Questões de Pedagogia do ano 2011

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Alunos com distúrbios neuromotores podem apresentar algumas alterações como aversão a certos tipos de estímulos táteis (defensividade tátil) e intolerância ao movimento, bem como alterações na discriminação tátil. Esse tipo de reação, com propostas para o tratamento, foi estudado

  • A.

    pelo método neuroevolutivo de Bobath.

  • B.

    pela abordagem construtivista de Piaget.

  • C.

    pela abordagem sociocultural de Vygotsky.

  • D.

    pela teoria de integração sensorial de Jean Ayres.

  • E.

    pelo método Doman-Delacato.

Há diversos recursos de tecnologia assistiva desenhados para que alunos com distúrbio neuromotor, que afeta os membros superiores, tenham maior autonomia nas atividades pedagógicas em sala de aula. No caso de Gustavo, 9 anos, que tem paralisia cerebral e apresenta movimentação involuntária, a solução que promoverá a leitura de O menino maluquinho, de Ziraldo é:

  • A.

    letras móveis e suporte para texto tipo canaleta.

  • B.

    engrossador de lápis e pulseiras de peso.

  • C.

    participação de um ledor e de um escriba.

  • D.

    prancha inclinada e separador de páginas de feltro.

  • E.

    uso de placa de metal e letras imantadas.

Luana, 6 anos, apresenta malformação congênita do tubo neural, hidrocefalia associada, com desvio de líquido cefalorraquiano por válvula. Apresenta falta de controle de esfíncteres (usa fraldas) e se locomove com cadeira de rodas. É compatível com essa descrição:

  • A.

    espinha bífida.

  • B.

    acondroplasia.

  • C.

    paralisia cerebral atáxica.

  • D.

    artrite reumatoide.

  • E.

    esclerose múltipla.

A distrofia muscular é uma doença de origem genética ou hereditária e natureza geralmente progressiva. Segundo Cardona Martín et al., está correto afirmar:

  • A.

    O educador, no caso de doenças degenerativas, deve sempre relevar as exigências acadêmicas e priorizar atividades que o aluno deseja realizar.

  • B.

    O treinamento físico intensivo e diário com pesos é indicado para elevar a tolerância à fadiga muscular.

  • C.

    Atividades relacionadas à melhoria da capacidade respiratória, como a música (canto ou tocar flauta doce) são recomendadas.

  • D.

    O aluno deve ser retirado do contexto escolar ao primeiro sinal de diminuição de capacidade, optando- se por aulas particulares em casa.

  • E.

    A distrofia muscular de Duchenne afeta apenas as as pessoas do sexo feminino.

No âmbito da falta de oralidade em alunos com distúrbios neuromotores, é correto afirmar que

  • A.

    a falta de fala por uma criança com deficiência física é indicação de que ela desenvolveu um atraso intelectual.

  • B.

    o único profissional competente para introduzir a comunicação suplementar e alternativa é o fonoaudiólogo.

  • C.

    a falta de comunicação oral por uma criança com distúrbio neuromotor requer que se converse com ela de forma compassada em tom mais alto, para ela entender.

  • D.

    o sistema Bliss de comunicação alternativa deve ser utilizado apenas com adolescentes e adultos, por ser um sistema bastante abstrato.

  • E.

    a presença ou ausência da oralidade em alunos com distúrbios neuromotores não está necessariamente relacionada à deficiência intelectual.

Para qual quadro de deficiência física seria necessário garantir mobiliário com tampo de mesa inclinado com bordas, apoio para pés, cinturões pélvicos, assento em cunha pendente?

  • A.

    Poliomielite.

  • B.

    Nanismo.

  • C.

    Artrogripose.

  • D.

    Paralisia cerebral coreo-atetoide.

  • E.

    Amputação de membro inferior esquerdo.

Com relação ao uso de cadeiras e/ou cadeiras de rodas pelos alunos com deficiência física é correto afirmar que

  • A.

    o controle postural oferecido por uma cadeira bem adaptada é muito importante para a prevenção de instalação de deformidades e escaras de contato.

  • B.

    a cadeira de rodas é um meio de transporte e deslocamento, portanto o aluno com deficiência física sempre deve ser transferido para um assento/carteira escolar, depois de chegar à sala de aula.

  • C.

    a escola pode encomendar cadeiras almofadadas em tamanho padrão para os seus alunos com deficiência física.

  • D.

    o aluno com deficiência, uma vez instalado no assento escolar, deve ali permanecer, devido aos transtornos causados pelo seu deslocamento e mudança de posição.

  • E.

    a cadeira de rodas na sala de aula representa uma vantagem psicológica para o aluno com deficiência, que fica posicionado acima dos seus colegas.

Ao planejar a organização da sala de aula para o aluno com deficiência física usuário de andador, muletas, bengala ou cadeira de rodas, deve-se levar em consideração que

  • A.

    cada aluno deve escolher o lugar onde gostaria de se sentar, o que contribui para a constituição de amizades.

  • B.

    os espaços de passagem entre as carteiras da sala devem ser suficientemente amplos para o acesso e a circulação do aluno.

  • C.

    a carteira do aluno com deficiência física não deve ficar próxima à porta, para ele não querer sair a toda hora.

  • D.

    o aluno usuário de andador, muletas, bengala ou cadeira de rodas deve ficar no fundo para não atrapalhar a circulação dos demais.

  • E.

    os interruptores de luz devem ser colocados em várias alturas, para contemplar as diferentes alturas dos alunos.

A avaliação do desempenho educacional deve ser realizada

  • A.

    a partir da identificação dos déficits do aluno.

  • B.

    limitando-se ao contexto de sala de aula.

  • C.

    utilizando-se de materiais adaptados e suportes técnicos.

  • D.

    com o apoio de instrumentos psicométricos.

  • E.

    considerando-se prioritariamente os resultados finais.

O professor deve acompanhar o quadro de saúde de seu aluno e precisa saber se a situação corporal e o desempenho das funções motoras são estáveis ou se há um quadro degenerativo com perspectiva de perda de potencialidades. Isso tem por objetivo

  • A.

    informar a família sobre o prognóstico do aluno, explicando a natureza de seu quadro neuromotor.

  • B.

    obter dados para saber quando o aluno deve ser encaminhado para uma instituição especializada.

  • C.

    discriminar se o desempenho do aluno, quando abaixo do esperado, se deve a desinteresse, desconhecimento ou dificuldade de compreensão ou a involução neuromotora.

  • D.

    preparar-se para assumir as funções dos profissionais de saúde no ambiente escolar, na sala multifuncional, no contraturno.

  • E.

    ajudar o aluno a buscar informações adicionais sobre o problema na internet, para ter base mais ampla para falar com o médico.

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