Questões de Pedagogia do ano 2011

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Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos.

O planejamento de ensino corresponde ao conjunto de ações previsto para ser desenvolvido pelo professor com a colaboração dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos.

Ao se elaborar um plano didático, deve-se primar pela rigidez e exatidão, a fim de se garantir a implementação de todas as atividades nele previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à didática, que compreende a elaboração de planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso e plano de aula, julgue os itens subsecutivos.

O plano de aula consiste em um documento elaborado pelo professor, no qual deve constar descrição pormenorizada do trabalho docente a ser desenvolvido em um semestre letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma escola de Ensino Médio os alunos estão ansiosos para a realização o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Porém, um grupo de alunos recusa-se a realizar o exame. Neste caso, o diretor da escola deve

  • A.

    conversar com os alunos sobre a importância da realização deste exame, deixando porém que os mesmos decidam quanto à sua participação, pois o Enem é de adesão voluntária.

  • B.

    obrigar o grupo de alunos a realizar a prova, pois trata-se de um exame obrigatório para todos os alunos deste segmento no País.

  • C.

    encaminhar uma carta para os pais/responsáveis por esses alunos, solicitando que conversem com os mesmos e os convençam da importância e obrigatoriedade deste exame.

  • D.

    solicitar a ajuda dos professores no convencimento dos alunos para a realização da prova, pois este é um exame que contribuirá para a bonificação dos docentes.

  • E.

    informar os alunos de que poderão não realizar o exame, embora, nesse caso, suas notas finais serão afetadas.

A sociedade atual, fortemente marcada pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação, coloca para a escola a necessidade de

  • A.

    resistir politicamente à entrada das TICs na escola, preservando os alunos da massificação tecnológica.

  • B.

    aderir ao ensino à distância como forma de garantir a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

  • C.

    planejar as ações pedagógicas de forma a possibilitar que os alunos recebam os conhecimentos efetivamente.

  • D.

    controlar o uso das tecnologias, já que os alunos apenas as utilizam para comunicar-se socialmente.

  • E.

    organizar situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos lidar com as tecnologias de modo seletivo e reflexivo.

A meta política é preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica. (Meta Política definida pela UNESCO, 2009, para o trabalho relacionado às Tecnologias da Informação e Comunicação/TICs junto aos alunos).

A gestão escolar contribui para que essa meta seja atingida quando

  • A.

    treina os professores para utilizar as ferramentas e aplicativos para a realização de seus planejamentos.

  • B.

    conhece os procedimentos para acesso à rede e manutenção de computadores, assim como programas em geral.

  • C.

    convence o grupo de professores da importância do trabalho com TICs para o futuro dos alunos a partir da discussão de textos da área.

  • D.

    altera o currículo da escola, considerando as TICs como principal eixo norteador do trabalho.

  • E.

    implementa ações de formação docente no desenvolvimento do uso das TICs visando a apropriação dessas tecnologias por parte do aluno.

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no uso de suas atribuições, instituiu, nesse estado, por meio da deliberação no 09/97, o regime de Progressão Continuada, entendido como

  • A.

    necessidade de avaliação das competências, com fundamento nos conteúdos mínimos e obrigatórios, dispostos nas diretrizes nacionais.

  • B.

    aprovação automática de todas as crianças, independentemente das conquistas realizadas, ao final de cada ciclo do Ensino Fundamental.

  • C.

    controle da matrícula referenciada nos resultados da aprendizagem por série e disciplina, de modo a evitar que alunos reprovados mudem de escola.

  • D.

    manutenção dos requisitos previstos para a modalidade Aceleração, conforme a idade do aluno e sua série de destino, resguardada sua vontade.

  • E.

    garantia de avaliação da aprendizagem, que deve ser objeto de recuperação contínua e paralela, a partir dos resultados parciais ou finais.

Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um

  • A.

    saber da formação profissional, que se encontra sistematizado em doutrinas ou teorias compreendidas como fonte privilegiada de conhecimento e de experiência profissional.

  • B.

    conjunto de conhecimentos atemporais e de diferentes naturezas, que tem como eixo central o saber da experiência que emerge da tradição cultural.

  • C.

    conhecimento oriundo da experiência e legitimado por ela, incorporado à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e de saber-ser.

  • D.

    saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

  • E.

    saber formado por um conjunto de crenças a partir das quais os professores interpretam e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões.

A Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas forneceu, diante da Resolução SE no 93/2009, instruções relativas às competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. Estipula, assim, que o docente responsável pela recuperação paralela deve, rotineiramente,

  • A.

    favorecer a permanência do aluno nessas atividades, de modo que ele obtenha uma maior atenção do professor nas aulas da classe regular.

  • B.

    realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, detalhando as dificuldades apontadas pelo professor da classe.

  • C.

    evidenciar as formas de acompanhamento, pela equipe gestora, do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do semestre.

  • D.

    fazer uso do horário das aulas de recuperação para contemplar, no caso de escolas com até 15 (quinze) classes, o mínimo de três dias por semana.

  • E.

    estipular a metodologia e materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados nas aulas regulares, articulando-as às aulas de recuperação.

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

Memória e percepção não constituem funções psíquicas necessárias à aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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