Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A organização da sala, das estantes, dos armários e dos cantinhos deve possibilitar:
A utilização progressiva da autonomia.
A autoridade total do professor.
Maior permissividade em relação às crianças.
O desenvolvimento do raciocínio lógico.
A restrição do espaço da criança.
Conforme Ariès, analisar as sentenças abaixo:
A escola medieval não era destinada às crianças, era uma espécie de escola técnica destinada à instrução dos clérigos, jovens ou velhos, ela acolhia da mesma forma e indiferentemente as crianças, os jovens e os adultos precoces ou atrasados ao pé das cátedras magisteriais (1ª parte). O relaxamento da antiga disciplina escolar (ligada aos castigos e punições físicas) correspondeu a uma nova orientação do sentimento de infância não reconhecendo mais a necessidade de humilhação, tratava-se agora de despertar na criança a responsabilidade do adulto, o sentido de sua dignidade (2ª parte). A escolarização das meninas, no século XVI, envolvia além da aprendizagem doméstica, instrução religiosa e as aulas de etiqueta, o ensino da leitura e da escrita (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas a 2ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª parte.
Apenas a 1ª e a 3ª parte.
Todas as partes.
Conforme Aranha, a educação grega estava centrada
na formação integral corpo e espírito.
na formação intelectual.
no estudo da astronomia e astrologia.
na educação musical.
no trabalho doméstico.
Segundo Ariès, a partir do século XVII, o apego à infância e à sua particularidade se exprimia mais através
da distração e da brincadeira.
do interesse psicológico e da preocupação moral.
dos trajes usados pelas crianças.
dos jogos sazonais.
Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação:
I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.
II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.
III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.
IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
A pesquisa sobre o perfil dos professores brasileiros analisa características sociais, econômicas e profissionais dos docentes. Reúne, também, suas percepções e opiniões a respeito de questões de âmbito social, político e educacional. Os resultados desse estudo demonstram, de um modo geral, que:
I. Os professores das escolas públicas estão em condições econômicas e sociais superiores aos das escolas privadas.
II. Os professores brasileiros têm dificuldades de acesso à tecnologia e à cultura, sendo que a profissão de professor continua sendo predominantemente exercida por mulheres.
III. O aumento das desigualdades regionais tem ocasionado menos diferenças entre professores de escolas privadas e públicas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Tiba faz um alerta aos pais e filhos, professores e alunos, parentes, amigos e colegas para que aceitem o desafio de enfrentar as drogas. Sobre as drogas, o autor afirma o seguinte:
I. Alguns pais acreditam que não se deve impor limites às crianças, que têm direito a tudo; essa pseudodemocracia esconde a dificuldade de dizer não.
II. O maior responsável pela violência e pelas brigas em festas é o álcool.
III. As drogas são prazerosas, mas depois o seu uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela sua falta.
IV. O desejo pelo crack acaba com todos os valores morais e éticos; é comum o usuário de crack estar envolvido em outros crimes além do uso da droga.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
É preciso pensar constantemente o que se está planejando e para quê e para quem serão direcionadas as ações. Ao observar uma aula sobre textos com a utilização de tiras, o Supervisor verificou a existência de itens do planejamento descritos na obra de Dallazen e Xavier. Analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas.
( ) Temática: Textos com tiras.
( ) Objetivo: Produzir textos críticos e reflexivos sobre um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.
( ) Justificativa: Solicitar aos alunos que comparem as tirinhas de jornais com as Histórias em Quadrinhos dos gibis.
( ) Estratégia: Organizar os alunos em grupos e solicitar que apresentem uns aos outros os textos na forma de tirinhas.
( ) Recursos: Tirinhas de jornais, gibis, caderno, lápis grafite e coloridos.
( ) Avaliação: Elaboração de tirinhas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C C C C C.
C C E E C C.
E C C E C C.
C C E C C E.
Pensar a prática cotidiana da escola requer um profundo envolvimento e comprometimento com a melhoria dos processos de ensinar e aprender. Nesse sentido, a Ação Supervisora pode se configurar como tradicional ou renovada. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características da Ação Supervisora Tradicional e da Ação Supervisora Renovada, conforme Silva Jr et al.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 2 1 1 1.
2 1 2 2 1.
1 2 1 2 1.
1 1 2 1 2.
1 1 1 2 2.
Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:
O Supervisor é um profissional que auxilia os alunos a tomar consciência de seus valores e dificuldades.
O Supervisor preocupa-se com métodos, técnicas e conteúdos mais do que com o sentido do processo educativo.
O papel do Supervisor Escolar se constitui na somatória de esforços e ações com o sentido de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Embora assumindo uma ação voltada ao professor, nem sempre a ação do Supervisor Escolar preocupa-se com a melhoria do seu desempenho.
O Supervisor Escolar deve prestar uma assistência sistemática ao professor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...