Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise os itens abaixo:
I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.
II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.
III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.
IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.
Agora, assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas a I e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Assinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir:
A avaliação da aprendizagem na escola possui dois princípios bem claros, um é ___________ o/a aluno/a no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ___________, e o outro é responder à/ao ___________ pela qualidade do trabalho pedagógico efetivado. De tal forma que é preciso atentar para o caráter constitutivo da avaliação que é de ___________, criando a base para a tomada de decisão, entendida aqui como o meio de encaminhar os atos subsequentes na perspectiva da busca de maior satisfação nos resultados. (LUCKESI, 1999)
determinar, sondagem, empresa, quantificação
limitar, autodidatismo, mercado de trabalho, classificação
auxiliar, ensino e aprendizagem, sociedade, diagnóstico
aligeirar, reciclagem, criança, promoção
sondar, comunicação, prefeitura, mensuração
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1, 3, 2, 1, 2.
2, 4, 4, 1, 1.
1, 2, 3, 4, 3.
4, 2, 3, 4, 2.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:
saberes e deveres.
saberes e hábitos.
hábitos e compromissos.
deveres e conflitos.
ações e reações.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), [...] o diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de:
amor, humildade, esperança, fé e confiança.
confiança e autoridade.
trabalho, responsabilidade, compromisso e razão.
confiança, esperança, fé e descompromisso.
liberdade, humildade, coragem e naturalidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:
aprendizagem sem docência.
docência sem método.
discência sem conteúdo.
há docência sem discência.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos.Adisciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.
Liberal Tecnicista
Renovada Progressista.
Liberal.
Tradicional.
Liberal renovada Não Diretiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Observe o trecho que se segue:
Considerando a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor foi o construtor de uma Educação:
Imobilizadora.
Transformadora
Igualitária.
Reparadora.
Reformadora.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: O diálogo começa na busca do conteúdo programático afirma:
A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:
conteúdo programático.
planejamento
estratégia de ensino.
reforma do ensino.
avaliação de ensino.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.
linguísticas e cognitivas.
cognitivas e motoras.
psicológicas e intelectuais.
afetivas e cognitivas.
psicossociais e cognitivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...