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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.
Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.
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A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.
A realização de atividades de forma autodirigida é a principal característica da liderança democrática ou consultiva.
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A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.
A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades quanto a características de personalidade.
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A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.
Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.
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Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.
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Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.
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Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista.
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Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.
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Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.
Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.
Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a
formação do professor coordenador é a maneira mais viável de superar essa situação.
suspensão automática dos alunos ou professores que tiverem uma atitude discriminatória é medida que contribui para diminuir o acontecimento desses fatos.
conversa com os alunos e professores homossexuais para que evitem se expor é uma maneira de preservá-los do preconceito socialmente cristalizado.
posição firme da escola, representada pelo gestor, colocando limites para que assuntos extracurrículo não atrapalhem a execução do projeto pedagógico, é fundamental.
formação da equipe escolar que possibilite aos professores a reflexão sobre seus próprios preconceitos pode contribuir com a mudança das formas de se relacionar.
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