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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O poder público, as instituições e os empregadores devem propiciar condições adequadas para que as crianças lactentes possam ser amamentadas por suas mães, excetuando-se para as crianças cujas mães estejam em restrição de liberdade, a fim de se evitar riscos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Crianças e adolescentes têm direito à liberdade de opinião, expressão, crença e culto religioso e de participar da vida política, na forma da lei.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
O atendimento educacional especializado público e gratuito é garantido até o ensino fundamental.
Uma das indicações da SEE-SP é que a avaliação interna das aprendizagens dos alunos assuma um caráter formativo. Isso significa que a avaliação deve
ser um instrumento de controle das aprendizagens dos alunos para fins de promoção ou recuperação.
informar o professor e o gestor escolar os resultados obtidos pelos alunos ao longo de todo o ano letivo.
ser um instrumento propiciador de aprendizagem e destinado a reorientar o planejamento das práticas de ensino.
classificar e aprovar os alunos de modo a adequar as possíveis distorções entre o que se espera e o que o aluno sabe em determinado ano/ciclo.
auxiliar na avaliação da escola em relação a sua qualidade de ensino.
A estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Educação, na década de 1990, para garantir a universalização da educação e a regularização do fluxo dos alunos no que se refere à relação idade/série foi a
criação dos sistemas de avaliação Saresp/Idesp.
determinação de habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos em cada ano/série.
implantação da nova Proposta Curricular.
criação do Projeto Ler e Escrever.
implantação do regime de Progressão Continuada.
As Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental norteiam o desenvolvimento do Projeto Pedagógico de estados, municípios e unidades escolares, uma vez que
determinam as habilidades, competências e expectativas de aprendizagem a serem desenvolvidas pelos alunos em cada ano e os processos e metodologias de avaliação a serem utilizados.
favorecem a reflexão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que devem embasar as práticas a serem desenvolvidas nas diferentes unidades escolares e como devem ser realizadas as ações de formação de professores.
determinam a grade horária das disciplinas e conteúdos a serem desenvolvidos, assim como favorecem a elaboração de um projeto pedagógico independente no que se refere aos temas transversais.
determinam uma Base Nacional Comum referente ao conjunto de conteúdos mínimos das áreas de conhecimento e uma Parte Diversificada, que garante a autonomia das escolas e sistemas de ensino para incluir temas relacionados à sua realidade.
estabelecem a relação entre a teoria e a prática a ser desenvolvida pelas escolas e secretarias estaduais e municipais, com vistas a aprimorar a qualidade nas instituições de ensino fundamental em todo País.
Um diretor, após receber os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo de sua escola, identifica que as habilidades previstas na Proposta Pedagógica e nos Planos de Ensino de sua unidade não dialogam com a matriz de habilidades previstas no Saresp. Para conseguir melhores resultados na avaliação, o diretor, junto com o professor coordenador, decide desenvolver ações formativas com os professores da escola. Neste sentido, os principais documentos a serem utilizados nessa ação formativa são
a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, a matriz do Saresp e os documentos que norteiam as avaliações nacionais e internacionais.
as Matrizes de avaliação do Saeb, Saresp e os conteúdos do Enem.
a Proposta Curricular do Estado de São Paulo e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.
as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e os documentos que norteiam as avaliações internacionais.
os documentos que norteiam as avaliações nacionais e internacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
A partir do texto acima e das indicações realizadas no documento Matrizes de referência para avaliação: documento básico − SARESP da SEE-SP, considere:
I. Realizar uma reunião com os coordenadores da escola para exigir um acompanhamento mais efetivo de seus professores e alunos, ressaltando a importância da melhora dos resultados para o recebimento de bonificação.
II. Analisar os dados referentes à sua unidade, identificando os principais desafios expressos nos resultados obtidos para, a partir daí, elaborar em plano de ações para melhorar os indicadores em sua unidade.
III. Realizar uma reunião com pais e professores para discussão dos resultados e definição de ações conjuntas para melhora da qualidade na escola.
IV. Reler, juntamente com coordenadores e professores, a Proposta Curricular para o Estado de São Paulo, e auxiliar na definição das habilidades prioritárias a serem trabalhadas junto aos alunos.
V. Propor a revisão dos conteúdos trabalhados durante o ano de 2010 e realizar mais provas semelhantes ao Saresp de forma a preparar o aluno para o exame.
As ações de um diretor de escola que mais poderão contribuir para a melhora das aprendizagens dos alunos e dos resultados dessas escolas no Saresp no próximo ano são as que constam APENAS em
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
I, II e IV.
Uma escola alcançou melhora no Saresp, na comparação entre os resultados de 2009 e os de 2010. Porém o seu resultado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) apresentou uma pequena queda. Isto significa que a escola apresentou
um alto fluxo escolar (muitas evasões e repetências).
um baixo resultado na Prova Brasil.
altos índices de absenteísmo docente.
uma piora nas estruturas físicas necessárias para a realização das atividades.
um baixo índice de reprovação.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado no ano de 2007, integra o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O Ideb, que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, fornecendo dados por escolas, municípios e estados, é calculado a partir
dos resultados do Censo Escolar e da Prova Brasil.
dos resultados do Censo Escolar, do Saeb e da Prova Brasil.
das notas expressas nos boletins e das faltas dos alunos em todo Brasil.
dos resultados da Prova Brasil e do Saeb.
dos resultados expressos nas diversas avaliações realizadas em âmbitos nacionais e estaduais.
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