Questões de Pedagogia do ano 2013

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recurso didático é

  • A.

    uma ferramenta utilizada nos processos de avaliação institucional com o objetivo de transmitir aos professores o desempenho global dos alunos.

  • B.

    qualquer material essencial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, como a estrutura física da escola.

  • C.

    todo material utilizado como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo professor a seus alunos.

  • D.

    a capacidade intrínseca do estudante em resolver problemas de forma inovadora e criativa.

  • E.

    o montante em dinheiro destinado ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.

É objetivo dos processos de avaliação

  • A.

    gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas, junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.

  • B.

    julgar como os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do professor foram cumpridos.

  • C.

    classificar os alunos a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.

  • D.

    gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.

  • E.

    gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os alunos para o ingresso nas instituições de ensino superior.

Com relação à utilização e aplicação de recursos didáticos no ensino de biologia, assinale a opção correta.

  • A.

    O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.

  • B.

    O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.

  • C.

    O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.

  • D.

    O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.

  • E.

    Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.

Com relação às características e às propriedades relativas à didática e à formação dos professores, assinale a opção correta.

  • A.

    A relação entre o professor, o aluno e o ensino de conceitos científicos constitui uma tríade na qual convergem apenas estudos teóricos de diferentes domínios do conhecimento.

  • B.

    Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor.

  • C.

    A formação do professor de biologia é complexa e envolve inúmeras disciplinas que, pela especificidade de cada uma delas, não devem se complementar.

  • D.

    Um dos princípios gerais da didática é o foco em conteúdos e atividades de ensino que tenham sentido essencialmente pedagógicos.

  • E.

    Uma formação global e integral de professores de biologia requer especialização do professor em determinada disciplina do curso.

Com relação às estratégias e às metodologias utilizadas no ensino de biologia, assinale a opção correta.

  • A.

    A utilização de jogos como instrumento pedagógico deve ser restrita ao uso de jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos estão predeterminados.

  • B.

    Os jogos, apesar de favorecerem o desenvolvimento espontâneo e criativo, têm o inconveniente de estimular a competição e reforçar as diferenças e as limitações individuais.

  • C.

    O jogo não deve ser o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, sendo empregada, portanto, a ação lúdica para a compreensão de informações.

  • D.

    As aulas práticas devem ser utilizadas para confirmar os fenômenos ensinados nas aulas teóricas, ou seja, são uma aula teórica dada de outra maneira.

  • E.

    Se a escola não dispõe de laboratório, é impossível realizar atividades relacionadas às experimentações. Nessa situação, o professor deve utilizar exemplos de experiências clássicas já realizadas e discuti-las nas aulas teóricas.

A respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A.

    No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais.

  • B.

    As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais.

  • C.

    Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva — que tem a mídia como processo mediador da educação — que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia.

  • D.

    O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais.

  • E.

    No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas.

O método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais,

  • A.

    ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.

  • B.

    oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.

  • C.

    oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.

  • D.

    estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.

  • E.

    postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.

Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes.

  • A.

    As concepções dos alunos refletem questões atuais e são fortemente influenciadas pela mídia, o que não significa que essa concepções estejam fundamentadas em conhecimento científico consistente.

  • B.

    As concepções dos estudantes não são influenciadas pela mídia, que se abstém da divulgação de assuntos científicos no Brasil.

  • C.

    A divulgação científica realizada na mídia nacional dirige-se a setores especializados, sendo de difícil compreensão para a maioria dos estudantes.

  • D.

    O ensino de ciências no Brasil é fundamentado em fatos divulgados pela mídia, veículo que traduz informação científica incontestável.

  • E.

    Em regra, os meios de divulgação, de qualquer tipo de mídia, disseminam informações obtidas com base em estrito rigor científico, o que contribui de forma decisiva para a formação da opinião dos estudantes.

Considerando que abordagens didáticas extraclasse devem ser incentivadas e implantadas pelo educador para o aprimoramento do ensino da biologia, assinale a opção que apresenta uma atividade extraclasse.

  • A.

    Clube de discussão: explanação e discussão, pelos alunos, de temas referentes à biologia.

  • B.

    Aulas de campo: exploração de ambientes e coleta de materiais biológico e mineral.

  • C.

    Aulas expositivas: apresentação pelo professor de conteúdo relativo ao meio ambiente que cause impacto na sociedade.

  • D.

    Análise de casos reais: exposição pelo professor de dilemas que permitam ao aluno refletir sobre questões éticas e morais adivindas do avanço da ciência.

  • E.

    Sala de ciências: utilização da sala de aula como espaço para estudo e desenvolvimento de pequenos projetos de investigação acerca de material biológico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...