Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
De acordo com a concepção sociocrítica, devem-se privilegiar as interações sociais na construção do espaço escolar.
Planejamento Participativo pressupõe:
I. Colaboração dos participantes na discussão da organização institucional; porém, não interferindo nas definições de estratégias que é função de especialistas.
II. Descentralização e caminho para a democratização da gestão institucional.
III. Participação de todos envolvidos num debate democrático, incorporação dos significados das diferentes práticas sociais, individuais e coletivas, nas decisões.
IV. Procedimentos, estratégias e conteúdos organizados e sistematizados por um coordenador.
V. Planejamento, acompanhamento e avaliação das proposições e ações planejadas e replanejamento.
VI. Elaboração de projetos somente pela comunidade escolar, em especial, pelos alunos e pais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, IV e VI.
II, III, IV e VI.
II, III e V.
I, II e III.
IV, V e VI.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Zabala, preocupado em analisar a prática educativa, propõe um modelo de interpretação que se contrapõe ao tradicional modelo em que o professor é visto como aplicador de fórmulas pré-estabelecidas, herdadas da tradição. Nessa análise Zabala:
1. propõe a adoção de uma perspectiva processual que inclui planejamento, aplicação e avaliação, tendo em vista assegurar um sentido integral às variáveis metodológicas que caracterizam as unidades de intervenção pedagógica.
2. valoriza a adoção de práticas docentes que vêm sendo utilizadas pelos professores ao longo dos tempos, tendo em vista garantir a sua segurança no ato de ensinar.
3. considera os condicionantes do contexto educativo, a exemplo das pressões sociais, da trajetória histórica dos educadores e das mudanças científico-tecnológicas que configuram os tempos presentes.
Está(ão) correta(s)
2 e 3, apenas
1, 2 e 3.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Celso Antunes, 2010, ao refletir sobre desenvolvimento e competência na sala de aula, argumenta que não mais basta acumular conhecimentos, é essencial estar à altura de aproveitar e explorar pela vida inteira todas as possibilidades do aprendizado, da atualização e do enriquecimento. Nesse sentido é necessário que o professor:
1. trabalhe as informações de forma diferente, atribuindolhes um significado de forma contextualizada.
2. estimule e desenvolva inteligências e competências, deixando de ensinar conteúdos.
3. ensine ao aluno a dialogar, a negociar, a converter problemas em oportunidades de aprendizagens.
Está(ão) correta(s)
3, apenas.
1, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Revisitando a função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem, Zabala ressalta que:
1. a finalidade da escola é garantir a formação integral do aluno, tecendo críticas à ênfase conferida à dimensão cognitiva e advogando a valorização das experiências vividas pelos alunos.
2. se deve ampliar os significados dos conteúdos da aprendizagem, promovendo-se o deslocamento do debate pedagógico da questão do que ensinar para a indagação sobre o por que ensinar.
3. os conteúdos a serem propostos pelos professores devem envolver todas as dimensões da pessoa humana, materializadas nas seguintes tipologias de aprendizagem: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.
Está(ão) correta(s)
2 e 3, apenas
1, 2 e 3.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Segundo Saviani, algumas correntes modernas da educação buscam rearticular seus discursos face às transformações que marcam a contemporaneidade, promovendo mudanças na forma de ver a relação escola x sociedade. Desse modo, as tendências pedagógicas contemporâneas apresentam como traços gerais:
1. A relativização do conhecimento sistematizado, destacando o caráter instável de todo conhecimento.
2. A ideia dos sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.
3. A resistência às formas de homogeneização e dominação cultural.
4. Ênfase ao multiculturalismo, à diferença, ao pluralismo, à subjetividade.
Estão corretas
2, 3 e 4, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 3 e 4, apenas
1, 2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Para Saviani, o esboço de um quadro geral das correntes pedagógicas contemporâneas inclui:
A tendência racional-tecnológica que abrange o ensino da excelência e o ensino tecnológico.
As tendências neocognitivistas, a exemplo do construtivismo pós-piagetiano e as ciências cognitivistas.
As tendências holísticas, dentre as quais a teoria da complexidade e a ecopedagogia.
As tendências não-críticas que incluem, dentre outras, o tecnicismo.
As tendências sóciocríticas, incluindo a teoria históricocultural e a teoria da ação comunicativa.
No que se refere à educação no contexto da modernidade, julgue os itens seguintes.
O desafio da educação formal nas sociedades globalizadas é desenvolver, nos alunos, a habilidade de abstração, o que só se torna possível por meio de atividades em que sejam trabalhados conteúdos e técnicas isolados da realidade cotidiana.
No que se refere à educação no contexto da modernidade, julgue os itens seguintes.
O impacto que a educação possa ter sobre as sociedades contemporâneas requer uma visão complexa das relações entre as instituições educacionais e o conjunto de processos de natureza social, política e econômica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...