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O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) é realizado
anualmente e tem como principais objetivos: − verificar o desempenho de todos os alunos nas diferentes unidades escolares; − fornecer dados para os estados e municípios desenvolverem suas políticas educacionais voltadas para a formação docente; − favorecer o reconhecimento dos gestores das fragilidades de sua unidade escolar.
a cada quatro anos e tem como principais objetivos: − investigar fatores socioeconômicos que interferem na aprendizagem dos alunos; − verificar o desempenho dos alunos nas diversas disciplinas; − oferecer, às diversas administrações públicas educacionais, informações para o desenvolvimento e monitoramento de suas políticas.
a cada dois anos e tem como principais objetivos: − indicar aspectos a serem aperfeiçoados em cada unidade escolar; − disponibilizar informações relevantes a gestores e técnicos de educação para a elaboração de políticas educacionais; − possibilitar que a sociedade civil conheça as reais condições da realidade educacional brasileira.
anualmente e tem como principais objetivos: − melhorar os resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País; − determinar caminhos para o aperfeiçoamento dos espaços e condições para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; − verificar o grau de eficiência dos sistemas de ensino municipais e estaduais.
a cada dois anos e tem como principais objetivos: − acompanhar e monitorar a qualidade e equidade dos sistemas educacionais; − disponibilizar informações para as secretarias municipais e estaduais elaborarem e avaliarem o desempenho de suas políticas educacionais; − oferecer a educadores e sociedade civil informações referentes às condições e resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País.
O censo escolar acontece
a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.
a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.
anualmente e realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas à Educação Básica, fornecendo um conjunto de informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais e avaliação do desempenho dos sistemas de ensino.
a cada quatro anos, em âmbito nacional, por meio do preenchimento de instrumental padronizado, que tem como objetivo levantar dados para a formulação de políticas educacionais nos estados e municípios.
nualmente e levanta dados referentes à formação dos professores das diferentes unidades escolares e auxilia na elaboração de políticas educacionais voltadas para o aperfeiçoamento docente em todo País.
São alterações realizadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir do ano de 2007:
aplicação da avaliação em todos os alunos participantes da rede estadual de ensino e inclusão de novas disciplinas (Ciências, Física, Química, Biologia, História e Geografia).
inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e implantação do sistema de bonificação dos professores da rede.
inclusão das disciplinas das áreas Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia), além das já avaliadas anualmente (Língua Portuguesa e Matemática).
pré-testagem dos itens das provas e adequação das habilidades avaliadas às do Sistema de Avaliação da Educação Básica, para a terceira, quarta e oitava séries do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio.
implantação do sistema de bonificação dos professores e inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e pré-testagem dos itens solicitados nas provas.
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo − IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal − o ano letivo. Por este motivo, o IDESP é composto por dois critérios:
a promoção e retenção de uma série para a outra e as deficiências de aprendizado encontradas no ano letivo seguinte, no SARESP e na Prova Brasil.
o indicador de desempenho (ID), que avalia os problemas de aprendizagem, e o indicador de fluxo (IF), que mede o rendimento dos alunos na série e disciplina.
a viabilidade dos alunos estarem na série em que se encontram e de dominarem, ainda que precocemente, os conteúdos e habilidades previstos para outras.
a possibilidade de os professores terem se equivocado nos critérios de aprovação (dos alunos) e as convicções dos docentes (quanto aos critérios empregados).
o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo − SARESP (o quanto eles aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam).
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir das ideias expressas no texto acima, julgue os itens seguintes, relativos às culturas e tradições religiosas no Brasil.
Desde 2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio é obrigatório.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
A educação comparada surgiu, no século XIX, do interesse dos Estados nacionais, que então se organizavam, em comparar sistemas educacionais com o objetivo de buscar subsídios para a estruturação de seus respectivos sistemas de ensino.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
O componente crítico da educação comparada, cujo foco é a conscientização, confere uma perspectiva emancipadora aos estudos comparativos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
Ao defender a existência de mecanismos de controle dos países desenvolvidos sobre aspectos da educação dos países em desenvolvimento, a tradição comparatista em educação incorpora uma forma moderna de colonialismo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as abordagens tradicionais dos estudos comparados em educação, os fenômenos educativos e culturais devem ser estudados sob a perspectiva crítica.
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