Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.
Recurso didático é
uma ferramenta utilizada nos processos de avaliação institucional com o objetivo de transmitir aos professores o desempenho global dos alunos.
qualquer material essencial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, como a estrutura física da escola.
todo material utilizado como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo professor a seus alunos.
a capacidade intrínseca do estudante em resolver problemas de forma inovadora e criativa.
o montante em dinheiro destinado ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.
É objetivo dos processos de avaliação
gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas, junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.
julgar como os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do professor foram cumpridos.
classificar os alunos a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.
gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.
gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os alunos para o ingresso nas instituições de ensino superior.
Com relação à utilização e aplicação de recursos didáticos no ensino de biologia, assinale a opção correta.
O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.
O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.
O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.
O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.
Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.
Com relação às características e às propriedades relativas à didática e à formação dos professores, assinale a opção correta.
A relação entre o professor, o aluno e o ensino de conceitos científicos constitui uma tríade na qual convergem apenas estudos teóricos de diferentes domínios do conhecimento.
Didática é a articulação entre teoria e prática na formação do professor.
A formação do professor de biologia é complexa e envolve inúmeras disciplinas que, pela especificidade de cada uma delas, não devem se complementar.
Um dos princípios gerais da didática é o foco em conteúdos e atividades de ensino que tenham sentido essencialmente pedagógicos.
Uma formação global e integral de professores de biologia requer especialização do professor em determinada disciplina do curso.
Com relação às estratégias e às metodologias utilizadas no ensino de biologia, assinale a opção correta.
A utilização de jogos como instrumento pedagógico deve ser restrita ao uso de jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos estão predeterminados.
Os jogos, apesar de favorecerem o desenvolvimento espontâneo e criativo, têm o inconveniente de estimular a competição e reforçar as diferenças e as limitações individuais.
O jogo não deve ser o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, sendo empregada, portanto, a ação lúdica para a compreensão de informações.
As aulas práticas devem ser utilizadas para confirmar os fenômenos ensinados nas aulas teóricas, ou seja, são uma aula teórica dada de outra maneira.
Se a escola não dispõe de laboratório, é impossível realizar atividades relacionadas às experimentações. Nessa situação, o professor deve utilizar exemplos de experiências clássicas já realizadas e discuti-las nas aulas teóricas.
A respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta.
No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais.
As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais.
Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva que tem a mídia como processo mediador da educação que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia.
O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais.
No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas.
O método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais,
ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.
oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.
oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.
estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.
postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes.
As concepções dos alunos refletem questões atuais e são fortemente influenciadas pela mídia, o que não significa que essa concepções estejam fundamentadas em conhecimento científico consistente.
As concepções dos estudantes não são influenciadas pela mídia, que se abstém da divulgação de assuntos científicos no Brasil.
A divulgação científica realizada na mídia nacional dirige-se a setores especializados, sendo de difícil compreensão para a maioria dos estudantes.
O ensino de ciências no Brasil é fundamentado em fatos divulgados pela mídia, veículo que traduz informação científica incontestável.
Em regra, os meios de divulgação, de qualquer tipo de mídia, disseminam informações obtidas com base em estrito rigor científico, o que contribui de forma decisiva para a formação da opinião dos estudantes.
Considerando que abordagens didáticas extraclasse devem ser incentivadas e implantadas pelo educador para o aprimoramento do ensino da biologia, assinale a opção que apresenta uma atividade extraclasse.
Clube de discussão: explanação e discussão, pelos alunos, de temas referentes à biologia.
Aulas de campo: exploração de ambientes e coleta de materiais biológico e mineral.
Aulas expositivas: apresentação pelo professor de conteúdo relativo ao meio ambiente que cause impacto na sociedade.
Análise de casos reais: exposição pelo professor de dilemas que permitam ao aluno refletir sobre questões éticas e morais adivindas do avanço da ciência.
Sala de ciências: utilização da sala de aula como espaço para estudo e desenvolvimento de pequenos projetos de investigação acerca de material biológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...