Questões de Pedagogia do ano 2012

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A adaptação do método de ensino às necessidades de cada aluno é, de fato, um procedimento fundamental na atuação de todo educador. O ensino não ocorrerá, verdadeiramente, se o professor não atender ao jeito que cada um tem para aprender. A respeito disso, assinale a alternativa que se relaciona com esse propósito.

  • A.

    Criar estratégias que atendam às necessidades específicas apenas de um grupo de alunos.

  • B.

    Criar instrumentos avaliativos que priorizem o ensino formal de toda a sala.

  • C.

    Adaptar instrumentos que avaliem o aprendizado de um grupo específico.

  • D.

    Adaptar o espaço físico da escola para os alunos com necessidades educacionais especiais.

As adaptações curriculares de pequeno porte (não significativas) são as ações realizadas

  • A.

    pela Direção da escola para promover as adaptações arquitetônicas necessárias para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • B.

    no âmbito administrativo, pela Secretaria de Educação, para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino aprendizagem.

  • C.

    no âmbito pedagógico orientadas pelo Ministério da Educação com o objetivo de capacitar os professores para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • D.

    pelo professor, com o objetivo de permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.

Para que o professor possa atuar na área da Educação Especial, precisará de conhecimentos específicos e

  • A.

    curso de pós-graduação em qualquer área do conhecimento.

  • B.

    conhecimentos específicos da área em que vai atuar.

  • C.

    conhecimentos gerais para a prática docente.

  • D.

    conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.

A avaliação pedagógica é um processo dinâmico que considera o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno. Portanto, o professor deverá criar estratégias avaliativas que

  • A.

    reflitam o conteúdo ensinado em sala. Para isso será preciso a elaboração de provas formais compostas de alternativas de múltipla escolha.

  • B.

    levem em conta o coletivo, em detrimento ao individual, pois é preciso considerar a sala como um conjunto homogêneo composto por alunos com níveis de conhecimento semelhantes.

  • C.

    valorizem a particularidade de cada aluno, pois alguns poderão necessitar da ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática diária.

  • D.

    levem em conta o individual, pois é preciso avaliar cada aluno a partir do conteúdo ensinado em sala. Para isso, tanto os trabalhos quanto as provas deverão ser aplicados com rigor, sem qualquer consulta.

No ano de 1854, foi criado pelo Imperador D. Pedro II, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (IMC). Esse Instituto foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. O seu nome mudou e, atualmente, ele é conhecido como

  • A.

    Instituto Brasileiro de Pessoas com Deficiência Visual.

  • B.

    Instituto Benjamin Constant.

  • C.

    Associação Laramara de assistência ao Deficiente Visual.

  • D.

    Lar das Moças Cegas.

Uma professora tem um aluno em sala de aula com baixa visão que precisa ser encaminhado para avaliação, na cidade de São Paulo. Esse encaminhamento deverá ser feito para

  • A.

    Larama.

  • B.

    APAE.

  • C.

    AACD.

  • D.

    Sociedade Pestalozzi.

Encaminhamentos didáticos, como as apostilas preparadas, o desenho livre, os desenhos estereotipados para as crianças colorirem ou colagens pré-montadas empobrecem e enfraquecem o aprendizado do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as atividades propostas na área de Arte.

  • A.

    Desenhos prontos, xerocados ou mimeografados, a serem coloridos com cores escolhidas pelo próprio professor.

  • B.

    Proporcionar o conhecimento artístico. Desenvolver, exercitar a prática da expressão, da criatividade e da comunicação.

  • C.

    Modelagem em argila ou massa de modelar com o uso de forminhas e outras ferramentas que proporcionem um trabalho limpo e bem feito.

  • D.

    Cópias ou trabalhos de modelos prontos, como as colagens com formas pré-definidas e recortadas pelo próprio professor.

Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.

( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se tornando as sociedades.

( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em diferentes sociedades.

( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversifi cada, a qual os educadores sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do que o núcleo comum.

( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as diferenças são produzidas.

( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.

  • A.

    V, F, V, F, V

  • B.

    V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, F, V,V

  • D.

    V, V, F, F, V

  • E.

    F, V, V, F, F

A respeito da Sociedade, Estado e Educação assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    A educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.

  • B.

    Existem tensões com que a sociedade precisa se ocupar e muitas delas passam pela educação: entre o local e o global; entre o universal e o singular; entre a tradição e a modernidade; entre a indispensável competição e a igualdade de oportunidades; entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.

  • C.

    À educação cabe a missão de fazer com que todos façam frutifi car seus talentos e potencialidades criativas, o que implica responsabilizar-se por seu processo individual.

  • D.

    A sociedade impõe cada vez mais o conceito de educação ao longo de toda a vida, dada às vantagens que oferece em matéria de fl exibilidade, diversidade e acessibilidade.

  • E.

    A educação deve se adaptar em função das transformações e deixar de transmitir os conhecimentos acumulados ao longo de um tempo para se lançar no campo do novo.

A respeito da Função Social da Educação e da Escola assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    Os fi ns da educação derivam da estruturação homogênea do ambiente social, identifi cam-se como interesses comuns do grupo, e devem se realizar igualitariamente em todos os seus membros.

  • B.

    A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização dos conhecimentos produzidos.

  • C.

    A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outros espaços, se caracteriza como campo social de disputa hegemônica.

  • D.

    As relações sociais desenvolvidas são de aprendizagem e conhecimento. Neste sentido, se aprende no contexto da vida social independente da escola, anulando sua necessidade.

  • E.

    A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualifi cação, articula determinados interesses e desarticula outros.

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