Questões de Pedagogia do ano 2013

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a

  • A.

    transmissão de conhecimentos socialmente produzidos pelos homens.

  • B.

    atenção prioritária à escrita, como fonte de emancipação dos educandos.

  • C.

    preparação de crianças para a revolução tecnológica na sociedade da informação.

  • D.

    disseminação de valores que possibilitem o desenvolvimento moral das crianças.

  • E.

    elaboração de métodos de instrução que facilitem a memorização de conteúdos.

Relacione os pensadores listados na Coluna A com suas respectivas ideias contidas na Coluna B.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1.

  • B.

    5 – 4 – 1 – 2 – 3.

  • C.

    1 – 2 – 3 – 5 – 4.

  • D.

    3 – 4 – 5 – 1 – 2.

  • E.

    4 – 5 – 2 – 3 – 1.

De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:

  • A.

    Conteúdo, currículo, disciplina e método.

  • B.

    Objetivo, planejamento, método e avaliação.

  • C.

    Estratégia, ensino, aprendizagem e avaliação.

  • D.

    Disciplina, planejamento, currículo e método.

  • E.

    Objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação.

Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:

  • A.

    Garantir a toda criança o pleno desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores correspondentes ao exercício dessas funções.

  • B.

    Adaptar as crianças ao convívio em sociedade a fim de evitar conflitos entre as classes sociais.

  • C.

    Oportunizar a promoção automática de todas as crianças, pois o fracasso é inibidor e destruidor do ânimo e do entusiasmo.

  • D.

    Facilitar a todas as crianças a autoeducação como um processo espontâneo, informal e livre de obstáculos materiais.

  • E.

    Desenvolver nas crianças o espírito empreendedor que as possibilite competir individualmente em uma sociedade capitalista.

Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica do Método Paulo Freire:

  • A.

    Professor como centro do processo ensinoaprendizagem.

  • B.

    Adequação do processo educativo às características do meio.

  • C.

    Currículo organizado a partir de conteúdos clássicos e universais.

  • D.

    Aluno visto como objeto da aprendizagem.

  • E.

    Transmissão de conteúdos através do modelo expositivo.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.

O levantamento de necessidades de treinamento constitui uma responsabilidade de linha e uma função de estafe, cabendo ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela falta de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.

A identificação e o treinamento de recursos humanos foram sendo inseridos nas organizações ao longo do tempo. Um exemplo disso é a diferença entre os antigos departamentos de pessoal e os departamentos de recursos humanos. Enquanto o primeiro se preocupava em contratar, administrar e demitir pessoas, o segundo passou a programar atividades de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.

No sistema de treinamento, as entradas de manutenção incluem, além dos recursos financeiros e do orçamento, a alocação do estafe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.

A análise organizacional compreende os objetivos organizacionais e a filosofia de treinamento de uma empresa, sem, contudo, fazer considerações do macroambiente socioeconômico.

  • C. Certo
  • E. Errado

ulgue os itens de 107 a 111, relativos a organização, concepção e diferentes fases de implementação dos projetos educacionais.

O ciclo de vida de um projeto em EaD é constituído basicamente por cinco fases, entre as quais estão as fases de controle e de fechamento. Na primeira, são tomadas medidas para garantir o alcance dos objetivos iniciais do projeto, ao passo que, na segunda, além do desligamento gradual da equipe do projeto, são efetuadas análises e avaliações do processo para, enfim, proceder-se à elaboração de relatório final.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...