Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de
L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano.
B.F. Skinner e o Behaviorismo.
Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino.
Santo Tomás de Aquino e a Escolástica.
Numa reunião de pais, D. Maria deu um depoimento dizendo que, desde que os professores solicitaram a ela que acompanhasse com atenção e carinho as atividades escolares de seu filho em casa, o menino danado mudou da água pro vinho. O fato de ela trabalhar o dia todo, não a impediu de arranjar um tempinho pra ele. Após a declaração, a professora lembrou que a participação dos pais, na estratégia de promoção do sucesso escolar de seus filhos, era fundamental. Assinale a alternativa que seria incoerente com uma relação de parceria entre escola-família.
Considerar a diversidade de arranjos familiares.
Considerar as diferenças sócioeconômicas e culturais das famílias.
Incluir no currículo da escola experiências trazidas pelos pais e mães de alunos.
Analisar as dificuldades dos alunos sob a ótica do modelo da reprovação e atribuir à ausência dos pais as dificuldades apresentadas pelos educandos.
A educadora reporta-se à sua vivência pessoal, ao percorrer o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), para fazer um comparativo com o processo de
plano pedagógico.
avaliação institucional.
sondagem prévia dos alunos.
avaliação mediadora.
O conceito de Diversidade está associado à
I. pluralidade. II. multiplicidade. III. heterogeneidade. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
O sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar
a terminalidade específica.
a reclassificação.
a classificação.
o teste vocacional.
Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A definição refere-se a
praticantes de esportes.
artistas em geral.
alunos com altas habilidades/ superdotação.
alunos com transtornos globais do desenvolvimento.
A oferta de Educação Especial pelo Estado tem início
a partir dos 6 anos.
de 3 a 6 anos.
de 0 a 6 anos.
dos 7 aos 14 anos.
Ao pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional
a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar as letras e desenvolve uma mínima habilidade de interpretação de textos, porém, não consegue realizar operações matemáticas.
a pessoa com menos de quatro anos de estudo e que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.
a pessoa que não consegue ler ou escrever palavras simples e curtas.
a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar letras e resolver operações matemáticas, mas não possui domínio de escrita, conseguindo ler e interpretar razoavelmente.
A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz que poderia subsidiar as atividades de uma escola sobre a História e Cultura Indígena.
Respeitar os costumes, línguas, crenças e tradições indígenas.
Respeitar o direito originário sobre as terras ocupadas pelos índios.
Perpetuar a imagem do bom selvagem, atribuída a essas populações desde os tempos do Brasil Colonial.
Promover cursos de formação de professores e pesquisar bibliografia sobre o tema indígena.
Discutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta.
Apresentar as biografias de Pixinguinha, Machado de Assis e Clementina de Jesus e ressaltar as suas contribuições para a cultura brasileira.
Contar histórias sobre a Princesa Zacimba Gaba, Chico Rei e Zumbi dos Palmares para os alunos.
Pesquisar sobre o Candomblé, religião de origem africana.
Enaltecer a importância da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, nas aulas de História do Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...