Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo. A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:

I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.

III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.

IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.

V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe

  • A.

    a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.

  • B.

    um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.

  • C.

    no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.

  • D.

    o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.

  • E.

    o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.

Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de “hominização” (tornar-se homem), de singularização (tornar- se exemplo único de homem), de socialização (tornarse membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo préexistente. Portanto, aprender é

  • A.

    entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.

  • B.

    sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.

  • C.

    um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.

  • D.

    dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.

  • E.

    refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.

Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola:

− A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo.

− A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre.

− A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida.

Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de

  • A.

    inclusão social.

  • B.

    capacitação intelectual.

  • C.

    eficiência escolar.

  • D.

    fracasso escolar.

  • E.

    redução da desigualdade social.

Para planejar uma aula, o professor deverá organizar, numa sequência, os elementos estruturantes da mesma. Assinale a alternativa que evidencia este encadeamento.

  • A. Avaliação dos conteúdos, estabelecimento da metodologia, delimitação dos objetivos.
  • B. Determinação dos conteúdos, estabelecimento da metodologia e avaliação do processo.
  • C. Delimitação de objetivos, estabelecimento da metodologia, determinação dos conteúdos, avaliação.
  • D. Delimitação de objetivos, determinação de conteúdos, estabelecimento da metodologia e avaliação.
  • E. Determinação de conteúdos, indicação dos objetivos, avaliação e estabelecimento da metodologia.

Analise as afirmativas sobre aula virtual, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A aula virtual, por ser divulgada através de computadores conectados à internet, isola as pessoas no seu espaço.

( ) Por se realizar em ambientes virtuais de aprendizagem, não existe a possibilidade de adotar métodos tradicionais numa aula virtual.

( ) A grande quantidade de conteúdos e materiais que a aula virtual disponibiliza é suficiente para garantir a aprendizagem do aluno.

  • A. V – V – V
  • B. V – F – V
  • C. F – F – V
  • D. F – V – F
  • E. F – F – F

Assinale a alternativa que corresponde à técnica mais apropriada para o professor apresentar um assunto de modo sistemático, quando os alunos possuem poucas possibilidades de ter contato direto com os fatos ou acontecimentos deste assunto.

  • A. Seminário
  • B. Júri simulado
  • C. Trabalho em grupo
  • D. Trabalho independente
  • E. Exposição pelo professor

Assinale a alternativa que representa a principal vantagem da avaliação somativa ou integradora.

  • A. Possibilitar a classificação dos alunos através das notas obtidas, permitindo a separação da classe.
  • B. Possibilitar a uniformização dos conhecimentos entre os alunos, evitando descompassos entre eles.
  • C. Possibilitar a percepção dos conhecimentos que os alunos já possuem, promovendo um melhor planejamento.
  • D. Possibilitar o acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno, verificando o que deve ser reforçado ou melhorado.
  • E. Possibilitar a valoração do processo de aprendizagem do aluno oportunizando a validação das atividades realizadas.

A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:

1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.

2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.

 3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    2 , apenas.

Com relação à metodologia por projetos pode-se afirmar que ela:

1. contribui para o maior desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos alunos.

2. promove maior interação entre conteúdos, através da Interdisciplinaridade.

3. torna o professor o principal sujeito no processo educativo.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    2, apenas.

  • E.

    1 e 2, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...