Questões de Pedagogia do ano 2012

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Uma orientadora pedagógica na rede pública. Em reunião de início de ano com os professores de uma escola para reestruturação curricular, explicitou aos presentes que o currículo deve basear-se em alguns aspectos importantes, considerando a perspectiva construtivista. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta todos os aspectos a serem ponderados na realização do projeto curricular.

  • A.

    Saber trabalhar em equipe, levar em conta as múltiplas possibilidades, pesquisar para interpretar indícios, considerar os limites de tempo, espaço e conteúdos a serem ensinados e valorizar o ensino pelo projeto curricular.

  • B.

    Conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, quantidade de alunos em cada ano/ ciclo e quantidade de professores polivalentes.

  • C.

    Os pilares da Educação, o tempo, o espaço e os conteúdos envolvidos em cada ano/ ciclo.

  • D.

    As aprendizagens imprescindíveis em cada final de ciclo e a disponibilidade formativa dos professores polivalentes e dos auxiliares em Educação.

Nas reuniões pedagógicas com os professores, a orientadora tem percebido que muitos deles estão avaliando os alunos apenas por meio de provas realizadas ao final dos trimestres escolares. Pensando na qualidade escolar, no desenvolvimento de aprendizagens essenciais e na autonomia dos alunos, a orientadora propôs uma avaliação mais abrangente, que contemplasse outros instrumentos e objetivos. Assinale a alternativa que apresenta uma avaliação mais apropriada.

  • A.

    Avaliação continuada, recuperação paralela e possibilidade de maior interação entre os alunos com dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Procedimentos pedagógicos específicos, registros de provas de forma mais sistemática, reforço escolar regular e organização de tarefas suplementares realizadas em duplas por aluno com dificuldade em conjunto com aluno sem dificuldade de aprendizagem.

  • C.

    Diferentes formas de registro e de acompanhamento das aprendizagens, atividades comuns e diversificadas aos alunos, serviços de apoio aos educandos com dificuldades, diferentes organizações de ambientes e disponibilização de materiais.

  • D.

    Tarefas suplementares combinadas às provas de verificação de assimilação dos conteúdos.

Uma professora trabalha com o 4º ano do ensino fundamental em uma escola em que há outras 4 turmas e prefere planejar e desenvolver suas aulas de forma individual. Isso faz com que seu planejamento seja bastante diferente das demais professoras do mesmo ano/ ciclo. Este ano, resolveu não seguir o currículo convencional e, ao final do trimestre, a orientadora pedagógica notou que os alunos dela estavam muito aquém dos conhecimentos dos alunos das outras salas de 4º ano. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual não é adequado desenvolver qualquer conteúdo em sala de aula, sem seguir parâmetros comuns.

  • A.

    Todos os professores do mesmo ano/ ciclo devem seguir os mesmos conteúdos na mesma semana, a fim de que os alunos não destoem tanto, mesmo que as turmas tragam consigo diferentes saberes.

  • B.

    Existem parâmetros a serem seguidos, que são determinados pela orientadora pedagógica, levando em conta as características da comunidade escolar.

  • C.

    É preciso partir dos conhecimentos prévios dos alunos e avançar conforme tenham maturidade para tal. O acompanhamento curricular deve estar atrelado ao desenvolvimento da turma, independentemente de qualquer parâmetro.

  • D.

    Existem conteúdos mínimos a serem seguidos em cada área do conhecimento, indispensáveis ao exercício da cidadania plena.

Uma diretora de escola na rede pública de ensino e, em sua prática, considera fundamental a dimensão ética da Educação. Neste sentido, a função da escola é realizar o desenvolvimento sistemático da cultura, em dimensões variadas, como a política e a técnica, mediadas pela ética. Sobre esta dimensão ética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ética não busca o fundamento do valor que norteia o comportamento humano.

  • B.

    A criança possui moral autônoma, ou seja, procura o sentido intrínseco das regras.

  • C.

    A tendência moralista da Educação evidencia e impõe valores aos alunos, como uma espécie de doutrinação.

  • D.

    A tendência filosófica está relacionada à imposição do pensamento ético.

Na escola onde uma orientadora pedagógica atua, a maioria dos professores limita-se a transmitir informações, como se fosse o único detentor do conhecimento, e a corrigir atividades dos alunos. Por meio de conversas com o grupo de professores, a orientadora já mencionou que avaliar é mais do que realizar uma atividade burocrática ou mecânica, é acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas de aprendizagem. Sob esta perspectiva, para avaliar bem, é preciso partir da

  • A.

    avaliação com precisão e de maneira adequada os alunos; é aplicar provas (testes e dissertativas), realizadas ora em duplas, ora individualmente.

  • B.

    conscientização do aluno de que só se realiza uma boa avaliação com estudo.

  • C.

    simplificação do conteúdo no momento avaliativo, para que todos tenham oportunidades semelhantes de mostrarem o que sabem.

  • D.

    recusa da prática de constatação de erros e acertos dos alunos.

Uma professora de Ensino Fundamental trabalhou por 15 anos em uma escola pública que realizava a avaliação na concepção tradicional de ensino-aprendizagem. Recentemente, ela ingressou em uma escola que valoriza a avaliação mediadora. A educadora conhece as distinções das duas formas de avaliar na teoria, mas ainda precisa aprimorar seu trabalho nessa nova perspectiva. Sobre a avaliação tradicional e a avaliação mediadora, é correto afirmar que

  • A.

    a avaliação mediadora está a serviço da seleção e da classificação, e a avaliação tradicional também, o que leva a crer que nesse aspecto as duas formas de avaliar são semelhantes.

  • B.

    a avaliação mediadora tem caráter prognóstico, e a tradicional está atrelada ao acompanhamento permanente dos alunos.

  • C.

    a avaliação mediadora é dialógica, enquanto a avaliação tradicional traz consigo a visão unilateral.

  • D.

    a avaliação tradicional promove a mobilização e a inquietação dos alunos, efeito que também pode ser obtido na avaliação mediadora.

Uma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que

  • A.

    é composto por duas avaliações complementares: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), realizadas a cada dois anos; a primeira envolve alunos matriculados no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio. A segunda, a ANRESC, envolve apenas o Ensino Fundamental (5º e 9º anos).

  • B.

    avalia a qualidade da Educação da rede pública do País, não sendo atrelado às escolas privadas.

  • C.

    não inclui as escolas realizadas na área rural devido à longa distância e também não envolve o Ensino Médio.

  • D.

    envolve apenas a área de Língua Portuguesa e está relacionado às escolas que possuem ao menos 200 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas.

Uma orientadora pedagógica, ao passar perto da sala de aula de uma das professoras da escola, ouviu a seguinte observação da docente: “Se vocês não fizerem silêncio, darei uma prova.”. Considerando as concepções atuais de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta a intervenção correta a ser feita pela a orientadora pedagógica junto à professora.

  • A.

    A orientadora pedagógica dirá à professora que ameaçar os alunos não é uma prática condizente com o que se espera da atuação dos professores. Entretanto, como ela afirmou que daria uma prova e os alunos não fizeram silêncio, deve aplicá-la ainda que não estejam preparados para isso naquele momento.

  • B.

    A orientadora pedagógica entrará na sala de aula e dirá aos alunos que devem fazer silêncio, uma vez que a professora é autoridade e deve ser respeitada. Caso não façam silêncio, reforçará que a professora aplicará uma prova com questões difíceis, já que eles parecem dominar todos os assuntos, pois não querem voltar a atenção ao que a docente diz.

  • C.

    A orientadora pedagógica dirá à professora que provas e demais instrumentos avaliativos não devem ser utilizados para fins de controle disciplinar, uma vez que são importantes objetos de análise e revisão de práticas pedagógicas e estão associados às aprendizagens reais dos alunos, em que eles têm a possibilidade de refletir sobre aquilo que, de fato, assimilaram a partir das aulas.

  • D.

    Não há intervenção a ser feita. O trabalho realizado pela professora em sala de aula é de total responsabilidade dela. Além disso, qualquer intervenção pode causar constrangimento aos alunos ou à professora e não auxiliará na condução adequada das atividades pedagógicas.

Uma professora acaba de ingressar na rede pública municipal. A coordenadora e a orientadora pedagógica reuniram-se com ela para explicar-lhe algumas diretrizes curriculares que devem ser consideradas no desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Por meio desta conversa, a professora ficou ciente de que o conceito de currículo envolve outros três. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente estes três conceitos.

  • A.

    Currículo informal/ currículo formal/ currículo padrão.

  • B.

    Currículo formal/ currículo em ação/ currículo oculto.

  • C.

    Currículo neutro/ currículo ideológico/ currículo aplicado.

  • D.

    Currículo comum/ currículo diversificado/ currículo aplicado.

A equipe gestora de uma escola pública, em todo início de ano letivo, retoma com o grupo o projeto pedagógico definido pela rede e incorporado pela escola. Neste sentido, faz parte do projeto pedagógico das escolas

  • A.

    a expectativa das competências, habilidades e conhecimentos que os alunos da rede e da escola já tenham atingido para alcançar o próximo nível de escolaridade.

  • B.

    diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais como referenciais norteadores das instituições de ensino.

  • C.

    a forma como a estrutura curricular será operacionalizada, distribuição de carga horária, critérios de organização das turmas, entre outros.

  • D.

    projetos interdisciplinares que serão desenvolvidos na escola em um período plurianual.

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