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Um professor de Física do Ensino Médio que opte por trabalhar com a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar, ao desenvolver uma sequência didática que trate do conceito de calor deve, entre outros, assumir um papel de
agente transmissor de conhecimento, reconhecer que a avaliação deve ser realizada apenas no final do processo por meio de uma prova escrita e desenvolver o conceito de calor como energia.
agente transmissor e detentor do conhecimento, reconhecer que a avaliação deve ser processual e prospectiva e desenvolver o conceito de calor como substância.
orientador, reconhecer que a avaliação deve ser realizada apenas no final do processo por meio de uma prova escrita e desenvolver o conceito de calor como substância.
orientador, reconhecer que a avaliação deve ser processual e prospectiva e desenvolver o conceito de calor como energia.
Para superar ou reduzir as dificuldades de aprendizagem dos alunos, levando em conta a diversidade de crenças, ideias, níveis sociais, etnia e outras, o professor deve
limitar-se à estratégia metodológica de que mais gosta ou à qual está mais acostumado e que deve contribuir para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, permitindo a compreensão de conceitos importantes.
adotar, de forma equilibrada, metodologia diversificada, como o uso de atividades práticas, simulações, experimentos investigativos, demonstrações investigativas, trabalho com textos históricos, projetos etc. que devem contribuir para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, permitindo a compreensão de conceitos importantes.
deixar de lado estratégias metodológicas diversificadas, já que elas contribuem pouco para o desenvolvimento das competências e habilidades e compreensão dos conceitos importantes, e utilizar a avaliação por nota como ferramenta didática.
focar na aprendizagem dos alunos em termos de conceitos importantes, utilizando para isso aulas expositivas e exercícios de fixação, evitando a diversificação metodológica, que pode gerar maior confusão entre os alunos.
Acerca dos PCN, assinale a opção correta.
A abordagem de conteúdos preconizada pelos PCN apoia-se no binômio transmissão/incorporação, sendo a incorporação de conteúdos curriculares pelo aluno a finalidade essencial da educação escolar.
Os critérios de avaliação, conforme orientam os PCN, não necessitam expressar todos os conteúdos que foram trabalhados no ciclo escolar, mas apenas os que são fundamentais para atestar a aquisição pelo aluno de capacidades que lhes permitam continuar aprendendo no ciclo seguinte.
Os PCN, por sua dimensão nacional e de integração, devem ser considerados princípios atemporais.
A formulação dos PCN baseia-se em uma concepção de ensino e aprendizagem como processo que se desenvolve por etapas, nas quais o conhecimento, considerado permanente, é esgotado.
Por constituírem um referencial normativo, os PCN configuram uma proposta curricular homogênea e impositiva, respeitada a competência político-executiva dos estados e munícipios.
Relacione corretamente as colunas abaixo.
1 - Pedagogia Tradicional
2 Pedagogia Renovada
3 Pedagogia Tecnicista
( ) origina-se na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, influenciando o Brasil por volta dos anos 1930.
( ) Determinada pela crescente industrialização, quando a Pedagogia do Escolanovismo não responde às questões referentes ao preparo de profissionais.
( ) O papel da escola é para o preparo intelectual, Iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX, sendo ainda hoje utilizada. Inclui tendências e manifestações diversas.
A sequência correta encontrada é:
2-1-3;
3 -1-2;
2-3-1;
1-3-2.
Com relação aos pilares da educação, de acordo com Delors et al, é correto afirmar que, em nível do ensino superior,
o ensino formal deve orientar-se, essencialmente e por que não dizer exclusivamente, para o aprender a conhecer e para o aprender a fazer.
a formação inicial deve fornecer a todos os alunos instrumentos, conceitos e referências resultantes dos avanços das ciências e dos paradigmas do nosso tempo.
o aprender a conhecer visa, sobretudo, à aquisição de um repertório de saberes codificados, os quais se tornarão meio de se alcançarem objetivos profissionais.
o aprender a fazer significa preparar alguém para uma tarefa material bem determinada, pois a especialização constitui, atualmente, fator determinante entre sucesso e fracasso.
os empregadores exigem cada vez mais das pessoas formação técnica e profissional, uma vez que tais qualidades constituem aptidão necessária e suficiente para o trabalho.
Com relação ao currículo estadual e à proposta de avaliação formativa, analise as seguintes afirmações, classificando cada uma em V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) As avaliações interna e externa são duas modalidades de avaliação com objetivos distintos: enquanto esta tem por finalidade a implantação do currículo estadual, apenas aquela tem por objetivo favorecer a aprendizagem do aluno, partindo de testes e habilidades padronizadas.
( ) A avaliação formativa fundamenta-se na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, decorrente das propostas de ensino.
( ) Sem desconsiderar os aspectos positivos da avaliação formativa, é preciso ressaltar que, por estar voltada unicamente para o desenvolvimento dos educandos, ela não permite a revisão de todos os passos do planejamento do processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a obra Gestão do Currículo na Escola: Caderno do Gestor, vol. 2, assinale a alternativa que contém a classificação correta das afirmativas, de cima para baixo.
F; V; F.
F; V; V.
V; V; V.
V; V; F.
V; F; V.
A obra Professores do Brasil: impasses e desafios destaca algumas queixas de professores, baseando-se em estudos que têm como foco iniciativas de formação continuada de professores nas redes de ensino. De forma unânime, os professores queixam-se, dentre outras coisas, do(a)
descontinuidade das políticas e orientações do sistema e do fato de a formação continuada ser organizada com pouca sintonia com as necessidades e dificuldades dos professores e da escola.
exigência de terem de participar das decisões acerca dos processos de formação aos quais são submetidos, o que demanda tempo e acaba prejudicando-os em sua rotina.
intromissão dos formadores que, a fim de conhecerem os contextos escolares e os professores que estão a formar, entram em sala e assistem às aulas nas escolas.
fato de os programas preverem acompanhamento e apoio sistemático excessivo da prática pedagógica dos professores, que sentem dificuldade de dialogar com os formadores.
fato de as novas propostas não surtirem efeito algum sobre a prática pedagógica, mesmo não encontrando dificuldades em prosseguir com elas após o término do programa.
A respeito das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, assinale a opção incorreta.
São objetivos da Educação Ambiental: desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações para fomentar novas práticas sociais e de produção e consumo; fomentar e fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental.
A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar abordagem curricular integrada e transversal, contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadêmicas.
O tratamento pedagógico do currículo deve ser diversifi cado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente.
A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica e da Educação Superior deve ocorrer por meio de projetos de trabalho com integração entre as áreas de ensino e mobilização de toda a unidade educacional.
Os sistemas de ensino, em colaboração com outras instituições, devem instituir políticas permanentes que incentivem e deem condições concretas de formação continuada, para que se efetivem os princípios e se atinjam os objetivos da Educação Ambiental.
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