Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A criança desde cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar papéis nas brincadeiras que compartilha com os amigos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As brincadeiras são consideradas como passatempos importantes.
As brincadeiras são fundamentais para identificar se essa criança será ou não comunicativa.
A participação nas brincadeiras reforça a construção de uma personalidade individualista.
As brincadeiras são fundamentais para desenvolver a imaginação.
Um dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com
a ausência de acompanhamento do Conselho Tutelar.
a falta de confiança da família na escola.
a falta de capacitação dos professores.
o despreparo dos funcionários.
Um professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso
salas de apoio onde atividades específicas deverão ser realizadas.
rampas de acesso e informações visuais em LIBRAS em todas as dependências da escola.
piso tátil para alunos com deficiência visual e banheiros adaptados.
adaptação arquitetônica dos espaços de convivência.
Até 1990, as políticas de Educação Especial refletiram o sentido assistencial e terapêutico atribuído à Educação Especial pelo MEC. A partir de 1990, ocorrem algumas modificações importantes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas modificações.
A conceituação da Educação Especial como instrumento de normalização no ensino.
O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade assistencial.
A conceituação da Educação Especial como instrumento de integração social.
O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade de ensino.
As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou
a Declaração de Salamanca.
o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes.
o ano internacional das Pessoas Deficientes.
a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No início da década de 1970, passou a ter destaque o Movimento de Integração Social que objetivava a inserção da pessoa com deficiência na sociedade. A partir de então, surgiram os princípios de
normalização, individualização e integração.
normalização, individualização e inclusão.
integração, inclusão e normalização.
integração, individualização e inclusão.
Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo
pessoa portadora de necessidades especiais.
pessoa com deficiência.
pessoa portadora de deficiência.
pessoa com necessidades educacionais especiais.
Os alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor
indicar mais leituras, propondo a realização de muitos exercícios de fixação.
explicar os conteúdos superficialmente para estimular a curiosidade desses alunos.
incentivar que esses alunos expliquem os conteúdos para seus colegas de classe.
propor atividades de estudos de observação, descrição sistemática e experimentos de laboratório.
Para ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações,
utilizar somente a LIBRAS para poder se comunicar com esse aluno.
utilizar recursos visuais alternativos para que não haja prejuízo na aprendizagem.
enfatizar com expressões faciais para que o aluno surdo perceba o que o professor quer passar.
transcrever para a lousa, de forma detalhada, toda a sua explicação.
Um professor está ensinando formas geométricas básicas para uma turma de ensino fundamental, na qual há um aluno cego. Assinale a alternativa que apresenta a melhor estratégia para que esse aluno possa abstrair os conceitos.
Descrever minuciosamente cada uma das formas geométricas estudadas, perguntando se o aluno entendeu.
Realizar gestos que imitem cada uma das formas geométricas estudadas.
Oferecer objetos para serem manipulados pelo aluno e que representem concretamente cada uma das formas geométricas estudadas.
Pedir para outro aluno ficar junto ao colega cego para ajudá-lo a interpretar as explicações conceituais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...