Questões de Pedagogia do ano 2011

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Na visão adotada em Goldfeld (1997) sobre a educação de surdos, língua materna é definida como aquela

  • A.

    ensinada sistematicamente através da língua majoritária.

  • B.

    adquirida pelas relações interpessoais, não podendo ser aprendida formalmente.

  • C.

    majoritária do país, adquirida após interação com a comunidade ouvinte e surda.

  • D.

    gestual e mímica como um código formado por regras gramaticais.

  • E.

    adquirida formalmente pelas relações interpessoais, podendo ser aprendida no contexto educacional.

Em pesquisa com surdos e ouvintes, Sá (in Skliar, 2005), a respeito de entrevista com surdo, afirma: ...esta abordagem deu um pouco mais de língua de sinais, mas as mãos ainda estavam confusas, muito trancadas... não combinava a fala com as mãos: era um problema. A autora está se referindo

  • A.

    ao bilinguismo ou biculturalismo.

  • B.

    ao oralismo e bilinguismo.

  • C.

    à Comunicação Total e oralismo.

  • D.

    ao bilinguismo e Comunicação Total.

  • E.

    à Comunicação Total ou bimodalismo.

Para Lunardi (in Skliar, 2005), a discussão acerca do currículo escolar nos possibilita refletir sobre o multiculturalismo. Define-se educação multicultural como aquela que constrói o currículo

  • A.

    planejado e constituído por um conjunto de conhecimentos de forma perpendicular.

  • B.

    que contemple as diversidades culturais e permita, aos surdos, serem agentes de sua própria educação.

  • C.

    ouvintista, negando e excluindo outras possibilidades de comunicação.

  • D.

    homogêneo, centralizando o sujeito no padrão ocidental.

  • E.

    que envolva as diversidades culturais e permita, aos surdos, seguirem a uma hierarquia definida pela escola.

A escola moderna necessita de referências fixas para educar e disciplinar os sujeitos desiguais. Tendo em vista que o surdo é diferente na sua cultura e língua, Lopes (in Skliar, 2005) considera relevante que os educadores comprometidos com a multiplicidade adquiram uma postura

  • A.

    de imposição cultural, uniformizando os sujeitos.

  • B.

    estável, submetendo os grupos desiguais a uma integração aos grupos disciplinados.

  • C.

    adaptadora, buscando normalizar o surdo por meio de um intensivo tratamento individual.

  • D.

    crítica, de análise da pedagogia, da escola, dos poderes e das diferenças.

  • E.

    de desenvolvimento, formando grupos no mesmo estágio cognitivo para realização de atividades.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Quando foi que se falou, pela primeira vez, em direito à Educação? Foi na

  • A.

    Declaração de Salamanca.

  • B.

    Declaração Universal de Direitos Humanos.

  • C.

    Convenção de Paris.

  • D.

    Convenção de Todos pela Educação.

  • E.

    Conferência Mundial de Necessidades Educativas Especiais.

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

Segundo a concepção liberal tradicional, o compromisso da escola é com a transmissão da cultura e dos valores da sociedade, excluindo-se do ensino a compreensão crítica das questões sociais, próprias de outras esferas da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção histórico-crítica, a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber contribui para a eliminação da seletividade social, favorecendo, portanto, a construção da democracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

Levar à transformação da realidade, por meio do questionamento das relações dos indivíduos entre si e com a natureza é função da escola, segundo a concepção progressista libertadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal tecnicista, a pesquisa científica, a tecnologia educacional e a análise experimental do comportamento são os instrumentos básicos para que se garanta a formação de indivíduos competentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal renovadora não diretiva, cabe à escola proporcionar experiências que possibilitem ao aluno educar-se por meio da interação entre as estruturas cognitivas e o ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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