Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É fundamental a ação coordenada dos múltiplos profissionais que atuam com alunos com deficiência física, pois é necessário
considerar o aluno como alguém que poderá oferecer as pistas mais importantes sobre suas necessidades e possibilidades.
garantir que o professor realize o trabalho de letramento conforme as orientações do fonoaudiólogo.
que o profissional da área médica faça prescrições atualizadas a partir dos relatórios mensais da equipe.
permitir a avaliação de capacidades e déficits específicos de cada caso.
que o educador se aproprie do conhecimento dos profissionais de saúde e aprenda a atuar em seu lugar quando necessário.
Pereira (SEE, 2005) afirma que, quando se trata da compreensão da leitura por alunos surdos, é preciso considerar que a maior parte deles chega à escola sem língua e frequentemente inicia o aprendizado da leitura e da escrita do português. Conclui-se que, para a maioria das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa
desenvolver a percepção visual e auditiva.
aprender um código escrito restrito.
desenvolver uma habilidade inata.
aprender a fala para depois aprender a escrever.
aprender uma língua.
Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar
todos os erros ortográficos de escrita e acentuação.
o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático).
o desempenho linguístico e o nível fonológico.
a amplitude do vocabulário apresentado.
a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita.
A socialização é fator indispensável no processo de desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos pela sociedade. A escola também é um espaço privilegiado para a socialização da criança. Pensando na socialização do aluno surdo, a escola poderá optar uma proposta de educação que valorize a
linguagem oral, para o aluno valorizar o modelo ouvintista.
língua portuguesa escrita e o contato com textos acadêmicos.
língua de sinais, para favorecer a oralização do surdo.
língua de sinais e o contato com os pares surdos, para construção de uma identidade mais fortalecida.
modalidade bimodal, para o aluno expressar seus sentimentos.
Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?
Explicar o conteúdo novamente ao aluno.
Combinar de estudar os exercícios junto com o aluno após a aula.
Mediar a comunicação entre aluno e professor.
Pedir para o colega ao lado ajudar o aluno.
Dizer ao professor que o aluno não entende porque é surdo.
A rede estadual de ensino deve viabilizar a inclusão do aluno surdo e sua escolarização, com o ensino de LIBRAS, o ensino em LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa. Isso ocorre
em um turno e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) em outro.
período integral na escola especial.
apenas na Educação Infantil e no Ensino Médio.
no período de 2 anos até o aluno apresentar domínio da língua de sinais.
por tempo indeterminado, até que o aluno surdo tenha domínio da língua oral.
A sistematização do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve iniciar-se na educação infantil para viabilizar, com pleno êxito, as atividades de alfabetização de alunos surdos. Quando, por algum motivo, o aluno não foi beneficiado pelas atividades da educação infantil e, principalmente, se estiver com defasagem idade/série no período de alfabetização, deve-se priorizar o uso
de sinais caseiros e a língua oral.
da linguagem oral e dos restos auditivos.
de alfabeto manual e expressões corporais.
da língua de sinais e da língua portuguesa escrita.
de figuras e gestos mímicos.
O valor da língua de sinais e sua utilização pela comunidade surda levaram a reforçar uma opção comunicativa com as crianças surdas: o bilinguismo. Entretanto, uma dificuldade encontrada na prática, quanto à utilização dessa língua, é a formação de
pais e professores.
amigos e familiares.
coordenadores e inspetores educacionais.
pais e terapeutas.
professores e alunos.
As experiências de linguagem nas relações sociais participam desde cedo, ou desde sempre, da formação da criança. Assim, é nessa dinâmica da fala viva que se estabelecem
a fala e os gestos.
a percepção visual e o mundo interior.
a linguagem e os aspectos vocais.
as relações com a cultura.
a percepção corporal e a ausência da audição.
Segundo Pereira (SEE, 2005), a imagem de dificuldade do surdo em relação à escrita pode ser observada nas cópias que ele é solicitado a fazer como forma de escrever. Observe o texto abaixo.
O texto
está bem organizado com começo, meio e fim.
é pobre de vocabulário.
não apresenta conjunções e verbos.
está confuso e desestruturado.
não apresenta argumentação.
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