Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Associe as atribuições do gestor escolar, relacionados na coluna da esquerda, com os respectivos tipos de gestores, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Analise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos.
II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho.
III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário.
IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional.
V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnicocientífica.
O plano de gestão escolar é
I. condição de garantia da autonomia da escola.
II. planejamento de ações individuais do gestor.
III. documento de identidade da escola.
IV. retrato do projeto coletivo.
V. burocracia inerente ao diretor.
Está correto o apresentado APENAS em
I, III e IV.
I, II e III.
III, IV e V.
II, III e IV.
I, III e V.
O conselho de classe/série consiste em um
colegiado que tem como objetivo maior avaliar como a escola vem desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem.
dispositivo utilizado ao final do processo de avaliação dos alunos com problemas de aprendizagem.
espaço criado pelos diretores de escola para participar dos processos de avaliação dos alunos da escola.
recurso usado pelos professores para resolver questões relativas a comportamento e relacionamento com as turmas.
espaço democrático criado na escola para socializar com os alunos os resultados da avaliação da aprendizagem.
A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de
não interferência, já que o grêmio deve ser iniciativa dos alunos.
apoio, com a criação de espaços de participação dos alunos no cotidiano escolar.
controle, pois os alunos do ensino fundamental precisam disso constantemente.
tutela, já que os alunos precisam se adaptar ao projeto pedagógico da escola.
não apoio, pois as experiências de grêmio estudantil acabam em conflitos com a gestão.
Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:
I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.
II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.
III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.
IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.
V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.
As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em
I, II e III.
III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, II e V.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2011
Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.
( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.
( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.
( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.
( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.
( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.
A sequência correta é:
V,V, F, F,V.
F, F,V,V, F.
V, F,V, F,V.
V, F, F,V, F.
F,V, F,V, F.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...