Questões de Pedagogia do ano 2012

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R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de

  • A.

    L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano.

  • B.

    B.F. Skinner e o Behaviorismo.

  • C.

    Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino.

  • D.

    Santo Tomás de Aquino e a Escolástica.

Numa reunião de pais, D. Maria deu um depoimento dizendo que, desde que os professores solicitaram a ela que acompanhasse com atenção e carinho as atividades escolares de seu filho em casa, o menino “danado” mudou “da água pro vinho”. O fato de ela trabalhar o dia todo, não a impediu de “arranjar um tempinho pra ele”. Após a declaração, a professora lembrou que a participação dos pais, na estratégia de promoção do sucesso escolar de seus filhos, era fundamental. Assinale a alternativa que seria incoerente com uma relação de parceria entre escola-família.

  • A.

    Considerar a diversidade de arranjos familiares.

  • B.

    Considerar as diferenças sócioeconômicas e culturais das famílias.

  • C.

    Incluir no currículo da escola experiências trazidas pelos pais e mães de alunos.

  • D.

    Analisar as dificuldades dos alunos sob a ótica do modelo da reprovação e atribuir à ausência dos pais as dificuldades apresentadas pelos educandos.

A educadora reporta-se à sua vivência pessoal, ao percorrer o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), para fazer um comparativo com o processo de

  • A.

    plano pedagógico.

  • B.

    avaliação institucional.

  • C.

    sondagem prévia dos alunos.

  • D.

    avaliação mediadora.

O conceito de Diversidade está associado à

I. pluralidade.

II. multiplicidade.

III. heterogeneidade.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

O sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar

  • A.

    a terminalidade específica.

  • B.

    a reclassificação.

  • C.

    a classificação.

  • D.

    o teste vocacional.

Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A definição refere-se a

  • A.

    praticantes de esportes.

  • B.

    artistas em geral.

  • C.

    alunos com altas habilidades/ superdotação.

  • D.

    alunos com transtornos globais do desenvolvimento.

A oferta de Educação Especial pelo Estado tem início

  • A.

    a partir dos 6 anos.

  • B.

    de 3 a 6 anos.

  • C.

    de 0 a 6 anos.

  • D.

    dos 7 aos 14 anos.

Ao pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional

  • A.

    a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar as letras e desenvolve uma mínima habilidade de interpretação de textos, porém, não consegue realizar operações matemáticas.

  • B.

    a pessoa com menos de quatro anos de estudo e que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

  • C.

    a pessoa que não consegue ler ou escrever palavras simples e curtas.

  • D.

    a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar letras e resolver operações matemáticas, mas não possui domínio de escrita, conseguindo ler e interpretar razoavelmente.

A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz que poderia subsidiar as atividades de uma escola sobre a História e Cultura Indígena.

  • A.

    Respeitar os costumes, línguas, crenças e tradições indígenas.

  • B.

    Respeitar o direito originário sobre as terras ocupadas pelos índios.

  • C.

    Perpetuar a imagem do “bom selvagem”, atribuída a essas populações desde os tempos do Brasil Colonial.

  • D.

    Promover cursos de formação de professores e pesquisar bibliografia sobre o tema indígena.

Discutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta.

  • A.

    Apresentar as biografias de Pixinguinha, Machado de Assis e Clementina de Jesus e ressaltar as suas contribuições para a cultura brasileira.

  • B.

    Contar histórias sobre a Princesa Zacimba Gaba, Chico Rei e Zumbi dos Palmares para os alunos.

  • C.

    Pesquisar sobre o Candomblé, religião de origem africana.

  • D.

    Enaltecer a importância da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, nas aulas de História do Brasil.

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