Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção correta.
O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.
O planejamento de ensino consiste no resumo das atividades didáticas da escola.
O planejamento da disciplina não inclui a avaliação; esta deverá fazer parte de outro momento pedagógico.
Os objetivos essenciais do planejamento de ensino são organizar, dirigir e controlar os serviços necessários à educação.
O planejamento de ensino contempla a ação de dispor elementos dentro de condições operativas que conduzam a fins determinados.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a chegada de um novo professor e o instruiu dizendo-lhe que a turma A era composta por alunos muito competentes em Matemática, dedicados aos estudos e criativos; sobre a turma B, afirmou serem alunos desinteressados, desatentos e sem futuro para as ciências exatas. Passados alguns meses observou-se considerável elevação no desempenho da turma A, assim como o resultado inverso pode ser conferido na turma B. Detalhe importante é que a coordenadora havia invertido as informações fornecidas ao professor, isto é, a turma dos bons alunos era, na verdade, a B.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.Cabe ao professor, durante a intervenção em sala de aula, interagir com a turma, auxiliar os alunos nas dificuldades e reforçar os pontos positivos na aprendizagem.
Ao assumir novas turmas, é indispensável que o professor seja informado adequadamente sobre os alunos pelas pessoas mais antigas na escola sob pena de não conseguir realizar um bom trabalho.
As informações da coordenadora pedagógica a respeito das capacidades dos alunos são fundamentais para o sucesso do trabalho do professor.
O professor deve estar atento às informações de terceiros a respeito dos seus alunos, caso contrário não conseguirá ensiná-los.
Antes de iniciar as aulas, o novo professor deveria conferir com o serviço de orientação educacional a situação dos alunos.
A respeito dos objetivos do ensino, assinale a opção correta.
Os objetivos gerais são responsáveis pela apresentação do projeto de ensino.
Os objetivos específicos são observáveis apenas a longo prazo.
As metas traçadas para uma escola fazem parte do escopo dos objetivos gerais.
Os objetivos específicos também são denominados objetivos motivacionais.
A definição dos conteúdos e dos conceitos a serem dominados é função dos objetivos gerais do ensino.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social
podem ser criados e gerenciados apenas pelos governos federal e estaduais.
são ações que visam inserir pessoas no mercado de trabalho, na escola, no universo da informática e outros.
são ações que visam retirar as pessoas das regiões periféricas trazendo-as para os centros urbanos.
são ações populares de reivindicação de melhores condições de vida e trabalho.
são programas que visam possibilitar o ingresso de pessoas nas universidades federais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Entrevista é definida como uma conversa intencional entre duas ou mais pessoas, dirigida por uma dessas pessoas com a intenção de obter informações sobre determinado assunto. A respeito de entrevista, assinale a opção correta.
Independentemente do tipo de entrevista escolhido, o pesquisador será sempre o entrevistador.
É inadequado o uso do telefone para realização de entrevistas no contexto da pesquisa acadêmica.
O trabalho de transferir para o papel o conteúdo das entrevistas gravadas em áudio denomina-se impressão.
Entrevista estruturada tem como característica principal a organização do ambiente físico onde a entrevista será realizada.
A entrevista semiestruturada caracteriza-se pela existência de um roteiro que serve de guia para o seu desenvolvimento e pela flexibilidade com relação à sequência das questões.
Com relação aos aspectos relacionados à metodologia de projetos, assinale a opção correta.
Culminação é a etapa da ação.
Anteprojeto é a denominação das ações impeditivas à execução do projeto.
A identificação do projeto é o espaço de colocação do título.
O que importa na metodologia de projetos é o caminho percorrido, portanto não se dá importância à comprovação.
A etapa mais importante do projeto é a definição do objetivo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No contexto de ensino e aprendizagem, diversos métodos são criados a partir das muitas teorias que explicam os fenômenos observados. Com relação à metodologia de projetos, assinale a opção correta.
O aluno é conquistado dia a dia para participar dos projetos.
O vocábulo problema designa uma situação de risco para o trabalho pedagógico.
O vocábulo problema designa a situação caracterizada pela diferença entre uma situação atualmente descrita e a que se pretende alcançar.
Nem todos os modelos de ensino se aplicam ao método de projetos.
Nessa metodologia o professor exerce o papel de idealizador.
Joaquim é professor de inglês e gosta muito de sua profissão. Letícia, sua aluna e fã ardorosa de determinado cantor norte-americano, é uma adolescente indisciplinada que falta às aulas e não realiza as tarefas propostas pelo professor. A fim de modificar o comportamento da aluna, o professor elabora as tarefas das aulas a partir das letras das músicas do cantor.
Com relação a essa situação hipotética e à luz do behaviorismo skinneriano, é correto afirmar que a atitude do professor Joaquimbaseia-se no conceito de reforço.
baseia-se no conceito de condicionamento respondente.
visa estimular o ego da aluna.
se explica pelo conceito de colaboração.
pode ser classificada como construtivismo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Joana é mãe de Alice, de 3 anos de idade, que ainda não frequenta a escola, e de Antônio, que tem apenas 15 dias de nascido. Mãe e filha estavam na cozinha quando Joana ouviu um ruído vindo do quarto onde Antônio dormia. A mãe então dirigiu-se à filha e solicitou que fosse verificar se seu irmãozinho estava acordado. A pequena Alice dirigiu-se, sem titubear, ao berço onde seu irmão se encontrava.
A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta segundo o pensamento de Lev Vigotski acerca de aprendizagem.O conceito de aprendizagem significativa, que se inclui no repertório conceitual de Vigotski, explica a ação da menina.
O conceito de irmão, manifestado pela menina, é conhecido como conceito cotidiano.
Para Vigotski, a ilustração pode ser explicada pela ideia de zona de desenvolvimento proximal.
Identificação e diferenciação são características do período pré-operatório, segundo Vigotski.
A menina, para saber que o irmão não é a mãe, utiliza-se do conceito de dedução.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um currículo elaborado conforme a tendência emancipadora de educação
apresenta lógica temporal rígida e inflexível.
prescreve os conteúdos necessários aos alunos.
privilegia o saber dos alunos como ponto de partida para a seleção de conteúdos.
fundamenta-se nos princípios da administração científica de Taylor.
valoriza diferentemente as áreas de conhecimento, conforme sua importância ou status na sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...