Questões de Pedagogia do ano 2013

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as características da aprendizagem escolar a seguir colocadas.

( ) Espontânea.

( ) Sistemática.

( ) Intencional.

 ( ) Informal.

( ) Inteligível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – V – V – F.

  • B.

    F – V – V – F – V.

  • C.

    V– V – F – F – V.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    F – V – F – F – V.

Atualmente, que termo é empregado para designar os procedimentos e recursos didáticos a serem utilizados para atingir os objetivos desejados e previstos?

  • A.

    Estratégia de ensino.

  • B.

    Gestão de aprendizagem.

  • C.

    Planejamento estratégico.

  • D.

    Plano didático.

  • E.

    Orientação pedagógica.

São características dos centros de interesse elaborados por Ovide Decroly, EXCETO:

  • A.

    Constitui um método globalizador e interdisciplinar.

  • B.

    Parte dos interesses dos educandos.

  • C.

    O professor é o principal elemento afetivo para a aquisição de conhecimento.

  • D.

    A atividade interessada é o meio e não o fim do trabalho escolar.

  • E.

    O conhecimento não se apresenta separado por disciplinas estanques.

Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:

I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.

II. Consciência de uma missão de serviço social.

III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.

IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I, II e III.

  • B.

    Apenas I, II e IV.

  • C.

    Apenas I, III e IV.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Para Paulo Freire (1997), “não há docência sem discência”. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige

  • A.

    assimilação da realidade.

  • B.

    solidez de conteúdos.

  • C.

    formação acadêmica.

  • D.

    reflexão crítica sobre a prática.

  • E.

    método científico.

Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:

I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.

II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.

III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.

IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I, II e III.

  • E. I, II, III e IV.

“O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro.” (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:

I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.

II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.

III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

“Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos.” (Haydt:2006)

A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:

  • A.

    Estudo dirigido.

  • B.

    Estudo de casos.

  • C.

    Método Montessori.

  • D.

    Movimento Freinet.

  • E.

    Método das unidades didáticas.

Analisando o papel do professor na sociedade da aprendizagem, Alarcão (2010) afirma que:

  • A.

    O professor não pode se eximir de ser o foco irradiador de todo processo de ensino e aprendizagem.

  • B.

    O professor é uma dentre tantas fontes de informações que os alunos encontram a sua disposição.

  • C.

    O professor é o responsável, exclusivamente pela estruturação do ensino.

  • D.

    O professor é o centralizador dos procedimentos necessários à acumulação de saberes por parte dos alunos.

  • E.

    O professor é o objeto pedagógico privilegiado de apoio na construção do conhecimento.

“É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.” (Libâneo,1994)

O trecho acima descreve

  • A.

    a Gestão educacional.

  • B.

    o Planejamento escolar.

  • C.

    a Aprendizagem escolar.

  • D.

    a Metodologia didática.

  • E.

    a Didática de ensino.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...