Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:

I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.

II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.

IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.

Está correto o apresentado APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Assinale a alternativa que indica o compartilhamento das competências políticas, técnicas e financeiras dos diversos entes federados no desenvolvimento da educação.

  • A. Política educacional.
  • B. Autonomia federativa.
  • C. Regime de colaboração.
  • D. Função redistributiva e supletiva da união.
  • E. Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.

A produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a):

  • A. ENEM
  • B. ENADE
  • C. SINAES
  • D. Prova Brasil
  • E. Provão

As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação “custo-benefício”, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:

  • A. liberais
  • B. socialistas
  • C. anarquistas
  • D. neoliberais
  • E. welfare state

Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O problema é que, ao invés de políticas, são implementados programas e projetos educativos, cujo fim é promover ações que se consolidam como medidas de contenção social.

( ) Uma característica das ações educativas focalizadas é que as ações costumam ser mais assistencialistas e compensatórias do que verdadeiramente formativas.

( ) Um discurso presente nas ações educacionais focalizadas é o da responsabilidade social, apropriando-se de pressupostos que fazem parte das lutas das classes populares.

  • A. V – V – V
  • B. V – F – V
  • C. F – F – F
  • D. F – F – V
  • E. V – V – F

Na contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável. Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira:

  • A. possibilita que a maioria da população brasileira tenha acesso ao mercado de trabalho.
  • B. obriga a maioria dos jovens brasileiros a cursarem o ensino superior, público ou privado.
  • C. resulta em diminuição dos postos de trabalho que possam absorver a maioria da população brasileira.
  • D. o cidadão brasileiro tem, assim, a oportunidade de acesso à educação de qualidade, desde que assim o queira.
  • E. a responsabilidade sobre o emprego é deslocada da responsabilidade coletiva do Estado, dos governos, dos empresários e colocada sobre o próprio indivíduo.

As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:

1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.

2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.

3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    2, apenas.

O que confere a um Livro Didático a sua qualidade pedagógica não é só a sua forma própria de organização interna, mas também o modo de utilizá-lo. Diante disso é incorreta a afirmativa:

  • A.

    O conhecimento das necessidades que determinam o seu uso, de acordo com a proposta de ensino do professor e o Projeto Político-Pedagógico da escola.

  • B.

    A capacidade por parte dos professores de entender os limites do Livro Didático e ir além deles.

  • C.

    O aproveitamento das oportunidades que o Livro Didático oferece de acesso ao mundo da escrita e à cultura letrada.

  • D.

    A adoção de posturas didáticas que estimulem a leitura de outros livros, alimentando e orientando a curiosidade dos alunos.

  • E.

    Admitir que o bom uso de um Livro Didático não depende de uma articulação adequada com outros tipos de recursos e materiais didáticos, uma vez que ele é capaz de mobilizar e subsidiar o processo de ensino-aprendizagem.

O MEC, através de sua política do livro didático para o Ensino Médio, explicita os impactos e transformações que espera ver alcançados com sua implementação, destacando:

1. A homogeneização no trato dos conteúdos contidos nos livros didáticos, com a finalidade de garantir uma unidade nacional como condição à elevação dos índices de qualidade da educação brasileira.

2. O compromisso com a universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio.

3. A consolidação da identidade dessa etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos, a oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos.

4. O reconhecimento e a priorização da interlocução com as culturas juvenis.

5. A superação das desigualdades regionais mediante o trato de conteúdos indispensáveis à formação dos alunos.

Estão corretas apenas

  • A.

    1, 3 e 5.

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    2, 4 e 5.

  • E.

    2, 3 e 5.

A política de distribuição de livros didáticos pelo FNDE aos alunos do ensino médio pode ser entendida como:

1. Possibilidade de auxiliar o professor no processo de formação cidadã, que prevê a organização curricular na perspectiva do trabalho, da ciência e da cultura.

2. Um recurso a mais para alunos e professores, uma vez que se vive em um tempo em que a oferta de recursos destinados à disseminação do conhecimento é cada vez maior no espaço das escolas públicas brasileiras.

3. Visa permitir uma aproximação o mais efetiva possível entre os conteúdos abordados nos livros didáticos e o projeto político-pedagógico da escola.

4. Tem por objetivo superar as especificidades do aluno do Ensino Médio no que se refere às mudanças físicas e psíquicas e às expectativas diante dos desafios que se apresentam nessa fase da vida, sobretudo quanto ao exercício profissional.

Estão corretas apenas

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1 e 3.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    1 e 4.

  • E.

    2 e 3.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...