Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

  • A.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.

  • B.

    histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.

  • C.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.

  • D.

    textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.

O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da

  • A.

    igualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.

  • B.

    igualdade social, o da justiça social e o da exclusão social.

  • C.

    desigualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.

  • D.

    desigualdade social, o da injustiça social e o da inclusão social.

Entende-se por avaliação formativa aquela que

  • A.

    é voltada à compreensão dos processos sociocognitivos dos alunos; ela permite ao professor aproximar-se dos processos de aprendizagem do aluno, compreender como ele está elaborando seu conhecimento e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.

  • B.

    exige do professor uma correta elaboração técnica, pois tem como finalidade o controle total da aprendizagem escolar e permite com isso constatar quais foram os reais avanços de seus alunos e ainda tomar decisões com relação à aprovação/reprovação.

  • C.

    recupera os fatos nas memórias individuais e coletivas dos alunos e possibilita avaliar os conceitos apreendidos, devendo partir sempre de uma avaliação inicial.

  • D.

    parte da premissa de que a escola deve avaliar somente a dimensão cognitiva e, para isso, o instrumento mais adequado a ser utilizado são as provas escritas.

O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento

  • A.

    estratégico, voltado a uma Gestão da Qualidade Total na Escola, que incentiva a participação dos educadores na sua totalidade e motiva todos os envolvidos a construírem o Projeto Político-Pedagógico.

  • B.

    administrativo, que estabelece níveis de prioridades, funções detalhadas, metas a serem atingidas; para isso, o gestor da escola deve esclarecer que conta com a colaboração de todos para execução do trabalho cotidiano e o bom funcionamento da unidade.

  • C.

    participativo, que contenha uma proposta bem determinada, uma filosofia, conceitos e modelos próprios, e instrumentos e técnicas próprios. Pretende servir para o planejamento político, não apenas estratégico para a instituição, mas também para o planejamento administrativo a serviço deste planejamento político, contribuindo para a construção de uma determinada sociedade.

  • D.

    coletivo, que contenha a missão da escola e desenvolva um processo educativo ligado ao bem comum e voltado à informação de todos. Para isso, a equipe gestora se compromete a avaliar o processo percorrido ao longo do ano letivo, dando devolutivas sistematicamente nas reuniões pedagógicas.

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:

  • A.

    É importante ter a clareza de que hoje as crianças e jovens estão sem parâmetros e sem saber “quem educa quem”. No entanto, é preciso reconhecer que, em meio a tantas dúvidas, o melhor é deixar a “poeira abaixar”, pois não é fácil nem para os pais e nem para escola assumir alguma posição neste momento.

  • B.

    Cabe aos pais colocar os limites necessários às crianças, pois a criança que cresce sem entender a importância dos limites necessários para a convivência social torna-se, na maioria das vezes, um indivíduo com desvio de comportamento. Os bancos escolares são responsáveis somente pela educação informativa.

  • C.

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deixa claro que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Quanto à educação propriamente dita, a responsabilidade fica somente para a escola.

  • D.

    Com relação aos valores que vão orientar e formar o indivíduo em sua trajetória de vida, é de responsabilidade da família assumir o papel na formação do indivíduo. A função da escola é assegurar a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual e deixar claro para os pais e para todos envolvidos que a formação ética faz parte das atribuições de todo educador, sendo necessária a imposição de alguns valores, principalmente no que se refere à qualidade do convívio social escolar.

Considerando que a escola ocupa um espaço e um lugar que são transformados pelas relações ali estabelecidas e, portanto, não é neutra, e que carrega signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais entre todos os que o habitam, os educadores devem

  • A.

    repensar na organização interna da escola para que esta seja coerente com sua concepção de ensino-aprendizagem e com a proposta de gestão participativa, e buscar outros espaços formadores na cidade e no campo para planejar sua ação pedagógica.

  • B.

    saber organizar os espaços para que os adultos possam controlar todas as situações, previsíveis ou não, e atuar para além da transmissão de conhecimentos.

  • C.

    planejar estudos do meio para suas crianças, transformando o território em um livro aberto. A experiência com múltiplas linguagens e com diversidade pode deixar as crianças confusas, demandando maior atenção dos educadores.

  • D.

    acompanhar detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e, para isso, o centro das atenções do grupo deve ser o quadro negro.

A escola é um terreno fértil para construir conhecimento sobre o Eu e o Outro e fazer desse conhecimento novas formas de intervenção no mundo. Sabendo disso, pensar as relações escolares a partir de uma perspectiva geracional significa considerar que

  • A.

    o trabalho com a diversidade deve ser específico e reservado para momentos devidamente planejados para atender à tamanha exigência. Bons exemplos seriam as datas comemorativas, festa junina, natal, momentos em que o trabalho educativo flui naturalmente.

  • B.

    o trabalho com a diversidade não significa apenas listar as diferenças físicas, culturais ou religiosas entre as crianças, mas pressupõe o trato isolado com as diferenças e com as semelhanças, para que a escola construa uma única proposta pedagógica na qual todos os envolvidos possam se sentir “iguais”.

  • C.

    a existência da diversidade entre as gerações deve ser contemplada na construção do currículo escolar, salientando, porém, que as normas, processos de avaliação e regimentos internos deverão ser os mesmos para todos os estudantes, desde a alfabetização até o final do ensino fundamental.

  • D.

    a idade da criança deve ser entendida como um tempo de formação humana específico, reconhecendo que cada geração revela momentos muito distintos envolvendo sujeitos que são diferentes não apenas pela idade, mas por estarem dialogando com valores, conflitos e interesses distintos.

O Fórum Mineiro de Educação Infantil − FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

  • A.

    Diagnóstico, Planejamento, Regulamentação, Gestão, Financiamento, Formação de Profissionais, Proposta Pedagógica.

  • B.

    Avaliação de viabilidade do plano de carreira dos professores, da estratégia de reforma arquitetônica das escolas, bem como da relação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação.

  • C.

    Aprofundamento do diagnóstico psicológico das crianças pequenas e de suas famílias, objetivando compreender as dificuldades de adaptação da criança ao meio escolar.

  • D.

    Envolvimento da comunidade de educadores em um estudo que investigue se a evasão e o fracasso no ensino fundamental são consequências de repetências consecutivas por conta da idade inapropriada da criança pequena matriculada no 1º ano.

Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é

  • A.

    o currículo que defende o agrupamento de assuntos para serem memorizados e uma sequência de exercícios a serem praticados até serem dominados pelos alunos.

  • B.

    o referencial de conteúdos curriculares que os alunos precisam aprender para se assumirem como cidadãos capazes de desenvolver e expressar opiniões, analisar e julgar comportamentos e fatos do cotidiano.

  • C.

    a faculdade de mobilizar simultaneamente um conjunto de recursos cognitivos − como saberes, habilidades e informações − para se posicionar com clareza e solucionar com pertinência e eficácia variadas situações de aprendizagem.

  • D.

    a capacidade indispensável da escola de constituir-se em um lugar no qual as gerações transmitam umas às outras o acervo dos conhecimentos historicamente construídos.

Sabe-se que o que dá sentido aos processos de aprendizagem é o grau de comprometimento emocional que o grupo de alunos e professores atribui aos atos de ensinar e aprender. Sabe-se ainda que a emoção tem papel fundamental nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula e na construção de vínculos entre as pessoas do grupo, o que favorece o desabrochar do interesse pelo conhecimento. Partindo dessa premissa, cabe ao professor

  • A.

    solicitar que os alunos se coloquem de maneira passiva diante da aprendizagem e que aguardem que o professor os oriente sobre o que devem fazer para garantir altos níveis de concentração.

  • B.

    explicar para os alunos, no início do ano escolar, as diferentes aprendizagens e conhecimentos que terão no espaço escolar, despertando seu interesse em diversificar os aprendizados, alternando aqueles obtidos no cotidiano com os construídos na escola.

  • C.

    colocar-se disponível para os alunos, saber escutar o grupo e compreender as demandas de conhecimento que surgem entre eles, através da observação, das conversas, da investigação das expressões corporais e das brincadeiras.

  • D.

    intervir sempre que o grupo de crianças apresentar perguntas do tipo: "Por que chove? O que tem dentro do nosso corpo? Por que os homens fazem guerra?", informando que haverá um momento propício para responder às indagações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...