Questões de Pedagogia do ano 2012

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Educação Inclusiva é definida como uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza. Nesse contexto, a Educação Especial é entendida como

  • A.

    um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa todos os níveis e etapas. Responsável, portanto, pelo atendimento educacional especializado.

  • B.

    uma modalidade transversal de ensino independente da Educação Inclusiva, responsável apenas pelo atendimento educacional especializado.

  • C.

    um campo de conhecimento específico que não é transversal e praticado apenas nas escolas especiais ou nas instituições especializadas.

  • D.

    um campo de conhecimento e uma modalidade transversal de ensino que perpassa os níveis iniciais, responsável pelo atendimento educacional especializado.

No ano de 1994, foi redigido um importante Documento conhecido como: “A Declaração de Salamanca”. Seu principal objetivo foi

  • A.

    definir novos papéis das escolas públicas nos países da Europa.

  • B.

    chamar a atenção dos governos para a situação das classes mais pobres dos países em desenvolvimento.

  • C.

    definir as novas diretrizes da Educação Especial nos países em desenvolvimento e também da Europa.

  • D.

    promover a atenção em relação às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

A ideia de educação inclusiva está fundamentada no conceito de

  • A.

    escola comum.

  • B.

    escola regular.

  • C.

    escola especial.

  • D.

    escola para todos.

A instituição deve criar um ambiente acolhedor que proporcione segurança e confiança para as crianças de zero a três anos, garantindo-lhes oportunidades para que sejam capazes, entre outros, de

  • A.

    criar um vínculo afetivo e emocional com seus pais e familiares, tendo nos professores um modelo a ser seguido.

  • B.

    desenvolverem progressivamente o senso de individualidade e autoconfiança, tornando-se indiferente à presença de outras crianças no mesmo ambiente.

  • C.

    relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

  • D.

    deixar de experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais.

Muitas vezes, ao observar crianças brincando, é possível perceber que umas imitam as outras, imitam movimentos de animais, ou fazem caretas, emitindo diferentes sons. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No desenvolvimento dessa criança, a imitação, primeiramente, faz parte do processo de aprendizagem.

  • B.

    No desenvolvimento dessa criança, a imitação é apenas uma interpretação de mundo.

  • C.

    A imitação é um gesto mecânico e sem grande importância.

  • D.

    A imitação não é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças.

A criança é considerada um ser social que nasce com certas capacidades. Assinale a alternativa que apresenta essas capacidades.

  • A.

    Afetivas, emocionais e cognitivas.

  • B.

    Afetivas, emocionais e motoras.

  • C.

    Emocionais, motoras e visuais.

  • D.

    Motoras, visuais e auditivas.

Entre o bebê e as pessoas que interagem, cuidam e brincam com ele se constrói uma forte relação afetiva que estabelece, entre outros,

  • A.

    a construção de um mundo paralelo para a criança se desenvolver.

  • B.

    o uso de uma linguagem verbal para demonstrar diferentes sentimentos.

  • C.

    o emprego de figuras para o desenvolvimento visual da criança.

  • D.

    critérios de mediação entre a criança e o mundo imediato que a cerca.

Na perspectiva da Educação Inclusiva, nas escolas públicas, a Educação Especial é considerada

  • A.

    independente, pois a Educação Especial é outra modalidade de ensino, muito específica.

  • B.

    complementar, pois dá o suporte específico para que o aluno com necessidades educacionais especiais possa se desenvolver no processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    mais importante que a educação oferecida pelo processo de inclusão, pois somente ela atende às necessidades do aluno com necessidades especiais.

  • D.

    técnica e deverá ser desenvolvida apenas nas instituições especializadas por pessoas altamente qualificadas.

Para identificar as estratégias necessárias para atender um aluno com necessidades educacionais em sala de aula, o professor deverá

  • A.

    realizar um questionário e enviar para os responsáveis por aquele aluno para saber como trabalhar com aquele aluno.

  • B.

    fazer cursos de capacitação para conhecer as principais deficiências e as estratégias necessárias para interagir com esse aluno.

  • C.

    convidar os pais para sugerirem atividades a serem desenvolvidas.

  • D.

    ler o laudo do aluno para, posteriormente, saber o que fazer.

Algumas escolas públicas, infelizmente, ainda organizam a separação de classes. Em determinadas salas, convivem apenas alunos com diferentes necessidades educacionais especiais. Essa prática, do ponto de vista do conceito de escola para todos, está

  • A.

    adequada, pois os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um espaço exclusivo para que o processo de aprendizagem aconteça verdadeiramente.

  • B.

    inadequada, pois os alunos deverão ser separados por necessidades educacionais semelhantes. Por exemplo: classes só de surdos, só de deficientes visuais, entre outras.

  • C.

    inadequada, pois, nos dias de hoje, a escola deverá organizar turmas em que todos os alunos, com e sem necessidades educacionais especiais, convivam em sala para o pleno exercício de suas potencialidades.

  • D.

    adequada, pois caberá à escola avaliar a necessidade ou não de serem separados os grupos de alunos com necessidades educacionais especiais daqueles que não as tem.

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