Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a
transmissão de conhecimentos socialmente produzidos pelos homens.
atenção prioritária à escrita, como fonte de emancipação dos educandos.
preparação de crianças para a revolução tecnológica na sociedade da informação.
disseminação de valores que possibilitem o desenvolvimento moral das crianças.
elaboração de métodos de instrução que facilitem a memorização de conteúdos.
Relacione os pensadores listados na Coluna A com suas respectivas ideias contidas na Coluna B.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 3 4 5 1.
5 4 1 2 3.
1 2 3 5 4.
3 4 5 1 2.
4 5 2 3 1.
De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:
Conteúdo, currículo, disciplina e método.
Objetivo, planejamento, método e avaliação.
Estratégia, ensino, aprendizagem e avaliação.
Disciplina, planejamento, currículo e método.
Objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação.
Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:
Garantir a toda criança o pleno desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores correspondentes ao exercício dessas funções.
Adaptar as crianças ao convívio em sociedade a fim de evitar conflitos entre as classes sociais.
Oportunizar a promoção automática de todas as crianças, pois o fracasso é inibidor e destruidor do ânimo e do entusiasmo.
Facilitar a todas as crianças a autoeducação como um processo espontâneo, informal e livre de obstáculos materiais.
Desenvolver nas crianças o espírito empreendedor que as possibilite competir individualmente em uma sociedade capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica do Método Paulo Freire:
Professor como centro do processo ensinoaprendizagem.
Adequação do processo educativo às características do meio.
Currículo organizado a partir de conteúdos clássicos e universais.
Aluno visto como objeto da aprendizagem.
Transmissão de conteúdos através do modelo expositivo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.
O levantamento de necessidades de treinamento constitui uma responsabilidade de linha e uma função de estafe, cabendo ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela falta de treinamento.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.
A identificação e o treinamento de recursos humanos foram sendo inseridos nas organizações ao longo do tempo. Um exemplo disso é a diferença entre os antigos departamentos de pessoal e os departamentos de recursos humanos. Enquanto o primeiro se preocupava em contratar, administrar e demitir pessoas, o segundo passou a programar atividades de treinamento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.
No sistema de treinamento, as entradas de manutenção incluem, além dos recursos financeiros e do orçamento, a alocação do estafe.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.
A análise organizacional compreende os objetivos organizacionais e a filosofia de treinamento de uma empresa, sem, contudo, fazer considerações do macroambiente socioeconômico.
ulgue os itens de 107 a 111, relativos a organização, concepção e diferentes fases de implementação dos projetos educacionais.
O ciclo de vida de um projeto em EaD é constituído basicamente por cinco fases, entre as quais estão as fases de controle e de fechamento. Na primeira, são tomadas medidas para garantir o alcance dos objetivos iniciais do projeto, ao passo que, na segunda, além do desligamento gradual da equipe do projeto, são efetuadas análises e avaliações do processo para, enfim, proceder-se à elaboração de relatório final.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...