Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Andy Hargreaves (2004), cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que os professores, na sociedade do conhecimento, se comprometam com
a aprendizagem baseada em padrões, na qual todos os alunos, e não apenas alguns, tenham bons desempenhos.
o aluno e suas necessidades, para atender às diversas demandas que os estudantes e as famílias trazem para a sala de aula.
a pesquisa acadêmica, para que desenvolvam habilidades que garantam uma atuação adequada aos novos eventos na ciência.
a tecnologia educacional, visando a favorecer o desenvolvimento de habilidades de raciocínio de ordem mais elevada.
o ensino, tornando público um saber restrito, que em cada época é tido socialmente como necessário.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.
A avaliação processual e formativa considera não só as aprendizagens atuais, mas também suas possibilidades de aprendizagens futuras.
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A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.
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A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A educação especial inclusiva não prevê programas de atendimento à população indígena.
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A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
Cabe aos responsáveis pelas creches entrar em contato com a família das crianças, quando estas estiverem impossibilitadas de frequentar as creches por motivo de doença.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
No período de adaptação das crianças, é recomendado o acesso parcial das famílias às dependências da creche, a fim de evitar a reação adversa das crianças durante esse período.
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Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, deve ser elaborado em consonância com as necessidades das crianças e de seus familiares.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.
Por muito tempo na história da educação brasileira, as dificuldades de aprendizagem estiveram associadas a problemas socioeconômicos e culturais, enfrentados por crianças e jovens das classes desfavorecidas. Esse posicionamento continua sendo defendido pelas concepções críticas de educação.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.
Buscar apoios pedagógicos nas próprias condições sociais concretas dos alunos é uma forma de colher os meios de levar um aluno com dificuldades escolares a interessar-se pelas atividades, a ter vontade de aprender e a dedicar-se aos estudos.
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