Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as características da aprendizagem escolar a seguir colocadas.
( ) Espontânea.
( ) Sistemática.
( ) Intencional.
( ) Informal.
( ) Inteligível.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F F V V F.
F V V F V.
V V F F V.
V F V F F.
F V F F V.
Atualmente, que termo é empregado para designar os procedimentos e recursos didáticos a serem utilizados para atingir os objetivos desejados e previstos?
Estratégia de ensino.
Gestão de aprendizagem.
Planejamento estratégico.
Plano didático.
Orientação pedagógica.
São características dos centros de interesse elaborados por Ovide Decroly, EXCETO:
Constitui um método globalizador e interdisciplinar.
Parte dos interesses dos educandos.
O professor é o principal elemento afetivo para a aquisição de conhecimento.
A atividade interessada é o meio e não o fim do trabalho escolar.
O conhecimento não se apresenta separado por disciplinas estanques.
Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:
I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.
II. Consciência de uma missão de serviço social.
III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.
IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Para Paulo Freire (1997), não há docência sem discência. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige
assimilação da realidade.
solidez de conteúdos.
formação acadêmica.
reflexão crítica sobre a prática.
método científico.
Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:
I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.
II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.
III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.
IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e III.
O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro. (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:
I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.
II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.
III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos. (Haydt:2006)
A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:
Estudo dirigido.
Estudo de casos.
Método Montessori.
Movimento Freinet.
Método das unidades didáticas.
Analisando o papel do professor na sociedade da aprendizagem, Alarcão (2010) afirma que:
O professor não pode se eximir de ser o foco irradiador de todo processo de ensino e aprendizagem.
O professor é uma dentre tantas fontes de informações que os alunos encontram a sua disposição.
O professor é o responsável, exclusivamente pela estruturação do ensino.
O professor é o centralizador dos procedimentos necessários à acumulação de saberes por parte dos alunos.
O professor é o objeto pedagógico privilegiado de apoio na construção do conhecimento.
É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (Libâneo,1994)
O trecho acima descreve
a Gestão educacional.
o Planejamento escolar.
a Aprendizagem escolar.
a Metodologia didática.
a Didática de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...