Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, assinale a opção correta.
A elaboração de um currículo segundo a concepção crítica deve orientar-se pelas noções de currículo oculto e subjetividade.
A teoria pós-crítica fundamenta-se na eficiência, emancipação e representação.
Os conceitos de identidade e de ideologia são frequentemente mobilizados nos estudos da teoria crítica.
As questões de gênero, raça, etnia e o multiculturalismo são objetos de estudo das teorias pós-críticas.
As teorias tradicionais enfatizam o que e como ensinar, além de privilegiarem o conceito de alteridade.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca do planejamento participativo.
Dado o caráter democrático do planejamento participativo, a presença de um coordenador ou mediador compromete ou invalida seu processo de elaboração.
A concepção de totalidade da realidade a ser transformada por meio das ações do planejamento é pressuposto estruturante desse método.
A neutralidade é característica fundante dos instrumentos gerenciais utilizados na avaliação externa das ações previstas no planejamento participativo.
A elaboração do planejamento participativo deve fundamentarse no princípio da centralidade do orçamento, para se assegurar a implementação bem-sucedida das ações nele previstas.
A formação de grupos homogêneos favorece a consecução das etapas do planejamento, pois inibe o aparecimento de conflitos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às concepções de gestão educacional, assinale a opção correta.
A concepção democrático-participativa privilegia a aquisição de qualificação e competência profissional e rejeita todo poder instituído.
A concepção funcionalista enfatiza a administração e o poder instituinte da escola.
A concepção autogestionária focaliza o vínculo das formas de gestão interna com as formas de autogestão social e a responsabilidade coletiva.
A concepção democrático-participativa privilegia a divisão técnica do trabalho escolar e a avaliação sistemática com finalidade pedagógica.
A concepção autogestionária enfatiza as relações interpessoais e as de subordinação.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,
o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.
os conselhos de escola têm função deliberativa.
as decisões são centralizadas, e os espaços escolares são essencialmente coletivos.
o gestor escolar, indicado pelo poder local, zela pelos interesses da comunidade.
as relações entre os segmentos escolares estruturam-se horizontalmente.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe
currículo homogêneo e avaliação voltada para o sucesso escolar.
primazia da qualidade formal.
currículo homogêneo e ação consciente e organizada.
avaliação voltada para o sucesso escolar e autonomia construída.
autonomia construída e primazia da qualidade formal.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,
liberdade ou autonomia e qualidade política em detrimento da técnica.
igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.
igualdade de condições e liberdade ou autonomia.
qualidade política em detrimento da técnica e gestão democrática.
igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.
A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.
O planejamento curricular corresponde ao processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores em sala de aula, ou seja, no desempenho de seu trabalho pedagógico cotidiano.
O projeto político-pedagógico deve ser incorporado no momento do planejamento operacional, um dos últimos níveis do planejamento educacional.
O planejamento educacional corresponde ao primeiro nível de planejamento, que se processa unicamente em âmbito federal.
O planejamento educacional constitui o primeiro nível de planejamento, ou seja, aquele que se processa em âmbito governamental. Os PCN são instrumento resultante desse nível de planejamento.
Os planos de aula são os principais instrumentos do nível de planejamento escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
São características do estilo de liderança democrática
ênfase nos subordinados e ausência de níveis hierárquicos.
ênfase no líder e a divisão das tarefas.
ênfase nos subordinados e mobilização das pessoas para uma única visão.
ênfase no líder e nas tarefas e mobilização das pessoas para uma única visão.
ênfase no equilíbrio entre líder e subordinados e divisão de tarefas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O líder que concede aos grupos ou indivíduos total liberdade para a tomada de decisões exerce tipicamente a
liderança situacional.
liderança emergente.
liderança liberal.
liderança democrática.
liderança autocrática.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca da concepção progressista libertária.
A relação entre professor e aluno ocorre de forma horizontal, o que possibilita o desenvolvimento, no aluno, da consciência da realidade em que vive com vistas à busca da transformação social.
Segundo essa concepção, cujo principal representante foi Celestin Freinet, a estratégia pedagógica deve ser não diretiva, ou seja, o professor é orientador e os alunos são livres.
A proposta pedagógica da Escola de Summerhill, idealizada por Alexander Neill, que propôs utilizar a escola para construir um mundo melhor, fundamenta-se nessa concepção.
A principal representante dessa concepção foi Maria Montessori, para quem o professor era um auxiliador no desenvolvimento livre da criança.
A exposição e demonstração verbal da matéria e a utilização de modelos são as principais estratégias pedagógicas dessa concepção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...