Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:

  • A.

    permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.

  • B.

    evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.

  • C.

    insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.

  • D.

    utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.

  • E.

    considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.

A Deficiência Mental vem, necessariamente associada a:

  • A.

    Debilidade motora.

  • B.

    Alterações das funções perceptivas e de atenção.

  • C.

    Dificuldades na estruturação da função simbólica e da linguagem.

  • D.

    Conduta hiperativa.

Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:

I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;

II – Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa; 

III – A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;

IV – Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.

Está INCORRETA a alternativa:

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    IV

O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:

  • A.

    É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

  • B.

    Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").

  • C.

    Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

  • D.

    Possui percepção global sem discriminar detalhes.

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:

  • A.

    Estágios.

  • B.

    Desequilíbrio.

  • C.

    Mudanças.

  • D.

    Escrita.

Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:

  • A.

    A mediação “consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio”;

  • B.

    A mediação “consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida”;

  • C.

    A mediação “não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento”;

  • D.

    A mediação “é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento”;

  • E.

    A mediação “é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento”.

Qual das tendências pedagógicas abaixo pode ser considerada Crítica e Transformadora:

  • A.

    Liberal Progressiva;

  • B.

    Liberal Tecnicista;

  • C.

    Liberal Tradicional;

  • D.

    Liberal Renovado Não-Diretiva;

  • E.

    Progressiva Libertadora.

As Teorias Psicogenéticas se baseiam em três grandes autores: Piaget, Vygotsky e Wallon. Com base nestes teóricos analise os itens a seguir:

I- Piaget divide em quatro os estágios de desenvolvimento do individuo, são eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

II- Segundo Vygotsky, o individuo não necessita do meio social para desenvolver-se.

III- Wallon acredita que as emoções têm um papel preponderante no desenvolvimento da pessoa, pois são através delas que demonstramos nossos desejos e vontades.

Marque a alternativa verdadeira.

  • A.

    Somente a I está correto.

  • B.

    I e III estão corretos.

  • C.

    Somente a III está correto.

  • D.

    Somente II está correto.

A capacidade para mantermos a atenção em um determinado ponto ou estímulo é o resultado de uma ação de um sistema especializado localizado no cérebro, na região do(a):

  • A.

    hipófise.

  • B.

    córtex cerebral.

  • C.

    corpo caloso.

  • D.

    formação reticular.

  • E.

    cerebelo.

A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:

  • A.

    real / potencial / cognitivo.

  • B.

    cognitivo / intencionalidade / transcendência.

  • C.

    equilíbrio / conservação / assimilação.

  • D.

    real / potencial / proximal.

  • E.

    conservação / intencionalidade / assimilação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...