Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo. A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:
I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.
III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.
IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.
V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
I, II e III.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.
Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe
a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.
um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.
no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.
o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.
o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.
Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de hominização (tornar-se homem), de singularização (tornar- se exemplo único de homem), de socialização (tornarse membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo préexistente. Portanto, aprender é
entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.
sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.
um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.
dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.
refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.
Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola:
− A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo.
− A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre.
− A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida.
Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de
inclusão social.
capacitação intelectual.
eficiência escolar.
fracasso escolar.
redução da desigualdade social.
Para planejar uma aula, o professor deverá organizar, numa sequência, os elementos estruturantes da mesma. Assinale a alternativa que evidencia este encadeamento.
Analise as afirmativas sobre aula virtual, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A aula virtual, por ser divulgada através de computadores conectados à internet, isola as pessoas no seu espaço.
( ) Por se realizar em ambientes virtuais de aprendizagem, não existe a possibilidade de adotar métodos tradicionais numa aula virtual.
( ) A grande quantidade de conteúdos e materiais que a aula virtual disponibiliza é suficiente para garantir a aprendizagem do aluno.
Assinale a alternativa que corresponde à técnica mais apropriada para o professor apresentar um assunto de modo sistemático, quando os alunos possuem poucas possibilidades de ter contato direto com os fatos ou acontecimentos deste assunto.
Assinale a alternativa que representa a principal vantagem da avaliação somativa ou integradora.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:
1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.
2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.
3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.
Está(ão) correta(s)
1, 2 e 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
2 , apenas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Com relação à metodologia por projetos pode-se afirmar que ela:
1. contribui para o maior desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos alunos.
2. promove maior interação entre conteúdos, através da Interdisciplinaridade.
3. torna o professor o principal sujeito no processo educativo.
Está(ão) correta(s)
1, 2 e 3.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
2, apenas.
1 e 2, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...