Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Gestão escolar diz respeito às atividades de planejamento, execução e avaliação que dirigentes e professores precisam desenvolver para levar adiante seus projetos educacionais e curriculares. A execução de um plano é, por natureza, um processo dinâmico e flexível que para funcionar de forma adequada, como elemento facilitador de uma gestão para mudança, exige talento político e:
formação.
liderança.
competências.
informação.
especialização.
Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:
ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;
ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;
ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;
ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;
ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.
Analise as afirmativas.
I. Documento redigido de maneira que não se possa modificá-lo posteriormente, por ter valor jurídico.
II. Documento que apresenta os resultados finais obtidos pelo aluno.
III. Documento indispensável em caso de transferência, caso ocorra no decorrer do período letivo.
As afirmativas anteriores referem-se, respectivamente, a
I. ata II. ficha individual III. boletim escolar
I. redação técnica II. histórico escolar III. ficha individual
I. declaração escolar II. arquivo III. ficha de avaliação
I. ata II. histórico escolar III. ficha individual
I. ficha de avaliação II. boletim escolar III. declaração escolar
Analise as afirmativas sobre escrituração em arquivo escolar.
I. Deve guardar documentos, formulários e papéis referentes ao estabelecimento de forma ordenada.
II. Deve possibilitar a reconstituição do passado, sendo um centro ativo de informações.
III. Quanto mais complexo for o sistema de arquivamento, menores serão as possibilidades de erros e maiores as probabilidades de funcionamento eficiente.
IV. Todos os registros de atividades e atos escolares dos alunos deverão estar no arquivo escolar.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, III
I, IV
II, III
I, II, IV
I, II, III, IV
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Supervisor Escolar deve estar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo o qual o currículo pode ser considerado:
uma relação autônoma de componentes curriculares previstos na reunião de docentes, com os devidos detalhamentos de conteúdos fundamentais, imprescindíveis para os conhecimentos e informações a serem adquiridos e memorizados adequadamente pelos alunos.
como redes de fazeres e saberes, produzidas e compartilhadas nos cotidianos escolares, cujos fios, nós e linhas de fuga não se limitam a esses cotidianos, prolongando-se para além deles nos diferentes contextos vividos pelos sujeitos que praticam e habitam, direta ou indiretamente, as escolas.
como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem incorporados pelos alunos, tendo em vista seu aprimoramento cultural, indispensável para vencer obstáculos no percurso da vida, seja como pessoa, seja como profissional ajustado e cumpridor de todas as regras.
um processo dinâmico, com várias interfaces, sujeito a realizar as missões em diferentes níveis educativos, de acordo com as características destes, numa preocupação linear de realizações pedagógicas, coerentes com um planejamento detalhado e rígido.
como uma relação de saberes científicos, contemporâneos, de acordo com as intenções de um mundo globalizado, de aceitação dos principais conceitos que poderão ser vividos pelos alunos no futuro, numa atitude de aceitação e obediência ao que foi dito nas escolas.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
ALei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu Artigo 13, inciso I, expressa que os docentes terão a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Para a consecução dessa proposta, o Supervisor Escolar deverá exercer um papel significativo, atuando com o objetivo de:
dotar os professores de conhecimentos sobre legislação escolar, de ordem federal, estadual e municipal, visando a garantir a presença técnicoburocrática no currículo e no regimento escolar.
preparar um anteprojeto para apresentação na reunião dos professores, destinando tarefas para cada um, de acordo com sua formação, visando a unir no final os conteúdos numa justa posição.
sensibilizar os docentes para uma posição mais complacente com os alunos, a fim de que suas propostas estejam voltadas para a relação com a realidade ambiental, de pobreza socioeconômica.
resgatar a escola como espaço público de reflexão crítica e coletiva, rompendo com a separação entre conceber e executar, entre o pensar e o fazer, entre teoria e prática.
organizar, com o devido cuidado, o plano global da escola, com os detalhes sobre os recursos humanos, materiais, como uma tarefa individual deumprofissional capacitado tecnicamente.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Diante das necessidades educacionais do país, a proposta da Supervisão Escolar deve ser:
atuar como a fundamentação teórica atualizada que facilite compreender melhor as competências do planejamento, tão importantes no exercício de sua função, seja qual for o caráter da instituição educativa, e tendo em vista verificar o rendimento escolar dos alunos.
exercer suas funções pedagógicas, nos diversos âmbitos de sua atuação educacional, com base numa prática socioeducativa voltada para a superação das discriminações e exclusões e comprometida com os anseios de uma sociedade mais justa e humana.
romper com o tecnicismo que marcou durante décadas a trajetória da Supervisão Escolar no Brasil, ultrapassando este limite, no intuito de garantir um ensino mais objetivo e necessário para os alunos.
desenvolver as atividades de supervisão na educação básica, desde aquelas dirigidas para as creches até as relativas ao Ensino Médio, principalmente, dirigindo os docentes das diversas áreas de ensino e, os coordenadores pedagógicos e orientando as secretarias das unidades escolares.
realizar as suas competências pedagógicas, desde o planejamento à avaliação da aprendizagem, com base em cr i tér ios psicossociais, objetivando a conquista de ambientes socioeducativos privilegiados, facilitadores da adaptação individual de cada aluno.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Assis (1994) [ apud Pascoal (2008)] apresenta a importância do papel do Orientador Educacional como corresponsável pela aprendizagem dos alunos. Apresenta o papel do Orientador Educacional numa dimensão bastante ampla e fala também da escola como lócus privilegiado de participação. Questiona a formação profissional, mostrando que há necessidade do domínio de conteúdos essenciais a uma nova atuação. Questiona, ainda, as práticas docentes envolvendo os aspectos didático-pedagógicos, tais como metodologia, avaliação, relação professor-aluno, objetivos, conteúdos e revela a necessidade de que os docentes conheçam e reflitam sobre o real significado da existência da escola e sua função:
educacional.
cultural
social.
formativa.
informativa.
O cadastro escolar, fruto de parceria entre o Estado e os municípios, pretende garantir a cada aluno uma vaga na rede pública de ensino. Como instrumento de gestão, tal levantamento permite
analisar a demanda escolar e compatibilizá-la com a capacidade física das escolas.
destinar parte das taxas de matrícula para o fundo de construção de novas escolas.
verificar o nível de desempenho do corpo docente e propor ações de reciclagem.
selecionar os alunos mais capazes, encaminhandoos para escolas particulares.
A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".
A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel deensinar técnicas de leitura e escrita para melhor desenvolver a concentração dos alunos nos estudos.
possibilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho informal, de maneira a permitir a ascensão social.
incentivar os alunos a teorizar, por meio da aquisição de conhecimentos empíricos, para que consigam prosseguir os estudos.
promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para a educação continuada durante a vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...