Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica
liberal tecnicista.
progressista histórico-crítica.
liberal renovadora progressiva.
progressista libertadora.
progressista libertária.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva,
consiste em modificar as percepções da realidade.
baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.
baseia-se no desempenho do aluno.
prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.
As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuição de notas ou a mera classificação não se torne o fim do processo avaliativo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.
O nível curricular do planejamento tem como pressuposto a previsão global e sistemática de toda ação a ser desencadeada pela escola e tem como requisito a interação entre professor e aluno, que se concretiza no âmbito educacional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.Oconceito diz respeito ao período:
sensório-motor.
pré-operatório
das operações concretas.
das operações formais.
da juventude.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno. A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:
seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.
seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.
não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.
seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.
seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para a Pedagogia Criticossocial dos Conteúdos, a escola pública cumpre sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais. O que importa é que os conhecimentos sistematizados sejam confrontados com as experiências socioculturais e a vida concreta dos alunos, como meio de aprendizagem e melhor solidez na assimilação dos conteúdos. Do ponto de vista didático, o ensino consiste na mediação de:
alunos professor aprendizagem.
objetivos alunos professor.
conteúdos objetivos sala de aula.
objetivos conteúdos métodos.
Para que se tenha um processo de ensino-aprendizagem, o ensino deve considerar os processos de quem aprende. Para que esse processo seja possível, na prática o professor deve levar em conta
os conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, essenciais no processo de construção de conhecimentos, que devem ser sempre reforçados, desconsiderando questões objetivas da vida dos alunos.
as questões objetivas da vida dos alunos, como pessoas que trabalham e estudam, deixando de lado questões menos objetivas, como a aquisição de novos saberes.
a estrutura cognitiva dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, para reorganização ou aperfeiçoamento das suas ideias, tendo em mente seu progresso na construção de conhecimentos e também questões objetivas da vida cotidiana.
a transmissão de conceitos específicos da disciplina que considera importantes, graduando aula a aula sua apresentação formalizada.
No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana
articulada com várias áreas do conhecimento, na qual muitas pessoas contribuem para o estudo e desenvolvimento de teorias ou para a compreensão de fenômenos e que também está sujeita a erros e adequações durante seu processo de evolução.
isolada e autossuficiente, dada a especificidade do conhecimento construído, acessível a pessoas com facilidade para a área de exatas e que não corresponde aos interesses da maioria da população estudantil brasileira.
estabelecida à margem de outras áreas do conhecimento e levada adiante por pessoas que se dedicam ao desenvolvimento de teorias precisas e exatas, que não necessitam de comprovação.
elaborada por gênios, de forma isolada e individual, que criam teorias exatas e perfeitas que podem contribuir para a evolução e melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento tecnológico.
Considerando a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar e os conceitos de representação, identidade, negociação e rede, está correto afirmar que essa metodologia
possibilita o reforço das ideias e concepções espontâneas dos alunos, que, dessa forma, sentem-se valorizados pelo sistema escolar e dedicam-se mais às aulas.
é muito complexa e, por envolver muitos conceitos em sua concepção, não é adequada para utilização com alunos do Ensino Médio, que requerem um ensino mais dirigido.
permite que, de forma coletiva, as representações e conhecimentos iniciais dos integrantes de uma equipe sejam desestabilizados, permitindo a construção de um novo equilíbrio em nível superior, que resulta em um saber ou novo conhecimento.
desconsidera as representações e conhecimentos iniciais dos integrantes de uma equipe, trabalhando com a apresentação coletiva de novos conhecimentos, o que possibilita que novas informações sejam assimiladas de maneira idêntica por todos, o que facilita o processo ensino/aprendizagem.
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