Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

De acordo com a concepção sociocrítica, devem-se privilegiar as interações sociais na construção do espaço escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Planejamento Participativo pressupõe:

I. Colaboração dos participantes na discussão da organização institucional; porém, não interferindo nas definições de estratégias que é função de especialistas.

II. Descentralização e caminho para a democratização da gestão institucional.

III. Participação de todos envolvidos num debate democrático, incorporação dos significados das diferentes práticas sociais, individuais e coletivas, nas decisões.

IV. Procedimentos, estratégias e conteúdos organizados e sistematizados por um coordenador.

V. Planejamento, acompanhamento e avaliação das proposições e ações planejadas e replanejamento.

VI. Elaboração de projetos somente pela comunidade escolar, em especial, pelos alunos e pais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, IV e VI.

  • B.

    II, III, IV e VI.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    IV, V e VI.

Zabala, preocupado em analisar a prática educativa, propõe um modelo de interpretação que se contrapõe ao tradicional modelo em que o professor é visto como aplicador de fórmulas pré-estabelecidas, herdadas da tradição. Nessa análise Zabala:

1. propõe a adoção de uma perspectiva processual que inclui planejamento, aplicação e avaliação, tendo em vista assegurar um sentido integral às variáveis metodológicas que caracterizam as unidades de intervenção pedagógica.

2. valoriza a adoção de práticas docentes que vêm sendo utilizadas pelos professores ao longo dos tempos, tendo em vista garantir a sua segurança no ato de ensinar.

3. considera os condicionantes do contexto educativo, a exemplo das pressões sociais, da trajetória histórica dos educadores e das mudanças científico-tecnológicas que configuram os tempos presentes.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    1 e 3, apenas.

Celso Antunes, 2010, ao refletir sobre desenvolvimento e competência na sala de aula, argumenta que “não mais basta acumular conhecimentos, é essencial estar à altura de aproveitar e explorar pela vida inteira todas as possibilidades do aprendizado, da atualização e do enriquecimento”. Nesse sentido é necessário que o professor:

1. trabalhe as informações de forma diferente, atribuindolhes um significado de forma contextualizada.

2. estimule e desenvolva inteligências e competências, deixando de ensinar conteúdos.

3. ensine ao aluno a dialogar, a negociar, a converter problemas em oportunidades de aprendizagens.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    3, apenas.

  • B.

    1, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3, apenas.

  • E.

    2 e 3, apenas.

Revisitando a função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem, Zabala ressalta que:

1. a finalidade da escola é garantir a formação integral do aluno, tecendo críticas à ênfase conferida à dimensão cognitiva e advogando a valorização das experiências vividas pelos alunos.

2. se deve ampliar os significados dos conteúdos da aprendizagem, promovendo-se o deslocamento do debate pedagógico da questão do que ensinar para a indagação sobre o por que ensinar.

3. os conteúdos a serem propostos pelos professores devem envolver todas as dimensões da pessoa humana, materializadas nas seguintes tipologias de aprendizagem: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    1 e 3, apenas.

Segundo Saviani, algumas correntes modernas da educação buscam rearticular seus discursos face às transformações que marcam a contemporaneidade, promovendo mudanças na forma de ver a relação escola x sociedade. Desse modo, as tendências pedagógicas contemporâneas apresentam como traços gerais:

1. A relativização do conhecimento sistematizado, destacando o caráter instável de todo conhecimento.

2. A ideia dos sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.

3. A resistência às formas de homogeneização e dominação cultural.

4. Ênfase ao multiculturalismo, à diferença, ao pluralismo, à subjetividade.

Estão corretas

  • A.

    2, 3 e 4, apenas.

  • B.

    1, 2 e 3, apenas.

  • C.

    1, 3 e 4, apenas

  • D.

    1, 2 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Para Saviani, o esboço de um quadro geral das correntes pedagógicas contemporâneas inclui:

  • A.

    A tendência racional-tecnológica que abrange o ensino da excelência e o ensino tecnológico.

  • B.

    As tendências neocognitivistas, a exemplo do construtivismo pós-piagetiano e as ciências cognitivistas.

  • C.

    As tendências holísticas, dentre as quais a teoria da complexidade e a ecopedagogia.

  • D.

    As tendências não-críticas que incluem, dentre outras, o tecnicismo.

  • E.

    As tendências sóciocríticas, incluindo a teoria históricocultural e a teoria da ação comunicativa.

No que se refere à educação no contexto da modernidade, julgue os itens seguintes.

O desafio da educação formal nas sociedades globalizadas é desenvolver, nos alunos, a habilidade de abstração, o que só se torna possível por meio de atividades em que sejam trabalhados conteúdos e técnicas isolados da realidade cotidiana.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à educação no contexto da modernidade, julgue os itens seguintes.

O impacto que a educação possa ter sobre as sociedades contemporâneas requer uma visão complexa das relações entre as instituições educacionais e o conjunto de processos de natureza social, política e econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...