Questões de Pedagogia do ano 2012

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A criança desde cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar papéis nas brincadeiras que compartilha com os amigos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As brincadeiras são consideradas como passatempos importantes.

  • B.

    As brincadeiras são fundamentais para identificar se essa criança será ou não comunicativa.

  • C.

    A participação nas brincadeiras reforça a construção de uma personalidade individualista.

  • D.

    As brincadeiras são fundamentais para desenvolver a imaginação.

Um dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com

  • A.

    a ausência de acompanhamento do Conselho Tutelar.

  • B.

    a falta de confiança da família na escola.

  • C.

    a falta de capacitação dos professores.

  • D.

    o despreparo dos funcionários.

Um professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso

  • A.

    salas de apoio onde atividades específicas deverão ser realizadas.

  • B.

    rampas de acesso e informações visuais em LIBRAS em todas as dependências da escola.

  • C.

    piso tátil para alunos com deficiência visual e banheiros adaptados.

  • D.

    adaptação arquitetônica dos espaços de convivência.

Até 1990, as políticas de Educação Especial refletiram o sentido assistencial e terapêutico atribuído à Educação Especial pelo MEC. A partir de 1990, ocorrem algumas modificações importantes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas modificações.

  • A.

    A conceituação da Educação Especial como instrumento de normalização no ensino.

  • B.

    O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade assistencial.

  • C.

    A conceituação da Educação Especial como instrumento de integração social.

  • D.

    O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade de ensino.

As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou

  • A.

    a Declaração de Salamanca.

  • B.

    o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes.

  • C.

    o ano internacional das Pessoas Deficientes.

  • D.

    a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No início da década de 1970, passou a ter destaque o Movimento de Integração Social que objetivava a inserção da pessoa com deficiência na sociedade. A partir de então, surgiram os princípios de

  • A.

    normalização, individualização e integração.

  • B.

    normalização, individualização e inclusão.

  • C.

    integração, inclusão e normalização.

  • D.

    integração, individualização e inclusão.

Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo

  • A.

    pessoa portadora de necessidades especiais.

  • B.

    pessoa com deficiência.

  • C.

    pessoa portadora de deficiência.

  • D.

    pessoa com necessidades educacionais especiais.

Os alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor

  • A.

    indicar mais leituras, propondo a realização de muitos exercícios de fixação.

  • B.

    explicar os conteúdos superficialmente para estimular a curiosidade desses alunos.

  • C.

    incentivar que esses alunos expliquem os conteúdos para seus colegas de classe.

  • D.

    propor atividades de estudos de observação, descrição sistemática e experimentos de laboratório.

Para ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações,

  • A.

    utilizar somente a LIBRAS para poder se comunicar com esse aluno.

  • B.

    utilizar recursos visuais alternativos para que não haja prejuízo na aprendizagem.

  • C.

    enfatizar com expressões faciais para que o aluno surdo perceba o que o professor quer passar.

  • D.

    transcrever para a lousa, de forma detalhada, toda a sua explicação.

Um professor está ensinando formas geométricas básicas para uma turma de ensino fundamental, na qual há um aluno cego. Assinale a alternativa que apresenta a melhor estratégia para que esse aluno possa abstrair os conceitos.

  • A.

    Descrever minuciosamente cada uma das formas geométricas estudadas, perguntando se o aluno entendeu.

  • B.

    Realizar gestos que imitem cada uma das formas geométricas estudadas.

  • C.

    Oferecer objetos para serem manipulados pelo aluno e que representem concretamente cada uma das formas geométricas estudadas.

  • D.

    Pedir para outro aluno ficar junto ao colega cego para ajudá-lo a interpretar as explicações conceituais.

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