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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue os itens a seguir.
A criança, consoante a teoria de Montessori, é educadora de sua própria personalidade, sendo o educador formal um participante secundário da autoformação infantil.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue os itens a seguir.
As ideias de Piaget vão ao encontro da sistemática adotada pela escola tradicional, que incentiva precipuamente a formação de inteligências inventivas e críticas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:
A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.
O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.
Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.
A organização dos conteúdos em relação a projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas ou para a produção de algo específico. Assim, considerando a ação pedagógica e o trabalho com projetos, analise.
I. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados de acordo com uma ou mais questões.
II. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto, buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão.
III. O professor deve planejar uma série de atividades organizadas e direcionadas para a meta pré-estabelecida, de forma que, ao realizá-la, os alunos tomem, coletivamente, decisões sobre o desenvolvimento do trabalho.
IV. A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço que se dispõe.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
Embora as escolas do mundo estejam cada vez mais semelhantes entre si a cultura da escola inúmeros são os fatores (internos e externos à escola) que determinam diferenças curriculares significativas, em que pese o fato de que os fatores externos, que impedem o cumprimento de currículos oficiais, não sejam de competência da escola. Os fatores internos podem ser minimizados através de negociações coletivas que se expressam na
elaboração do regimento escolar.
organização do organograma da escola.
construção de um projeto político-pedagógico.
definição das disciplinas que irão compor o currículo.
A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A ABS tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema único de Saúde, e o psicólogo é um dos profissionais que, inserido neste contexto, contribui para o atendimento dessa população. Considere as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F) com relação ao trabalho do psicólogo na ABS:
( ) A prática psicológica no contexto da atenção primária à saúde deve ocorrer por meio da transposição do modelo clínico tradicional de atuação profissional. ( ) A atuação do psicólogo precisa ser pensada de forma a abranger os problemas de saúde mental de maior frequência e relevância naquele território. ( ) O psicólogo deve possibilitar escuta ampliada de necessidades e buscar estruturar planos terapêuticos individuais e coletivos atrelados aos diversos níveis de atenção do sistema de saúde. ( ) A territorialização e planejamento local de saúde podem ser realizados pelo psicólogo juntamente com os demais profissionais da saúde da família, para reconhecer o contexto geográfico, ecológico, socioeconômico, entrar em contato com as necessidades e potenciais de saúde da comunidade e estruturar plano de ação.V; V; f; f.
V; V; V; V.
V; f; V; f.
f; f; V; V.
Sobre a elaboração de prova escrita dissertativa, Libâneo (1994) chama a atenção para os seguintes aspectos:
I. Cada questão deve ser elaborada com clareza, mencionando uma habilidade mental que se deseja que o aluno demonstre.
II. Deve restringir-se a pedir que o aluno repita somente o que foi ensinado e o que consta no livro didático.
III. O objetivo da prova deve ser verificar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos na assimilação dos conteúdos.
Quais estão corretos?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Rousseau, Pestalozzi, Froebel e Herbart foram os precursores dos métodos
ativos.
verbalistas.
diretivos.
programados.
intuitivos.
A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação de objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. (Beauchamp,2007)
Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação
verbalista.
formativa.
interativa.
reflexiva.
descritiva.
Atualmente, a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Envolve dominantemente atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Trata-se do chamado currículo
subliminar.
ideológico.
político.
atitudinal.
oculto.
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