Questões de Pedagogia do ano 2012

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Embora a transversalidade implique que os conteúdos dos Temas Transversais sejam contemplados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte, todos os temas têm, explicitados em seus documentos, o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos.

As afirmativas seguintes apresentam especificidades dos conteúdos dosTemasTransversais, EXCETO:

  • A.

    Quanto à divisão dos conteúdos, considerou-se que nos Temas Transversais não há nada que, a priori , justifique uma sequenciação de conteúdos.

  • B.

    Os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.

  • C.

    A transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica e menos formalista.

  • D.

    Os Temas Transversais precisam necessariamente ser oferecidos aos alunos na sequência em que são apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • E.

    Os conteúdos de cada tema foram organizados de forma a reunir os diversos conteúdos em função dos principais eixos de cada tema.

A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo de forma a comporumconjunto articulado e aberto de novos temas, buscando um tratamento didático que contemplem sua complexidade e sua dinâmica. De acordo com os PCNs, osTemasTransversais:

I. têm a mesma impor tância das áreas convencionais.

II. podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferenças locais.

 III. devem ser utilizados, mas não têm a mesma importância que as áreas convencionais.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I.

  • D.

    Apenas II.

  • E.

    Apenas III.

Numa concepção moderna currículo escolar pode ser defenido como:

  • A.

    elenco das disciplinas ou matérias ministradas aos alunos.

  • B.

    conjunto de atividades e experiências, bem como as disciplinas desenvolvidas pela escola.

  • C.

    organização geral do funcionamento da escola: quadro de horários, relação nominal dos professores, carga horária de cada uma das disciplinas.

  • D.

    guia de orientação geral do trabalho docente.

  • E.

    descrição das situações docentes específicas, com indicações do que os alunos aprenderão.

Segundo Vygotsky (1988), o processo de interiorização consiste numa série de transformações, de reorganizações da atividade psicológica do sujeito como produto de sua participação em situações sociais específicas. No desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas aparecem em dois níveis, respectivamente:

  • A.

    intrapsicológico e interpsicológico.

  • B.

    subjetivo e objetivo.

  • C.

    genético e ontogenético.

  • D.

    interpsicológico e intrapsicológico

  • E.

    genético e filogenético.

Segundo Henri Wallon, o desenvolvimento infantil se processa por meio dos seguintes estágios:

  • A.

    impulsivo-emocional; personalismo e categorial.

  • B.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

  • C.

    impulsivo-emocional; sensório-motor; personalismo e categorial.

  • D.

    sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.

  • E.

    sensório-motor; personalismo; categorial e proximal.

Leia os seguintes itens.

I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.

II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.

III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.

I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.

II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.

III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.

IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.

V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, IV e V, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.

I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.

II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.

III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.

Estão corretos os itens

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Marque a alternativa correta.

  • A.

    Todas as pessoas com deficiência mental têm atraso global no desenvolvimento.

  • B.

    Algumas crianças com deficiência mental são portadoras de doenças que devem ser tratadas para evitar piores consequências.

  • C.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população brasileira é portadora de deficiência.

  • D.

    As deficiências sempre resultam de lesão no cérebro.

  • E.

    Em países desenvolvidos, as deficiências não ocorrem porque esses países dispõem de recursos financeiros que impedem o seu aparecimento.

Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    de esquema.

  • C.

    condicionado.

  • D.

    de aprendizagem.

  • E.

    de avaliação.

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