Questões de Pedagogia do ano 2012

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Considerando as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    A elaboração de um currículo segundo a concepção crítica deve orientar-se pelas noções de currículo oculto e subjetividade.

  • B.

    A teoria pós-crítica fundamenta-se na eficiência, emancipação e representação.

  • C.

    Os conceitos de identidade e de ideologia são frequentemente mobilizados nos estudos da teoria crítica.

  • D.

    As questões de gênero, raça, etnia e o multiculturalismo são objetos de estudo das teorias pós-críticas.

  • E.

    As teorias tradicionais enfatizam o que e como ensinar, além de privilegiarem o conceito de alteridade.

Assinale a opção correta acerca do planejamento participativo.

  • A.

    Dado o caráter democrático do planejamento participativo, a presença de um coordenador ou mediador compromete ou invalida seu processo de elaboração.

  • B.

    A concepção de totalidade da realidade a ser transformada por meio das ações do planejamento é pressuposto estruturante desse método.

  • C.

    A neutralidade é característica fundante dos instrumentos gerenciais utilizados na avaliação externa das ações previstas no planejamento participativo.

  • D.

    A elaboração do planejamento participativo deve fundamentarse no princípio da centralidade do orçamento, para se assegurar a implementação bem-sucedida das ações nele previstas.

  • E.

    A formação de grupos homogêneos favorece a consecução das etapas do planejamento, pois inibe o aparecimento de conflitos.

Em relação às concepções de gestão educacional, assinale a opção correta.

  • A.

    A concepção democrático-participativa privilegia a aquisição de qualificação e competência profissional e rejeita todo poder instituído.

  • B.

    A concepção funcionalista enfatiza a administração e o poder instituinte da escola.

  • C.

    A concepção autogestionária focaliza o vínculo das formas de gestão interna com as formas de autogestão social e a responsabilidade coletiva.

  • D.

    A concepção democrático-participativa privilegia a divisão técnica do trabalho escolar e a avaliação sistemática com finalidade pedagógica.

  • E.

    A concepção autogestionária enfatiza as relações interpessoais e as de subordinação.

Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,

  • A.

    o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.

  • B.

    os conselhos de escola têm função deliberativa.

  • C.

    as decisões são centralizadas, e os espaços escolares são essencialmente coletivos.

  • D.

    o gestor escolar, indicado pelo poder local, zela pelos interesses da comunidade.

  • E.

    as relações entre os segmentos escolares estruturam-se horizontalmente.

Projeto político-pedagógico elaborado de acordo com a concepção de educação emancipatória pressupõe

  • A.

    currículo homogêneo e avaliação voltada para o sucesso escolar.

  • B.

    primazia da qualidade formal.

  • C.

    currículo homogêneo e ação consciente e organizada.

  • D.

    avaliação voltada para o sucesso escolar e autonomia construída.

  • E.

    autonomia construída e primazia da qualidade formal.

São princípios norteadores do projeto político-pedagógico (PPP), entre outros,

  • A.

    liberdade ou autonomia e qualidade política em detrimento da técnica.

  • B.

    igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.

  • C.

    igualdade de condições e liberdade ou autonomia.

  • D.

    qualidade política em detrimento da técnica e gestão democrática.

  • E.

    igualdade de condições no ponto de partida e gestão democrática.

A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento curricular corresponde ao processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores em sala de aula, ou seja, no desempenho de seu trabalho pedagógico cotidiano.

  • B.

    O projeto político-pedagógico deve ser incorporado no momento do planejamento operacional, um dos últimos níveis do planejamento educacional.

  • C.

    O planejamento educacional corresponde ao primeiro nível de planejamento, que se processa unicamente em âmbito federal.

  • D.

    O planejamento educacional constitui o primeiro nível de planejamento, ou seja, aquele que se processa em âmbito governamental. Os PCN são instrumento resultante desse nível de planejamento.

  • E.

    Os planos de aula são os principais instrumentos do nível de planejamento escolar.

São características do estilo de liderança democrática

  • A.

    ênfase nos subordinados e ausência de níveis hierárquicos.

  • B.

    ênfase no líder e a divisão das tarefas.

  • C.

    ênfase nos subordinados e mobilização das pessoas para uma única visão.

  • D.

    ênfase no líder e nas tarefas e mobilização das pessoas para uma única visão.

  • E.

    ênfase no equilíbrio entre líder e subordinados e divisão de tarefas.

O líder que concede aos grupos ou indivíduos total liberdade para a tomada de decisões exerce tipicamente a

  • A.

    liderança situacional.

  • B.

    liderança emergente.

  • C.

    liderança liberal.

  • D.

    liderança democrática.

  • E.

    liderança autocrática.

Assinale a opção correta acerca da concepção progressista libertária.

  • A.

    A relação entre professor e aluno ocorre de forma horizontal, o que possibilita o desenvolvimento, no aluno, da consciência da realidade em que vive com vistas à busca da transformação social.

  • B.

    Segundo essa concepção, cujo principal representante foi Celestin Freinet, a estratégia pedagógica deve ser não diretiva, ou seja, o professor é orientador e os alunos são livres.

  • C.

    A proposta pedagógica da Escola de Summerhill, idealizada por Alexander Neill, que propôs utilizar a escola para construir um mundo melhor, fundamenta-se nessa concepção.

  • D.

    A principal representante dessa concepção foi Maria Montessori, para quem o professor era um auxiliador no desenvolvimento livre da criança.

  • E.

    A exposição e demonstração verbal da matéria e a utilização de modelos são as principais estratégias pedagógicas dessa concepção.

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