Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:
permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.
evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.
insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.
utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.
considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.
A Deficiência Mental vem, necessariamente associada a:
Debilidade motora.
Alterações das funções perceptivas e de atenção.
Dificuldades na estruturação da função simbólica e da linguagem.
Conduta hiperativa.
Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:
I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;
II Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa;
III A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;
IV Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.
Está INCORRETA a alternativa:
I
II
III
IV
O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Possui percepção global sem discriminar detalhes.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:
Estágios.
Desequilíbrio.
Mudanças.
Escrita.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:
A mediação consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio;
A mediação consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida;
A mediação não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento;
A mediação é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento;
A mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.
Qual das tendências pedagógicas abaixo pode ser considerada Crítica e Transformadora:
Liberal Progressiva;
Liberal Tecnicista;
Liberal Tradicional;
Liberal Renovado Não-Diretiva;
Progressiva Libertadora.
As Teorias Psicogenéticas se baseiam em três grandes autores: Piaget, Vygotsky e Wallon. Com base nestes teóricos analise os itens a seguir:
I- Piaget divide em quatro os estágios de desenvolvimento do individuo, são eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
II- Segundo Vygotsky, o individuo não necessita do meio social para desenvolver-se.
III- Wallon acredita que as emoções têm um papel preponderante no desenvolvimento da pessoa, pois são através delas que demonstramos nossos desejos e vontades.
Marque a alternativa verdadeira.
Somente a I está correto.
I e III estão corretos.
Somente a III está correto.
Somente II está correto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):
hipófise.
córtex cerebral.
corpo caloso.
formação reticular.
cerebelo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:
real / potencial / cognitivo.
cognitivo / intencionalidade / transcendência.
equilíbrio / conservação / assimilação.
real / potencial / proximal.
conservação / intencionalidade / assimilação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...