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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.
Na fase de elaboração do diagnóstico, o conhecimento dos objetivos, das metas e do estilo da organização pode interferir negativamente na percepção das relações profissionais estabelecidas internamente nessa organização, dificultando, assim, a obtenção de um diagnóstico correto da dinâmica organizacional.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.
O diagnóstico organizacional fornece informações relevantes para a elaboração do planejamento da organização, contribuindo para o processo decisório e a realização das mudanças desejadas.
Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.
Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.
Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III − direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,
concordou com essa fala, pois é fato que a ampliação dos direitos contribui com a diminuição da autoridade do professor.
concordou com essa fala, pois especificamente nesse parágrafo há ingerência do ECA em uma definição da escola sobre critérios de avaliação.
discordou dessa fala, pois o professor confundiu a questão da autoridade com a clareza dos critérios da avaliação.
registrou a opinião do professor e informou ao professor coordenador para que tomasse as providências em relação à formação.
preferiu não emitir uma posição com relação a essa fala, pois isso iria restringir o professor na sua liberdade de expressão.
Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.
Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.
Esse documento legal
não tem relação alguma com o regime de progressão continuada, já que um regula os direitos da criança e do adolescente e outro o sistema de avaliação.
tem seus princípios em conformidade com o regime de progressão continuada, pois ambos visam a garantir o direito ao acesso e à permanência do aluno na escola.
está em desacordo com o regime de progressão continuada, pois o ECA garante o direito à educação, enquanto o regime de progressão continuada o flexibiliza.
sustenta-se equivocadamente na ideia de garantia dos direitos e não no mérito do aluno que se esforça para aprender.
reforça a preponderância dos direitos do adolescente na sociedade atual.
Para Alarcão (2010), gerir uma escola reflexiva diz respeito a nortear-se pelo projeto de escola, tomando decisões adequadas no momento certo. Para tanto, há que se garantir a
especialização do corpo docente.
organização financeira da instituição.
ação eficiente do gestor.
adoção do currículo nacional.
construção coletiva do projeto.
Pedro acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural de São Paulo. A escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas, em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas atividades da gestão, o diretor deve
manter a atual relação com as famílias, pois, mesmo com alguns problemas, qualquer ação pode ser vista como tentativa de exclusão dos pais da escola.
estabelecer horários de reuniões com os pais e limitar a ida à escola apenas aos horários de entrada e saída dos alunos.
compor com o vice-diretor um esquema que amplie as possibilidades de atendimento das demandas dos pais, que são sempre emergenciais.
propor encontros de pais na escola, em que possam ser combinados horários de reuniões e estratégias de organização coletiva.
manter-se mais na sala da direção, de forma que sua presença não seja demandada diretamente pelos pais na escola.
Para atender ao artigo 12 da LDB (Lei no 9.394/96) , que incumbe a instituição de elaborar e executar sua proposta pedagógica, o gestor, tomando como norte os princípios da gestão democrática, tem o papel de
coordenar os diferentes atores da equipe escolar, buscando superar conflitos e garantir a convergência dos interesses dos vários segmentos.
ouvir as equipes técnica e docente da escola e redigir um documento que contemple a pluralidade de posições nela existentes.
selecionar adequadamente um profissional externo à instituição que possa de forma mais isenta elaborar e implementar uma proposta pedagógica.
informar-se com o órgão central sobre os encaminhamentos e regimentos comuns à rede em que a escola está inserida.
realizar uma eleição na qual a maioria escolha representantes que se responsabilizem pela elaboração da proposta a ser implementada por todos.
Marçal e Souza (2001), em material do Progestão, destacam que a autonomia construída no âmbito das escolas diz respeito à
garantia legal da soberania da instituição, por meio da qual a gestão toma as decisões necessárias para o bom funcionamento da escola.
implementação de um projeto pedagógico compartilhado, pelo qual a equipe escolar responde pelas ações e resultados da prática educativa.
determinação legal expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que todas as escolas brasileiras devem acatar.
atuação individualizada e responsável de cada funcionário da escola, que, ao ser efetivado, está ciente de suas obrigações.
necessidade da gestão escolar garantir o atendimento das demandas dos alunos e suas famílias.
No inicio do ano letivo a demanda por vagas no ensino fundamental em uma escola da periferia da cidade São Paulo é maior do que sua capacidade. Os pais que estão à procura de vagas já pesquisaram nas demais escolas da região, porém nenhuma tem possibilidade de realização de matriculas. Nestes casos, o diretor da escola deve
informar os pais de alunos que as vagas já estão preenchidas e que os mesmos aguardem até o próximo ano letivo para matricular seus filhos.
solicitar que os pais entrem com uma ação no Ministério Público para conseguirem as vagas.
entrar em contato com CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) para procurar uma solução para o problema.
articular-se com a Secretaria de Educação para buscar possíveis alternativas para a resolução do problema.
estabelecer parcerias com a comunidade para reforma e ampliação do espaço para abertura de novas vagas.
Rosana, diretora de uma escola de Ensino Fundamental, ao chegar em seu local de trabalho encontra um pai de aluno na secretaria, reclamando com os funcionários da escola sobre a postura de determinado professor. Como uma diretora pautada por princípios da gestão da democrática, ela deverá
dispensar o pai, informando-o de que a secretaria da escola não é o local para a realização desse tipo de reclamação e ressaltando que, caso haja alguma dúvida, uma reunião poderá ser agendada junto à direção e coordenação.
perguntar o nome do filho e do professor em questão, informando que resolverá o problema internamente, e que o pai será avisado de sua resolução por meio do caderno de recados do aluno.
conversar com o pai, ouvindo suas sugestões de como melhorar o trabalho e convidá-lo para as demais reuniões realizadas pela escola para discutir em grupo essa melhoria.
ouvir o pai com atenção, chamando depois o professor e o aluno para uma conversa e, caso necessário, trocar o aluno de sala, acabando com o conflito em questão.
realizar reunião com todos os professores para explicitar o caso e frisar a necessidade de alinhamento das ações realizadas na escola para que sejam evitados esses conflitos.
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