Questões de Pedagogia do ano 2012

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Uma escola municipal da cidade de Campinas acaba de receber o repasse de recursos da Secretaria Municipal de Educação para a manutenção e desenvolvimento do ensino. A diretora notou que outra escola municipal situada em um bairro distinto recebeu um montante diferente daquele que sua unidade escolar obteve. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta os critérios estabelecidos para o repasse de verbas escolares, de acordo com a legislação municipal educacional.

  • A.

    Quantidade de alunos, de turmas e de profissionais destinados à Educação naquela unidade escolar.

  • B.

    A região de localização da unidade educacional, com base em estudos socioseconômicos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a modalidade de unidade educacional: CIMEI, CEMEI, EMEI e EMEF; número de períodos de funcionamento das unidades educacionais ou de seus agrupamentos.

  • C.

    Necessidade da comunidade escolar (dados fornecidos em relatórios enviados periodicamente à Secretaria) e quantidade de alunos.

  • D.

    Proporcionalidade dos recursos já repassados em anos anteriores e listagem das prioridades a serem realizadas nas escolas.

Dois alunos de uma escola apresentam situações semelhantes. Ambos faltaram muito no decorrer do ano letivo e a família deles não justificou as ausências, embora tenha havido tentativas de contato da escola com as famílias. Um dos alunos faltou em 25% das aulas; o outro tem ausência de 30%. Apesar das faltas, os dois garotos são bons alunos. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o que poderá ocorrer neste caso.

  • A.

    Provavelmente, ambos os alunos serão retidos.

  • B.

    O aluno que teve 25% de ausência será aprovado. O aluno que faltou em 30% das aulas será aprovado se a escola oferecer a ele a possibilidade de compensação de ausências e este participar satisfatoriamente.

  • C.

    Nenhum dos alunos será retido.

  • D.

    Provavelmente, o aluno que teve 30% de faltas será retido.

Uma professora trabalha com uma turma de alfabetização e sempre utiliza em suas aulas a cartilha, como material didático, e atividades que envolvam as famílias silábicas e a produção de frases. Na lição da letra “Z”, muitos alunos na sala conversavam entre si sobre o fato de que não sabiam o que significava a palavra “zabumba”, mas nenhum deles questionou a professora. A partir desta situação, e considerando as concepções atuais de alfabetização e letramento, é correto afirmar que

  • A.

    ao ingressarem na escola, os alunos já têm um nível de letramento. O que eles não sabem é a tecnologia da escrita e da leitura convencionais. A professora, nesta situação, certamente não considera este fato em suas aulas, nem favorece a reflexão acerca do sistema alfabético de escrita.

  • B.

    a cartilha é o melhor material didático para ensinar a ler e a escrever, pois tem tradição e perdura até hoje. O único erro na situação exposta é os alunos não fazerem questionamentos à professora sobre as palavras que não conhecem.

  • C.

    aprender cada letra inicial separadamente, na ordem alfabética, é o melhor caminho para que os alunos compreendam as palavras e a sequência existente no sistema alfabético de escrita.

  • D.

    letramento e alfabetização são sinônimos, porém “letramento” é uma terminologia mais atual. Ao alfabetizar os alunos, a professora está automaticamente inserindo-os no universo letrado.

Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental, proposto pela Orientadora Pedagógica, relacionado à dependência física e ao consumo de drogas. Os professores conversaram com os alunos e esclareceram a ele que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender, fornecer, ministrar ou entregar produtos às crianças ou aos adolescentes que causem dependência física ou psíquica é crime e pode levar à

  • A.

    detenção de 2 a 4 anos, e multa, caso o fato não constitua crime mais grave.

  • B.

    prisão de até 10 anos, a depender da gravidade da infração.

  • C.

    multa equivalente à gravidade da infração e detenção, em alguns casos.

  • D.

    pena correspondente à multa, equivalente nos dias atuais a R$56,80, e detenção de 5 anos.

Um orientadora pedagógica de uma escola sempre trabalha em parceria com a coordenadora. Ao verificarem o planejamento dos professores e acompanharem o desenvolvimento das aulas, as duas profissionais têm ciência de que é imprescindível respeitar alguns princípios para haver uma boa situação de aprendizagem. Assim, é preciso ter clareza quanto aos objetivos didáticos e aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Sobre este assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o conteúdo das aulas deve manter suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

  • B.

    nem sempre é preciso apresentar os conteúdos escolares partindo daquilo que os alunos sabem. Às vezes, eles não sabem nada sobre determinado assunto e isso é muito claro ao professor.

  • C.

    ao realizarem as atividades, nem sempre é preciso que os alunos coloquem em jogo tudo o que sabem.

  • D.

    os conteúdos e os objetivos didáticos não precisam, necessariamente, estar relacionados.

Ao ler um texto teórico da área pedagógica para estudo complementar, o um professor deparou-se com duas palavras desconhecidas: multiculturalidade e interculturalidade. Este léxico estava inserido em uma obra que tratava de questões curriculares. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta a definição correta associada a uma destas palavras, de acordo com a temática apresentada.

  • A.

    Tanto a interculturalidade quanto a multiculturalidade visam ao direcionamento da questão curricular a apenas um grupo social.

  • B.

    A interculturalidade respalda-se no direito à diversidade e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.

  • C.

    Ambos os conceitos estão intimamente relacionados a uma concepção tradicional e antiquada de Educação.

  • D.

    A multiculturalidade expressa que cada indivíduo é único e deve assemelhar-se aos demais para conviver harmonicamente.

Uma docente leciona para uma turma de 2.º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ela tem uma série de responsabilidades a cumprir, entre elas garantir a efetiva aprendizagem dos alunos. Neste contexto, o aluno inserido na sociedade de aprendizagem, sob a perspectiva de uma visão ampla de Educação, deve ser capaz de

  • A.

    avaliar que o conhecimento advindo da escola supera todos os outros por tratar-se de uma instituição que tem o monopólio do saber.

  • B.

    contribuir com o sistema educacional vigente na sociedade.

  • C.

    notar que o conhecimento é uma capacidade inata do ser humano, que independe da compreensão.

  • D.

    contribuir para a contínua reflexão do professor de rever sua prática cotidiana.

Em uma escola alguns professores comentavam sobre o cotidiano escolar quando um deles afirmou que o currículo, os conteúdos, o ordenamento e sequenciação, as hierarquias e cargas horárias estruturam toda a rotina escolar e definem as relações entre educadores e educandos. Alguns professores comentaram a colocação do docente. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de currículo de acordo com a conversa dos professores.

  • A.

    O currículo é um registro apropriado para demonstrar que objetivos e conteúdos serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, mas que na prática tem pouca utilidade.

  • B.

    A lógica estruturante do currículo não determina, em tese, quais são os saberes privilegiados nas escolas.

  • C.

    A organização curricular não condiciona a organização da escola e o trabalho docente.

  • D.

    As categorias docentes mais ou menos prestigiadas estão relacionadas ao prestígio dado pelos currículos aos conhecimentos ensinados por pelos professores.

Para conhecer mais acerca do currículo ao longo da história, a orientadora pedagógica de uma escola fez pesquisas a fim de aprender um pouco mais sobre o assunto e transmiti-lo aos professores, com a coordenadora pedagógica, durante uma reunião. Assim, sobre as transformações históricas do currículo no Brasil e no mundo, é correto afirmar que,

  • A.

    no Egito, na Suméria e na Grécia, os currículos iniciais tinham como eixos centrais os saberes transmitidos ao longo das gerações, principalmente aqueles relacionados à história dos povos.

  • B.

    na Grécia antiga, a música existia apenas para apreciação, não existia como componente curricular nas escolas.

  • C.

    na Roma antiga, havia os escravos, de um lado, que não frequentavam as escolas e, de outro, os “aprendizes”, de classes mais abastadas e que eram conhecidos como pedagogos.

  • D.

    antigamente, os três primeiros anos de escolaridade eram reservados somente para aprender a ler e, posteriormente, continuavam nas escolas apenas as classes mais favorecidas para aprender a escrever.

Em uma escola pública, o currículo está sendo revisto de modo a atender a diversidade de alunos matriculados desde o ano anterior. Há crianças com deficiências inseridas nas turmas regulares, alunos que ficaram afastados da escola por mais de um ano, alunos que vieram de outros estados brasileiros, crianças cujos pais não são alfabetizados e não têm condições de ajudá-los nas tarefas de casa, entre outros. Considerando esta situação, assinale a alternativa que apresenta as características imprescindíveis para um adequado currículo.

  • A.

    Currículo multicultural que atenda a cada um, de modo particular, para que as pessoas compartilhem seus próprios saberes das diversas áreas do conhecimento.

  • B.

    Currículo democrático que vise à humanização de todos e favoreça o contato com instrumentos, materiais e conhecimentos que não estejam acessíveis às pessoas.

  • C.

    Currículo tradicionalmente instituído e que possa ser generalizado em diversas realidades brasileiras.

  • D.

    Currículo que transmita noções de conhecimentos que serão utilizados futuramente na localidade em que o aluno vive.

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