Questões de Pedagogia do ano 2012

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Analise os itens a seguir e assinale a opção que indica os fatores mais citados entre esses estudiosos.

I a existência de um projeto institucional que impulsione e avalize a inovação educativa utilizando as TIC.

II a existência de instrumentos de avaliação quantitativa em relação à instituição, ao curso e à aprendizagem dos estudantes.

III a existência de condições e de cultura organizacional nas escolas que apoie e impulsione o uso das TIC nos processos pedagógicos. IV a formação de professores e sua predisposição em relação ao uso das TIC no processo educativo.

  • A.

    Apenas II, III e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas I, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas I, II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas II e IV estão corretas.

O processo de aprendizagem é explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva teórica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem.

Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). ( ) Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforçadores são importantes para modelar o comportamento dos indivíduos.

( ) Na perspectiva genético-cognitivista piagetiana, a internalização é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é por meio da internalização que as pessoas fazem sua autorregulação sempre que se deparam com um conflito cognitivo.

( ) Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que é nas relações com o outro que as pessoas vão se apropriando das significações que são socialmente construídas.

( ) As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relações que são estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os conteúdos.

( ) Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo têm um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos, tendo em vista que são inatos os atributos genéticos e biológicos necessários para que o meio externo determine como serão constituídos os indivíduos.

A opção que corresponde à sequência correta é

  • A.

    V, F, V, V, F.

  • B.

    F, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, V, F, F.

  • D.

    V, F, F, V, V.

Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:

  • A.

    Philippe Perrenoud.

  • B.

    Carl Rogers.

  • C.

    Howard Gardner.

  • D.

    Wilson Garcia.

Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação bancária”, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar:

  • A.

    O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza.

  • B.

    Execução das tarefas indicadas pelo professor.

  • C.

    A realização das atividades pelos alunos sem questionamento.

  • D.

    O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante.

Nas investigações sobre a gênese do conhecimento, Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios. Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Primário, secundário, concreto e formal;

  • B. Pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;
  • C.

    Sensório-motor, operacional concreto, operacional formal;

  • D.

    Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;

  • E.

    Infância, adolescência, maturidade e velhice.

No que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    É preciso construir uma noção de conhecimento mais democrática, inclusiva e vinculada à formação integral do ser humano, superando a tradição cultural que estabelece rupturas entre razão e afetividade, pensamento e sentimento, subjetividade e objetividade.

  • B.

    Construir conhecimento é uma ação que envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano, de ordem biológica, psíquica, social, cultural, afetiva, intelectual, entre outros.

  • C.

    O conhecimento tem de ser relevante, ou seja, revestido de valor cultural e social que tenha sentido e significado para os alunos, abrangendo conteúdos conceituais, procedimentos e habilidades que favoreçam o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências.

  • D.

    O conhecimento deve ser uma busca incessante da emancipação, da libertação e da verdade. Nesse sentido, deve estar comprometido com ideais democráticos, com o bem-estar, com a convivência solidária e a felicidade de todos.

  • E.

    O conhecimento renovador deve desenvolver o pensamento reflexivo, abrangente, complexo, de forma que a compreensão da realidade em que vivemos seja mais global e profunda.

Num projeto de trabalho, segundo Hernandez, alunos e professores têm a responsabilidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações, atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco. Assinale a alternativa correspondente.

  • A.

    Aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco.

  • B.

    Em grande grupo de debate sobre determinado tema e apresentá-lo aos colegas.

  • C.

    Respeitar o conteúdo estabelecido no currículo da escola, não podendo ir além dele.

  • D.

    Respeitar uns aos outros, mas seguir as orientações de professor somente.

  • E.

    Não sair fora do que foi acordado em sala de aula sob pena de alterar o planejamento previamente fixado.

Várias razões devem ser consideradas, a fim de entender de forma satisfatória alguma das características básicas dos projetos interdisciplinares. Para Silva (LUDKE, 2006, p. 68-73), esses pontos, entre outros, devem ser considerados pelos professores como características básicas dos projetos, EXCETO:

  • A.

    Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina.

  • B.

    Possibilidade de reunir o que já foi aprendido pelo aluno e o que pode vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento.

  • C.

    Participação ativa e dinâmica dos alunos, desencadeando forças em geral apassivadas no modelo escolar tradicional.

  • D.

    Construção de conhecimento pela investigação própria dos alunos.

  • E.

    Desarticulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes e comportamentos sociais.

Aqueixa, para o Psicopedagogo, expressa:

  • A.

    o fio condutor da anamnese.

  • B.

    a devolução.

  • C.

    a avaliação.

  • D.

    a causa.

  • E.

    o diagnóstico.

Para Sara Paim, “o organismo se domestica, se acostuma, se medica. O corpo ensaia, se equivoca, corrige, aprende.” Segundo a afirmação, pode-se entender que Sara Paím defende a ideia de que:

  • A.

    o corpo e o organismo funcionam em bases semelhantes.

  • B.

    a apropriação do conhecimento implica o domínio do objeto, e esse domínio resulta em prazer corporal.

  • C.

    o corpo é a única base para a aprendizagem.

  • D.

    o organismo é o mediador da aprendizagem e o corpo é o autorregulador.

  • E.

    a memória do corpo e do organismo é semelhante.

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