Questões de Pedagogia do ano 2011

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No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A aprendizagem do conhecimento formal depende da realização de atividades específicas, próprias do funcionamento cerebral.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A criança que não frequenta a escola apresenta comprometimento em seu desenvolvimento cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

O processo de desenvolvimento do ser humano é contínuo e dividido em períodos, sendo a velhice um deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

A criança mobiliza os conhecimentos por ela já adquiridos para realizar novas aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

Em linguagem antropológica e educacional, humanização significa combate à violência na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tecnologia educacional, sob a ótica do processo, está presente como forma de entender e ver a cultura, o meio, a realidade social e o crescimento político e estrutural a que as pessoas se auto-submetem nos processos de ensinar e aprender.

Tais processos incidem diretamente na

  • A.

    escolha de habilidades.

  • B.

    articulação dos currículos.

  • C.

    determinação de conteúdos.

  • D.

    opção por técnicas inovadoras.

  • E.

    definição de informações básicas.

Uma proposta de tecnologia na educação que crie impacto na aprendizagem e no ensino, no sentido de tornar-se libertadora e não opressora, tem que ser fundamentada em uma compreensão da aprendizagem humana e em uma concepção de educação também libertadora.

Dessa forma, não se trata de uma educação contra a tecnologia, mas uma educação em que os alunos possam

  • A.

    refletir sobre sua condição no mundo frente aos desafios postos pela tecnologia.

  • B.

    assimilar os conhecimentos tecnológicos, exigência atual de sucesso nos estudos.

  • C.

    incorporar o saber científico voltado à criação do conhecimento tecnológico.

  • D.

    aceitar novos valores, incorporando as novas tecnologias em seu dia a dia.

  • E.

    refletir sobre as diferenças existentes entre o ensino tradicional e o ensino moderno.

Os elementos que um educando adulto pode construir porque sua experiência de vida assim o permitiu naquele momento, não necessariamente são os mesmos para outro que possivelmente teve outra experiência com outros elementos.

Logo, desenvolver a formação continuada por meio de propostas previamente definidas e organizadas pelo referencial dos conhecimentos e da lógica de quem ensina

  • A.

    possibilita estruturar um trabalho preciso, sem cair nas armadilhas da subjetividade dos conhecimentos dos alunos.

  • B.

    exige a preparação de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao mundo do trabalho.

  • C.

    favorece a organização curricular voltada especificamente para as lacunas existentes na formação dos educandos.

  • D.

    pode significar invalidar ou não fazer sentido às experiências vividas pelos educandos e a seus conhecimentos construídos.

  • E.

    permite o desenvolvimento de um processo mais organizado de aquisição do conhecimento, habilidades e competências.

A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.

Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização

  • A.

    desconhece os conhecimentos necessários à sua sobrevivência.

  • B.

    ignora as causas de sua condição de atraso de estudo e de pobreza.

  • C.

    precisa se esforçar para vencer suas dificuldades cognitivas nos estudos.

  • D.

    carece aprender os conhecimentos fundamentais ao mercado de trabalho.

  • E.

    necessita aprender a aprender para assim conseguir adquirir habilidades profissionais.

As práticas educativas voltadas ao adulto precisam levar em conta que o educando:

I. Está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente.

II. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.

III. Possui, notadamente, dificuldade de abstração na construção de conhecimentos novos.

IV. Apresenta maior capacidade de concentração na aprendizagem, pois valoriza os estudos em sua vida.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

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