Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise os itens abaixo:

I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.

II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.

III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.

IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.

Agora, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas a I e IV estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Assinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir:

A avaliação da aprendizagem na escola possui dois princípios bem claros, um é ___________ o/a aluno/a no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ___________, e o outro é responder à/ao ___________ pela qualidade do trabalho pedagógico efetivado. De tal forma que é preciso atentar para o caráter constitutivo da avaliação que é de ___________, criando a base para a tomada de decisão, entendida aqui como o meio de encaminhar os atos subsequentes na perspectiva da busca de maior satisfação nos resultados. (LUCKESI, 1999)

  • A.

    determinar, sondagem, empresa, quantificação

  • B.

    limitar, autodidatismo, mercado de trabalho, classificação

  • C.

    auxiliar, ensino e aprendizagem, sociedade, diagnóstico

  • D.

    aligeirar, reciclagem, criança, promoção

  • E.

    sondar, comunicação, prefeitura, mensuração

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    1, 3, 2, 1, 2.

  • B.

    2, 4, 4, 1, 1.

  • C.

    1, 2, 3, 4, 3.

  • D.

    4, 2, 3, 4, 2.

Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:

  • A.

    saberes e deveres.

  • B.

    saberes e hábitos.

  • C.

    hábitos e compromissos.

  • D.

    deveres e conflitos.

  • E.

    ações e reações.

Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), “[...] o diálogo é uma relação horizontal.” Nutre-se de:

  • A.

    amor, humildade, esperança, fé e confiança.

  • B.

    confiança e autoridade.

  • C.

    trabalho, responsabilidade, compromisso e razão.

  • D.

    confiança, esperança, fé e descompromisso.

  • E.

    liberdade, humildade, coragem e naturalidade.

O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:

  • A.

    aprendizagem sem docência.

  • B.

    docência sem método.

  • C.

    discência sem conteúdo.

  • D.

    há docência sem discência.

  • E. conteúdo sem método.

Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: “Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos.Adisciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.”

  • A.

    Liberal Tecnicista

  • B.

    Renovada Progressista.

  • C.

    Liberal.

  • D.

    Tradicional.

  • E.

    Liberal renovada Não Diretiva.

Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Observe o trecho que se segue:

Considerando a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor foi o construtor de uma Educação:

  • A.

    Imobilizadora.

  • B.

    Transformadora

  • C.

    Igualitária.

  • D.

    Reparadora.

  • E.

    Reformadora.

Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: “O diálogo começa na busca do conteúdo programático” afirma:

A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:

  • A.

    conteúdo programático.

  • B.

    planejamento

  • C.

    estratégia de ensino.

  • D.

    reforma do ensino.

  • E.

    avaliação de ensino.

Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.

  • A.

    linguísticas e cognitivas.

  • B.

    cognitivas e motoras.

  • C.

    psicológicas e intelectuais.

  • D.

    afetivas e cognitivas.

  • E.

    psicossociais e cognitivas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...