Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
Ao conceber a avaliação como o ato de aplicar prova, isolada de outros contextos, o professor confere a ela caráter qualitativo e a função de controle da aprendizagem.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A avaliação da aprendizagem será mais eficaz se for integrada aos objetivos de ensino, formando um par dialético, observada a função social da instituição delineada em seu projeto político-pedagógico.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
Historicamente o conceito de avaliação está ligado à comparação, sendo a prática de comparar para classificar reflexo dos privilégios instituídos pela desigualdade social.
O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.
O planejamento em educação abrange os níveis educacional, curricular e de ensino. O PNE insere-se no nível educacional, por abranger o sistema de ensino, prevendo os rumos da educação na perspectiva do desenvolvimento tanto da sociedade quanto do indivíduo.
O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.
O principal objetivo do planejamento de ensino é garantir o cumprimento dos conteúdos estabelecidos na grade curricular.
O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.
Os interesses, desejos, ideologias e propostas dos educadores influenciam o planejamento de ensino, uma vez que as visões de mundo e de sociedade desses profissionais se consolidam no ato de planejar os objetivos e metas de ensino.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
Entre as finalidades do projeto político-pedagógico inclui-se a promoção da gestão escolar pautada no trabalho coletivo, de forma que se eliminem as práticas autoritárias e competitivas no interior da instituição.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
Por ser instrumento norteador do trabalho a ser desenvolvido pela instituição escolar, o projeto político-pedagógico deve conter análises da realidade institucional que abranjam sua historicidade bem como os contextos sociais, culturais, econômicos e geográficos, além do perfil da comunidade local e da organização interna da escola e da sala de aula.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
São funções do projeto político-pedagógico: diagnóstico e análise da realidade, definição de objetivos e eixos norteadores, determinação de atividades e responsabilidades a serem assumidas, além da avaliação dos processos e resultados previstos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
Para a elaboração de um projeto político-pedagógico que se torne instituinte, ou seja, que proponha mudanças na instituição escolar, deve-se considerar o instituído, o que já existe na cultura organizacional da escola: a sua história, os seus currículos, os seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida.
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