Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Inclusiva é definida como uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza. Nesse contexto, a Educação Especial é entendida como
um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa todos os níveis e etapas. Responsável, portanto, pelo atendimento educacional especializado.
uma modalidade transversal de ensino independente da Educação Inclusiva, responsável apenas pelo atendimento educacional especializado.
um campo de conhecimento específico que não é transversal e praticado apenas nas escolas especiais ou nas instituições especializadas.
um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa os níveis iniciais, responsável pelo atendimento educacional especializado.
No ano de 1994, foi redigido um importante Documento conhecido como: A Declaração de Salamanca. Seu principal objetivo foi
definir novos papéis das escolas públicas nos países da Europa.
chamar a atenção dos governos para a situação das classes mais pobres dos países em desenvolvimento.
definir as novas diretrizes da Educação Especial nos países em desenvolvimento e também da Europa.
promover a atenção em relação às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
A ideia de educação inclusiva está fundamentada no conceito de
escola comum.
escola regular.
escola especial.
escola para todos.
A instituição deve criar um ambiente acolhedor que proporcione segurança e confiança para as crianças de zero a três anos, garantindo-lhes oportunidades para que sejam capazes, entre outros, de
criar um vínculo afetivo e emocional com seus pais e familiares, tendo nos professores um modelo a ser seguido.
desenvolverem progressivamente o senso de individualidade e autoconfiança, tornando-se indiferente à presença de outras crianças no mesmo ambiente.
relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
deixar de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais.
Muitas vezes, ao observar crianças brincando, é possível perceber que umas imitam as outras, imitam movimentos de animais, ou fazem caretas, emitindo diferentes sons. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
No desenvolvimento dessa criança, a imitação, primeiramente, faz parte do processo de aprendizagem.
No desenvolvimento dessa criança, a imitação é apenas uma interpretação de mundo.
A imitação é um gesto mecânico e sem grande importância.
A imitação não é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças.
A criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades.
Afetivas, emocionais e cognitivas.
Afetivas, emocionais e motoras.
Emocionais, motoras e visuais.
Motoras, visuais e auditivas.
Entre o bebê e as pessoas que interagem, cuidam e brincam com ele se constrói uma forte relação afetiva que estabelece, entre outros,
a construção de um mundo paralelo para a criança se desenvolver.
o uso de uma linguagem verbal para demonstrar diferentes sentimentos.
o emprego de figuras para o desenvolvimento visual da criança.
critérios de mediação entre a criança e o mundo imediato que a cerca.
Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada
independente, pois a Educação Especial é outra modalidade de ensino, muito específica.
complementar, pois dá o suporte específico para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem.
mais importante que a educação oferecida pelo processo de inclusão, pois somente ela atende às necessidades do aluno com necessidades especiais.
técnica e deverá ser desenvolvida apenas nas instituições especializadas por pessoas altamente qualificadas.
Para identificar as estratégias necessárias para atender um aluno com necessidades educacionais em sala de aula, o professor deverá
realizar um questionário e enviar para os responsáveis por aquele aluno para saber como trabalhar com aquele aluno.
fazer cursos de capacitação para conhecer as principais deficiências e as estratégias necessárias para interagir com esse aluno.
convidar os pais para sugerirem atividades a serem desenvolvidas.
ler o laudo do aluno para, posteriormente, saber o que fazer.
Algumas escolas públicas, infelizmente, ainda organizam a separação de classes. Em determinadas salas, convivem apenas alunos com diferentes necessidades educacionais especiais. Essa prática, do ponto de vista do conceito de escola para todos, está
adequada, pois os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um espaço exclusivo para que o processo de aprendizagem aconteça verdadeiramente.
inadequada, pois os alunos deverão ser separados por necessidades educacionais semelhantes. Por exemplo: classes só de surdos, só de deficientes visuais, entre outras.
inadequada, pois, nos dias de hoje, a escola deverá organizar turmas em que todos os alunos, com e sem necessidades educacionais especiais, convivam em sala para o pleno exercício de suas potencialidades.
adequada, pois caberá à escola avaliar a necessidade ou não de serem separados os grupos de alunos com necessidades educacionais especiais daqueles que não as tem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...