Questões de Pedagogia do ano 2013

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A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:

  • A.

    A utilização progressiva da autonomia.

  • B.

    A autoridade total do professor.

  • C.

    Maior permissividade em relação às crianças.

  • D.

    O desenvolvimento do raciocínio lógico.

  • E.

    A restrição do espaço da criança.

Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:

A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, “jovens ou velhos”, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas a 2ª parte.

  • B.

    Apenas a 3ª parte.

  • C.

    Apenas a 1ª e a 2ª parte.

  • D.

    Apenas a 1ª e a 3ª parte.

  • E.

    Todas as partes.

Conforme Aranha, a educação grega estava centrada

  • A.

    na formação integral – corpo e espírito.

  • B.

    na formação intelectual.

  • C.

    no estudo da astronomia e astrologia.

  • D.

    na educação musical.

  • E.

    no trabalho doméstico.

Segundo Ariès, a partir do século XVII, o apego à infância e à sua particularidade se exprimia mais através

  • A.

    da distração e da brincadeira.

  • B.

    do interesse psicológico e da preocupação moral.

  • C.

    dos trajes usados pelas crianças.

  • D.

    dos jogos sazonais.

  • E. do cuidado com a aparência física.

Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação:

I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.

II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.

III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.

IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

A pesquisa sobre o perfil dos professores brasileiros analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional. Os resultados desse estudo demonstram, de um modo geral, que:

I. Os professores das escolas públicas estão em condições econômicas e sociais superiores aos das escolas privadas.

II. Os professores brasileiros têm dificuldades de acesso à tecnologia e à cultura, sendo que a profissão de professor continua sendo predominantemente exercida por mulheres.

III. O aumento das desigualdades regionais tem ocasionado menos diferenças entre professores de escolas privadas e públicas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Tiba faz um alerta aos pais e filhos, professores e alunos, parentes, amigos e colegas para que aceitem o desafio de enfrentar as drogas. Sobre as drogas, o autor afirma o seguinte:

I. Alguns pais acreditam que não se deve impor limites às crianças, que têm direito a tudo; essa pseudodemocracia esconde a dificuldade de dizer não.

II. O maior responsável pela violência e pelas brigas em festas é o álcool.

III. As drogas são prazerosas, mas depois o seu uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela sua falta.

IV. O desejo pelo crack acaba com todos os valores morais e éticos; é comum o usuário de crack estar envolvido em outros crimes além do uso da droga.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas III e IV.

  • D.

    Apenas I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

É preciso pensar constantemente o que se está planejando e para quê e para quem serão direcionadas as ações. Ao observar uma aula sobre textos com a utilização de tiras, o Supervisor verificou a existência de itens do planejamento descritos na obra de Dallazen e Xavier. Analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas.

( ) Temática: Textos com tiras.

( ) Objetivo: Produzir textos críticos e reflexivos sobre um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.

( ) Justificativa: Solicitar aos alunos que comparem as tirinhas de jornais com as Histórias em Quadrinhos dos gibis.

( ) Estratégia: Organizar os alunos em grupos e solicitar que apresentem uns aos outros os textos na forma de tirinhas.

( ) Recursos: Tirinhas de jornais, gibis, caderno, lápis grafite e coloridos.

( ) Avaliação: Elaboração de tirinhas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C – C – C – C.

  • B.

    C – C – E – E – C – C.

  • C.

    E – C – C – E – C – C.

  • D.

    C – C – E – C – C – E.

  • E. E – E – E – E – E – E.

Pensar a prática cotidiana da escola requer um profundo envolvimento e comprometimento com a melhoria dos processos de ensinar e aprender. Nesse sentido, a Ação Supervisora pode se configurar como tradicional ou renovada. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características da Ação Supervisora Tradicional e da Ação Supervisora Renovada, conforme Silva Jr et al.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    2 – 2 – 1 – 1 – 1.

  • B.

    2 – 1 – 2 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 2 – 1 – 2 – 1.

  • D.

    1 – 1 – 2 – 1 – 2.

  • E.

    1 – 1 – 1 – 2 – 2.

Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:

  • A.

    O Supervisor é um profissional que auxilia os alunos a tomar consciência de seus valores e dificuldades.

  • B.

    O Supervisor preocupa-se com métodos, técnicas e conteúdos mais do que com o sentido do processo educativo.

  • C.

    O papel do Supervisor Escolar se constitui na somatória de esforços e ações com o sentido de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Embora assumindo uma ação voltada ao professor, nem sempre a ação do Supervisor Escolar preocupa-se com a melhoria do seu desempenho.

  • E.

    O Supervisor Escolar deve prestar uma assistência sistemática ao professor.

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