ao professor
explicar a ela que o processo de adaptação à prótese é muito simples; basta boa vontade.
estimular o uso funcional dos pés, por meio de prancha inclinada, para facilitar a realização de atividades escolares.
pedir aos pais que insistam para que ela use a prótese, para não chocar os outros alunos de classe.
ajudá-la a disfarçar o coto dentro da manga da blusa, para estimular a função manual.
explicar a ela que, se ela não aprender a usar a prótese quando pequena, mais tarde a adaptação será muito mais difícil.
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