Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta.
Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho.
A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia.
A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.
A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão.
A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada
cognitivismo.
empirismo.
inatismo.
behaviorismo.
interacionismo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
progressista libertadora
liberal renovadora não diretiva
liberal tecnicista
progressista libertária
liberal renovadora progressiva
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à concepção emancipadora de projeto político pedagógico (PPP), assinale a opção correta.
A formação continuada dos profissionais da escola comprometida com a construção do PPP deve limitar-se ao aprofundamento de saberes ou conteúdos curriculares, evitando a abordagem de temas que não interfiram diretamente na aprendizagem formal.
O PPP auxilia a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, reforçando os efeitos da divisão do trabalho e da hierarquização dos poderes de decisão.
O PPP está direta e exclusivamente relacionado com a organização do trabalho pedagógico da escola no nível da sala de aula, tendo como referência básica o currículo e os planos de aula.
O PPP visa à qualidade em todo o processo vivido no ambiente escolar, considerando a escola como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete, no seu interior, as determinações e contradições dessa sociedade.
A qualidade que se busca com a construção do PPP implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política, sendo essa última sempre subordinada à primeira.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O Diário de Classe é o documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Compete à Secretaria Escolar, em relação ao Diário de Classe,
mantê-lo atualizado e organizado.
registrar a frequência e as notas dos alunos.
registrar o conteúdo programático e as aulas dadas.
acrescentar o nome dos alunos matriculados no decorrer do ano letivo.
registrar as reposições de aulas no campo das observações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Escrituração Escolar é o registro sistemático dos fatos e dados com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da
identidade religiosa e origem dos alunos.
autenticidade da vida escolar e o funcionamento da escola.
regularidade das atividades culturais da comunidade local.
identidade social da equipe gestora e docente.
regularidade do transporte público que serve a comunidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Ata de Resultados Finais é o documento que registra o resultado final de todos os alunos matriculados no decorrer do ano letivo e deve conter, dentre outras informações,
composição e assinatura dos membros do conselho de classe/série.
lista de disciplinas que o aluno cursará no próximo ano letivo.
frequência parcial e final do estudante.
assinatura do professor e coordenador pedagógico.
rol de disciplinas e carga horária do ano cursado.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Secretaria Escolar é o setor componente da unidade educacional responsável pela documentação sistemática da vida da escola em seu conjunto. Seu papel é o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro, dentre outros:
da movimentação financeira da associação de pais e amigos da escola.
das atas de reuniões do grêmio estudantil.
das reuniões da associação de moradores, quando realizadas no espaço escolar.
das eleições, realizadas no âmbito escolar, dos representantes das associações de classe.
dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A educação básica, visando atender da melhor forma o processo de aprendizagem dos estudantes, poderá organizar- se em
séries anuais, períodos semestrais e ciclos.
gênero, grupos não seriados, grupos de estudos.
nível socioeconômico, gênero e períodos semestrais.
nível socioeconômico, grupos de estudos, séries anuais.
períodos semestrais, séries anuais, gênero.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No Sistema Educacional Brasileiro, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. Compete à União prestar _______________ e _______________ aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a afirmação.apoio informação
assistência técnica financeira
assessoria orientação
consultoria técnica profissional
assessoria técnica logística
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...