Questões de Pedagogia do ano 2012

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Em relação às contribuições de Vygotsky para a concepção sociointeracionista ou socioconstrutivista, podem-se considerar como verdadeiras qual(is) das seguintes premissas?

I. Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pressupondo o caráter mediado dos processos psicológicos superiores tipicamente humanos.

II. O meio social e cultural dispõe de signos e sistemas de signos necessários para formar os processos psicológicos superiores, já que o desenvolvimento individual consiste, em boa parte, no acesso progressivo a esses signos e na sua utilização.

III. É atribuído um caráter central à interação social no processo de desenvolvimento das capacidades humanas superiores. Segundo esse princípio, as funções superiores originam-se sempre entre pessoas, isto é, aparecem inicialmente no plano da relação com outras, para surgirem depois no plano individual.

Qual(is) é(são) verdadeira(s)?

  • A.

    Todas

  • B.

    Apenas I

  • C.

    Apenas II

  • D.

    Apenas III

  • E.

    II e III

As alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases:

  • A.

    período sensório-motor, operações formais, operações concretas.

  • B.

    pré-operatório, período sensório-motor, operações formais.

  • C.

    operações formais, operações concretas, período sensório-motor.

  • D.

    pré-operatório, operações concretas, sensório-motor.

  • E.

    N. D. A.

Wallon, compartilha com Vigotsky e Piaget sobre os estágios de desenvolvimento do indivíduo. Considerando os estágios descritos por Wallon, identifique a qual deles se refere a seguinte definição: “é período da formação da personalidade e da auto consciência do indivíduo: período de crises de oposição e de negativismo”.

  • A.

    puberdade e adolescência.

  • B.

    categoria

  • C.

    impulsivo emocional.

  • D.

    personalismo.

  • E.

    sensório motor e projetivo.

Para o educador Paulo Freire, a educação é

  • A.

    uma ação neutra, enquanto a alfabetização deve focar a leitura crítica da realidade do aluno.

  • B.

    a forma como os grupos opressores organizaram a sociedade visando a reprodução do status quo.

  • C.

    um ato político-partidário que possibilita a tomada de poder das mãos dos opressores pelos grupos oprimidos.

  • D.

    um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade.

  • E.

    o momento em que os educandos podem, sem pressão do poder, discutir os problemas sociais que afligem o trabalhador.

A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica.

  • B.

    O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas.

  • C.

    A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos.

  • D.

    As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.

  • E.

    As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes.

A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma. Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo. A partir desse diagnóstico, refletir sobre sua responsabilidade e conceber uma prática individual, e também coletiva, para interferir e modificar esta realidade. A construção de uma cultura de paz requer uma prática educativa que promova a capacidade de crítica e a formulação de propostas, e não a passividade, que termina por ser cúmplice dos mecanismos de injustiça e violação de direitos.

Analise as afirmativas abaixo:

I – Constituem direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);

II - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;

III - Os PCNs apresentam uma proposta de organização curricular na perspectiva da educação comprometida com a cidadania, elegendo os princípios norteadores: dignidade humana; igualdade de direitos; participação e co-responsabilidade pela vida social;

IV - A prática pedagógica voltada para a construção da cidadania democrática é essencialmente romper com a cultura autoritária, de submissão, de mando, impregnada nas diferentes relações sociais; é criar uma nova cultura a partir do entendimento de que todo e qualquer indivíduo é portador de direitos e deveres; é garantir o acesso ao conhecimento que permita-lhe apreender a complexidade das relações e determinações do conjunto da sociedade; é prepará-lo para sua inserção no mundo do trabalho, para compreender o avanço tecnológico e a participação ativa na organização da sociedade;

V - Para que a escola possa desenvolver um trabalho nesta perspectiva, faz-se necessária a construção de um projeto pedagógico, democrático e participativo, em que a formação do sujeito possa ser assumida coletivamente.

Esse processo se desenvolve na prática diária, através da apreensão dos conteúdos curriculares e na vivência do exercício da cidadania. Estão corretos os itens:

  • A.

    I– III – IV, apenas

  • B.

    I – II – V, apenas

  • C.

    II – III – V, apenas

  • D.

    Todos os itens estão corretos

No seu livro “O que é Ideologia” (1980), Marilena Chauí, define a ideologia como “um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer” (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:

  • A.

    Mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade;

  • B.

    Evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais;

  • C.

    Apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra;

  • D.

    Apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência;

  • E.

    Todas as alternativas estão erradas.

A imagem abaixo expressa claramente a idéia de:

  • A.

    A que os professores já são tão sofridos nos dias atuais que poderiam ser confundidos por meliantes;

  • B.

    Que até mesmo os professores estão se escondendo para não serem confundidos como realizadores de atos criminosos;

  • C.

    Que, os alunos sabem da constante lamentação pelo sofrimento dos professores, tiram proveito disso disfarçando-se deles;

  • D.

    Que os alunos se assustam ao verem criminosos disfarçando-se de professores

  • E.

    Que os crimes nas escolas são tão constantes que a polícia só não caça professores.

Analise com atenção a charge abaixo:

É possível apreender que:

I. O acesso ao ensino público está cada vez mais desacreditado como garantia cidadã até pela própria família.

II. O desestímulo pela educação começa no próprio ambiente doméstico-familiar.

III. Quanto mais a família é descapitalizada maior a ineficiência do ensino.

IV. A educação é tão desacreditada no na escola pública que é tratada como desnecessária.

Estão CORRETAS:

  • A.

    Todas estão corretas;

  • B.

    N.D.A;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    Apenas a I;

  • E.

    Apenas a II.

Vários foram os estudiosos que se destacaram na história da educação. A partir de seus legados formaram- se algumas tendências pedagógicas. Sendo assim, podemos dizer que a tendência pedagógica que tem seu método baseado na facilitação da aprendizagem, seus conteúdos fundamentam-se na busca do conhecimento pelos próprios alunos e um dos seus ícones é Carl Rogers é:

  • A.

    A Tendência Liberal Renovadora Progressiva;

  • B.

    A Tendência Liberal Renovadora Não-Diretiva;

  • C.

    A Tendência Progressista Libertadora;

  • D.

    A Tendência Progressista Libertária;

  • E.

    A Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos.

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