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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Analise os itens a seguir e assinale a opção que indica os fatores mais citados entre esses estudiosos.
I a existência de um projeto institucional que impulsione e avalize a inovação educativa utilizando as TIC.
II a existência de instrumentos de avaliação quantitativa em relação à instituição, ao curso e à aprendizagem dos estudantes.
III a existência de condições e de cultura organizacional nas escolas que apoie e impulsione o uso das TIC nos processos pedagógicos. IV a formação de professores e sua predisposição em relação ao uso das TIC no processo educativo.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O processo de aprendizagem é explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva teórica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem.
Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). ( ) Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforçadores são importantes para modelar o comportamento dos indivíduos.
( ) Na perspectiva genético-cognitivista piagetiana, a internalização é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é por meio da internalização que as pessoas fazem sua autorregulação sempre que se deparam com um conflito cognitivo.
( ) Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que é nas relações com o outro que as pessoas vão se apropriando das significações que são socialmente construídas.
( ) As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relações que são estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os conteúdos.
( ) Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo têm um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos, tendo em vista que são inatos os atributos genéticos e biológicos necessários para que o meio externo determine como serão constituídos os indivíduos.
A opção que corresponde à sequência correta é
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:
Philippe Perrenoud.
Carl Rogers.
Howard Gardner.
Wilson Garcia.
Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de educação bancária, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar:
O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza.
Execução das tarefas indicadas pelo professor.
A realização das atividades pelos alunos sem questionamento.
O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Nas investigações sobre a gênese do conhecimento, Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios. Assinale a alternativa CORRETA.
Primário, secundário, concreto e formal;
Sensório-motor, operacional concreto, operacional formal;
Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;
Infância, adolescência, maturidade e velhice.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
No que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta.
É preciso construir uma noção de conhecimento mais democrática, inclusiva e vinculada à formação integral do ser humano, superando a tradição cultural que estabelece rupturas entre razão e afetividade, pensamento e sentimento, subjetividade e objetividade.
Construir conhecimento é uma ação que envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano, de ordem biológica, psíquica, social, cultural, afetiva, intelectual, entre outros.
O conhecimento tem de ser relevante, ou seja, revestido de valor cultural e social que tenha sentido e significado para os alunos, abrangendo conteúdos conceituais, procedimentos e habilidades que favoreçam o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências.
O conhecimento deve ser uma busca incessante da emancipação, da libertação e da verdade. Nesse sentido, deve estar comprometido com ideais democráticos, com o bem-estar, com a convivência solidária e a felicidade de todos.
O conhecimento renovador deve desenvolver o pensamento reflexivo, abrangente, complexo, de forma que a compreensão da realidade em que vivemos seja mais global e profunda.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Num projeto de trabalho, segundo Hernandez, alunos e professores têm a responsabilidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações, atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco. Assinale a alternativa correspondente.
Aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco.
Em grande grupo de debate sobre determinado tema e apresentá-lo aos colegas.
Respeitar o conteúdo estabelecido no currículo da escola, não podendo ir além dele.
Respeitar uns aos outros, mas seguir as orientações de professor somente.
Não sair fora do que foi acordado em sala de aula sob pena de alterar o planejamento previamente fixado.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Várias razões devem ser consideradas, a fim de entender de forma satisfatória alguma das características básicas dos projetos interdisciplinares. Para Silva (LUDKE, 2006, p. 68-73), esses pontos, entre outros, devem ser considerados pelos professores como características básicas dos projetos, EXCETO:
Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina.
Possibilidade de reunir o que já foi aprendido pelo aluno e o que pode vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento.
Participação ativa e dinâmica dos alunos, desencadeando forças em geral apassivadas no modelo escolar tradicional.
Construção de conhecimento pela investigação própria dos alunos.
Desarticulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes e comportamentos sociais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aqueixa, para o Psicopedagogo, expressa:
o fio condutor da anamnese.
a devolução.
a avaliação.
a causa.
o diagnóstico.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Sara Paim, o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende. Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:
o corpo e o organismo funcionam em bases semelhantes.
a apropriação do conhecimento implica o domínio do objeto, e esse domínio resulta em prazer corporal.
o corpo é a única base para a aprendizagem.
o organismo é o mediador da aprendizagem e o corpo é o autorregulador.
a memória do corpo e do organismo é semelhante.
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