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Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:
I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.
IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.
Está correto o apresentado APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Assinale a alternativa que indica o compartilhamento das competências políticas, técnicas e financeiras dos diversos entes federados no desenvolvimento da educação.
A produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a):
As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação custo-benefício, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:
Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo do texto acima, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O problema é que, ao invés de políticas, são implementados programas e projetos educativos, cujo fim é promover ações que se consolidam como medidas de contenção social.
( ) Uma característica das ações educativas focalizadas é que as ações costumam ser mais assistencialistas e compensatórias do que verdadeiramente formativas.
( ) Um discurso presente nas ações educacionais focalizadas é o da responsabilidade social, apropriando-se de pressupostos que fazem parte das lutas das classes populares.
Na contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável. Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:
1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.
2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.
3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.
Está(ão) correta(s)
1, 2 e 3.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
2, apenas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O que confere a um Livro Didático a sua qualidade pedagógica não é só a sua forma própria de organização interna, mas também o modo de utilizá-lo. Diante disso é incorreta a afirmativa:
O conhecimento das necessidades que determinam o seu uso, de acordo com a proposta de ensino do professor e o Projeto Político-Pedagógico da escola.
A capacidade por parte dos professores de entender os limites do Livro Didático e ir além deles.
O aproveitamento das oportunidades que o Livro Didático oferece de acesso ao mundo da escrita e à cultura letrada.
A adoção de posturas didáticas que estimulem a leitura de outros livros, alimentando e orientando a curiosidade dos alunos.
Admitir que o bom uso de um Livro Didático não depende de uma articulação adequada com outros tipos de recursos e materiais didáticos, uma vez que ele é capaz de mobilizar e subsidiar o processo de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O MEC, através de sua política do livro didático para o Ensino Médio, explicita os impactos e transformações que espera ver alcançados com sua implementação, destacando:
1. A homogeneização no trato dos conteúdos contidos nos livros didáticos, com a finalidade de garantir uma unidade nacional como condição à elevação dos índices de qualidade da educação brasileira.
2. O compromisso com a universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio.
3. A consolidação da identidade dessa etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos, a oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos.
4. O reconhecimento e a priorização da interlocução com as culturas juvenis.
5. A superação das desigualdades regionais mediante o trato de conteúdos indispensáveis à formação dos alunos.
Estão corretas apenas
1, 3 e 5.
1, 2 e 3.
2, 3 e 4.
2, 4 e 5.
2, 3 e 5.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A política de distribuição de livros didáticos pelo FNDE aos alunos do ensino médio pode ser entendida como:
1. Possibilidade de auxiliar o professor no processo de formação cidadã, que prevê a organização curricular na perspectiva do trabalho, da ciência e da cultura.
2. Um recurso a mais para alunos e professores, uma vez que se vive em um tempo em que a oferta de recursos destinados à disseminação do conhecimento é cada vez maior no espaço das escolas públicas brasileiras.
3. Visa permitir uma aproximação o mais efetiva possível entre os conteúdos abordados nos livros didáticos e o projeto político-pedagógico da escola.
4. Tem por objetivo superar as especificidades do aluno do Ensino Médio no que se refere às mudanças físicas e psíquicas e às expectativas diante dos desafios que se apresentam nessa fase da vida, sobretudo quanto ao exercício profissional.
Estão corretas apenas
1 e 2.
1 e 3.
2 e 4.
1 e 4.
2 e 3.
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