Questões de Pedagogia do ano 2011

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É fundamental a ação coordenada dos múltiplos profissionais que atuam com alunos com deficiência física, pois é necessário

  • A.

    considerar o aluno como alguém que poderá oferecer as pistas mais importantes sobre suas necessidades e possibilidades.

  • B.

    garantir que o professor realize o trabalho de letramento conforme as orientações do fonoaudiólogo.

  • C.

    que o profissional da área médica faça prescrições atualizadas a partir dos relatórios mensais da equipe.

  • D.

    permitir a avaliação de capacidades e déficits específicos de cada caso.

  • E.

    que o educador se aproprie do conhecimento dos profissionais de saúde e aprenda a atuar em seu lugar quando necessário.

Pereira (SEE, 2005) afirma que, quando se trata da compreensão da leitura por alunos surdos, é preciso considerar que a maior parte deles chega à escola sem língua e frequentemente inicia o aprendizado da leitura e da escrita do português. Conclui-se que, para a maioria das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa

  • A.

    desenvolver a percepção visual e auditiva.

  • B.

    aprender um código escrito restrito.

  • C.

    desenvolver uma habilidade inata.

  • D.

    aprender a fala para depois aprender a escrever.

  • E.

    aprender uma língua.

Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar

  • A.

    todos os erros ortográficos de escrita e acentuação.

  • B.

    o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático).

  • C.

    o desempenho linguístico e o nível fonológico.

  • D.

    a amplitude do vocabulário apresentado.

  • E.

    a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita.

A socialização é fator indispensável no processo de desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos pela sociedade. A escola também é um espaço privilegiado para a socialização da criança. Pensando na socialização do aluno surdo, a escola poderá optar uma proposta de educação que valorize a

  • A.

    linguagem oral, para o aluno valorizar o modelo ouvintista.

  • B.

    língua portuguesa escrita e o contato com textos acadêmicos.

  • C.

    língua de sinais, para favorecer a oralização do surdo.

  • D.

    língua de sinais e o contato com os pares surdos, para construção de uma identidade mais fortalecida.

  • E.

    modalidade bimodal, para o aluno expressar seus sentimentos.

Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?

  • A.

    Explicar o conteúdo novamente ao aluno.

  • B.

    Combinar de estudar os exercícios junto com o aluno após a aula.

  • C.

    Mediar a comunicação entre aluno e professor.

  • D.

    Pedir para o colega ao lado ajudar o aluno.

  • E.

    Dizer ao professor que o aluno não entende porque é surdo.

A rede estadual de ensino deve viabilizar a inclusão do aluno surdo e sua escolarização, com o ensino de LIBRAS, o ensino em LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa. Isso ocorre

  • A.

    em um turno e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) em outro.

  • B.

    período integral na escola especial.

  • C.

    apenas na Educação Infantil e no Ensino Médio.

  • D.

    no período de 2 anos até o aluno apresentar domínio da língua de sinais.

  • E.

    por tempo indeterminado, até que o aluno surdo tenha domínio da língua oral.

A sistematização do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve iniciar-se na educação infantil para viabilizar, com pleno êxito, as atividades de alfabetização de alunos surdos. Quando, por algum motivo, o aluno não foi beneficiado pelas atividades da educação infantil e, principalmente, se estiver com defasagem idade/série no período de alfabetização, deve-se priorizar o uso

  • A.

    de sinais caseiros e a língua oral.

  • B.

    da linguagem oral e dos restos auditivos.

  • C.

    de alfabeto manual e expressões corporais.

  • D.

    da língua de sinais e da língua portuguesa escrita.

  • E.

    de figuras e gestos mímicos.

O valor da língua de sinais e sua utilização pela comunidade surda levaram a reforçar uma opção comunicativa com as crianças surdas: o bilinguismo. Entretanto, uma dificuldade encontrada na prática, quanto à utilização dessa língua, é a formação de

  • A.

    pais e professores.

  • B.

    amigos e familiares.

  • C.

    coordenadores e inspetores educacionais.

  • D.

    pais e terapeutas.

  • E.

    professores e alunos.

As experiências de linguagem nas relações sociais participam desde cedo, ou desde sempre, da formação da criança. Assim, é nessa dinâmica da fala viva que se estabelecem

  • A.

    a fala e os gestos.

  • B.

    a percepção visual e o mundo interior.

  • C.

    a linguagem e os aspectos vocais.

  • D.

    as relações com a cultura.

  • E.

    a percepção corporal e a ausência da audição.

Segundo Pereira (SEE, 2005), a imagem de dificuldade do surdo em relação à escrita pode ser observada nas cópias que ele é solicitado a fazer como forma de escrever. Observe o texto abaixo.

O texto

  • A.

    está bem organizado com começo, meio e fim.

  • B.

    é pobre de vocabulário.

  • C.

    não apresenta conjunções e verbos.

  • D.

    está confuso e desestruturado.

  • E.

    não apresenta argumentação.

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